Crónica Internacional
O obsoleto capitalismo
A talhe de foice
85 anos e agora
PCP
Com confiança, lutar pelo futuro!
Artigo de acesso livre
Passadas que estão as eleições autárquicas e a instalação dos órgãos, importa relembrar que pese embora as perdas (com impacto sobretudo no futuro próximo da vida das populações e dos trabalhadores) a CDU continua a ser uma importante força autárquica com centenas de eleitos nos diversos órgãos. Uma força com que os trabalhadores e o povo contarão para a luta de todos os dias em defesa dos direitos e pela melhoria da sua qualidade e condições de vida.
Actual
O «perigo» da direita e o seu contrário
Actual
(Des)Consideração
Actual
Gasolina? Só com chumbo... grosso!
CGTP-IN convoca para dia 20 manifestação nacional
Com lutas a crescer, em todos os sectores, e perante a urgência de dar respostas aos problemas dos trabalhadores e do País, o Conselho Nacional da CGTP-IN marcou uma manifestação nacional, para 20 de Novembro, em Lisboa, com o lema «Avançar é preciso! Aumento geral dos salários, 35 horas para todos, Erradicar a precariedade, Defender a contratação colectiva».
Dias de acção e luta
Jornada nacional de luta pelo direito à reforma e melhores condições de vida
O aumento de todas as pensões, dando especial atenção às mais baixas; o reforço orçamental do Serviço Nacional de Saúde (SNS); repor a idade legal de acesso às pensões de velhice e de reforma aos 65 anos de idade são três das muitas reivindicações avançadas na jornada nacional descentralizada promovida pela Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI e pela Inter-Reformados/CGTP-IN, que se realizou na passada sexta-feira, 22 de Outubro, sob o lema «Melhores pensões e condições de vida dignas para os idosos. Pelo direito dos trabalhadores à reforma e a uma pensão digna».
«Crise é não ter salário, habitação ou condições para criar os filhos»
O PCP nunca faltou na procura de respostas aos problemas do País, dos trabalhadores e do povo e é com esse objectivo que prossegue, com coerência e determinação, sublinhou Jerónimo de Sousa em Alcácer do Sal.
Nas ruas do Porto ao lado do povo
A Organização Regional do Porto do PCP promoveu, quinta-feira, 21, no centro da cidade do Porto, um desfile sob o lema «Força decisiva ao teu lado todos os dias», acção que conjuga com a intervenção concreta em defesa dos trabalhadores e do País.
Sessão evoca José Saramago
CDU defende nas autarquias respeito pela vontade popular
Em maioria e em minoria, os eleitos nas listas da CDU não abdicam de fazer valer a vontade dos eleitores nas urnas, quer na constituição dos órgãos quer na advertência para os acordos lesivos dos interesses populares.
Maternidade nos Covões é o melhor para Coimbra
Para que serve um jornal?
Luta na Administração Local intensifica-se e endurece
Sem respostas a nenhuma das suas reivindicações, os trabalhadores das autarquias «não irão resignar-se e a resposta só pode ser a intensificação e o endurecimento da luta», declarou o STAL/CGTP-IN.
Marcha em Lisboa exigiu acção célere do Governo
Os trabalhadores da Saint-Gobain Sekurit não aceitam a consumação do crime económico e social que seria o fecho da fábrica em Santa Iria de Azóia e têm uma alternativa ao plano da multinacional.
Trabalho não deve pagar pela falta de microchips
Perante a falta de microchips que está a afectar, principalmente, o sector automóvel e de material eléctrico, «é preciso salvaguardar os salários e os empregos, os horários de trabalho e o direito a férias», acentua a Fiequimetal.
Postais por salários melhores
Fenprof apela à greve
Presente e futuro para a Dielmar
Aprovadas propostas do PCP para alargar gratuitidade das creches
O Parlamento aprovou as propostas do PCP destinadas a garantir o acesso de todas as crianças à creche e a alargar a sua gratuitidade a todas as crianças. Medidas justas que reforçam direitos e respondem a necessidades das famílias.
Extinção do SEF é injustificada e comporta consequências negativas
A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada, dia 22, no Parlamento, pelas bancadas do PS e BE. O PCP, que votou contra o texto final acordado entre aqueles partidos, considera a opção «injustificada e precipitada».
Inquérito ao Novo banco põe a nu decisões políticas ruinosas
Rejeitadas melhorias no acesso do subsídio de desemprego
Organização revolucionária da juventude completa 42 anos de vida
Os 42 anos da JCP vão ser assinalados no dia 13 de Novembro com uma grande iniciativa de aniversário na cidade do Porto, enquadrada nas comemorações do Centenário do PCP.
Agricultores pagam mais para produzir com aumento brutal dos custos de produção
A direcção da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), reunida em Coimbra no dia 24 de Outubro, manifestou «grande preocupação» com o «enorme aumento» dos custos de produção, de transformação e comercialização.
Defender os princípios de paz, soberania e progresso inscritos na Carta das Nações Unidas
URAP debate afirmação da luta antifascista
PCP rejeita no PE orçamento da UE para 2022
Foi aprovada em Estrasburgo, no dia 20, a posição do Parlamento Europeu (PE) relativa ao orçamento da União Europeia (UE) para o ano de 2022. Os deputados do PCP rejeitaram a proposta, considerando-a insuficiente e marcada por condicionalidades e imposições.
Nada se sobrepõe à soberania nacional
A propósito do ataque à Constituição da República Portuguesa e aos direitos e soberania do povo português invocando «a crise do Estado de direito na Polónia», o PCP reafirma a sua posição relativamente ao alegado princípio do primado do direito da União Europeia sobre o direito interno de cada Estado.
Do prado ao prato: valorizar a produção nacional e garantir a soberania alimentar
Orçamento da UE para 2022: insuficiente e condicionado
Cuba denuncia provocação paga e apoiada pelos EUA
Mais uma provocação está a ser organizada contra Cuba, agora sob a forma de «marcha pacífica». É promovida por contra-revolucionários com ligações à CIA e a organizações financiadas por Washington e apoiada pelo governo norte-americano. O presidente Miguel Díaz-Canel garante que Cuba não cederá «ao desejo de restauração colonial».
PCdoB pela vida a democracia e o Brasil
O 15.º Congresso do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) elegeu um novo Comité Central, que reelegeu Luciana Santos como Presidente Nacional, e aprovou uma resolução política que realça a urgência de unir as forças progressistas e democráticas para derrotar Bolsonaro.
PCP condena golpe no Sudão
Thomas Sankara, um herói dos povos
«É nos momentos difíceis que se revelam os verdadeiros amigos»
Khai Hoan Le é director do gabinete em França do jornal do Partido Comunista do Vietname, Nhan Dan. Ao Avante!, falou dos desafios que a epidemia de COVID-19 colocou ao país, do modo como ela foi combatida desde o primeiro momento e do papel central que a solidariedade assume na resolução de problemas que são globais. E reafirmou o compromisso dos comunistas vietnamitas com o bem-estar do povo e o objectivo de construção do socialismo.
«A Colômbia vive uma situação difícil mas há possibilidades de mudanças»
Depois de uma greve nacional de mais de 60 dias – uma luta com muitas lutas – e a poucos meses de eleições, a situação na Colômbia é complexa. Mas «há também possibilidades de grandes mudanças, de a esquerda avançar». Quem o afirma é Jaime Cedano, do Partido Comunista Colombiano, em entrevista ao Avante!.