Sessão evoca José Saramago
O PCP apresenta no próximo sábado o programa de comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, numa sessão com início marcado para as 15h00, no Fórum Lisboa. Para além da intervenção do Secretário-geral, Jerónimo de Sousa, participam os actores e músicos Carmen Santos, João Grosso, Manuel Freire, Ricardo Dias e Marco Oliveira.
Em destaque, na sessão como no restante programa, estarão as diversas vertentes do escritor galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, expressas no lema das comemorações: Escritor universal, intelectual de Abril, militante comunista. Vertentes essas, aliás indissociáveis entre si, como demonstram a vida, a obra literária e a actividade política de José Saramago.
As palavras que proferiu no banquete realizado em sua honra a 10 de Dezembro de 1998, em Estocolmo, a propósito da atribuição do Prémio Nobel, são disto reveladoras: «Chega-se mais facilmente a Marte do que ao nosso próprio semelhante. Alguém não anda a cumprir o seu dever. Não andam a cumpri-lo os governos, porque não sabem, porque não podem, ou porque não querem. Ou porque não lho permitem aquelas que efectivamente governam o mundo, as empresas multinacionais e pluricontinentais (...)».
As comemorações prolongam-se até Dezembro de 2022.