PCP
Garantir a propriedade pública da água
Estão a avançar processos de agregação de sistemas de fornecimento de água em baixa em vários municípios de diversos distritos, que conduzirão a que as autarquias percam o controlo da gestão da água e da sua entrega aos munícipes, ao mesmo tempo que as populações perderão meios de controlo democrático sobre a política de água.
Actual
Foi você que pediu um Hospital Amadora Sintra?
Actual
Pés de barro
Actual
A «posição do país»
A talhe de foice
Mais vale
Crónica Internacional
Porquê agora a Venezuela?
No seu 88.º aniversário divulgar o Avante! e reforçar a CDU
INICIATIVA Amanhã, dia 15 de Fevereiro, comemora-se o 88.º aniversário do Avante!. Um diversificado conjunto de iniciativas das organizações do PCP acompanha as comemorações, que continuam até final do mês.
Novo rumo para a Madeira e o País com mais força ao PCP e à CDU
PROPOSTAS O PCP realizou, de 9 a 12 de Fevereiro, as Jornadas Legislativas da Madeira, promovidas pelo Grupo Parlamentar na Assembleia da República, em colaboração com a Direcção da Organização Regional da Madeira. Nestes quatro dias,tiveram lugar um amplo conjunto de contactos com a realidade regional, que incluíram visitas e encontros sobre áreas diversas, como o trabalho, a justiça, a segurança pública, a habitação e as acessibilidades.
Jornadas Legislativas dão voz à luta dos trabalhadores e das populações
AVANÇAR Também na Região Autónoma da Madeira, com o reforço da CDU será possível concretizar um novo rumo para acabar com a política de exploração e empobrecimento e construir uma alternativa de progresso e justiça social.
Habitação para todos e direitos laborais em debate
DIREITOS Nas jornadas legislativas realizadas na Madeira, os comunistas constataram que os direitos constitucionais ao trabalho digno e à habitação continuam a ser negados a muitos madeirenses.
Com a CDU, abrir caminhos de progresso e esperança
PORTIMÃO No Auditório Municipal não couberam todos os que, sábado, queriam ouvir Jerónimo de Sousa e João Ferreira falarem da situação política actual e das lutas eleitorais que se avizinham.
Para parar o crime nos CTT será tarde em 2020
URGENTE «Agora é o tempo de agir em defesa do serviço público e dos CTT», apelou João Ferreira, em Lisboa, no local onde a administração privada encerrou uma estação e um centro de distribuição.
João Ferreira em Bragança e Vila Real
Há que chamar de volta os que foram empurrados para fora do País
Jerónimo de Sousa em Penafiel com trabalhadores das pedreiras
AVANÇOS O Secretário-geral do PCP, acompanhado de dirigentes locais e regionais do Partido, esteve esta terça-feira, 12 de Fevereiro, em Penafiel, a contactar com trabalhadores das pedreiras.
Mentira, manipulação perseguição, insídia
ESCLARECIMENTO O PCP lamenta que «por opção, e seguramente por orientação, a TVI dê abrigo ao que de mais rasteiro se tem produzido e editado no percurso da comunicação social nacional».
PCP reitera justiça da luta dos professores
Jerónimo de Sousa em Aljustrel salienta valor da acção dos mineiros
CONQUISTA O alargamento do regime especial de acesso às pensões de invalidez e de velhice resultou da luta dos mineiros e da intervenção do PCP, nas condições criadas após as eleições de 2015.
PCP nas ruas do País a afirmar que «avançar é preciso»
AFIRMAÇÃO A jornada de afirmação do PCP que teve lugar na sexta-feira, 8, em todo o País levou a milhares de pessoas as propostas dos comunistas e seus aliados para Portugal e para a Europa e a convicção de que é possível ir mais longe na defesa, reposição e conquista de direitos.
Mais razão e forte mobilização para a greve de amanhã
LUTA «Estamos convencidos de que vai ser uma grande greve», disse Ana Avoila ao Avante!, pois «mantêm-se os objectivos, há uma grande unidade dos sindicatos e uma crescente mobilização dos trabalhadores».
Luta e negociação com resultados no sector dos transportes
SALÁRIOS Os trabalhadores, organizados nossindicatos da Fectrans/CGTP-IN, conseguiram acordos salariais na Carris e na Metro Transportes do Sul. A luta continua ou perspectiva-se noutras empresas.
Melhoria observada na economia não chega como devia ao trabalho
CGTP-IN Baixos salários, desprotecção social e precariedade persistem pese embora a evolução favorável da economia e dos rendimentos, alerta Intersindical Nacional.
Requisição não é solução
Unidade na Panasqueira
Professores intensificam luta
Luz Saúde viola Constituição
Cristina Tavares continua a precisar de solidariedade
Concentração hoje na refinaria de Sines
Valorização dos salários é um imperativo por razões de equidade social e económicas
REMUNERAÇÃO A evolução dos salários está aquém do que é «necessário e possível», pelo que é exigível a sua valorização, defende o PCP. O Governo é que parece não estar pelos ajustes.
Justiça na reforma às profissões muito penosas
Atrasos e bloqueios no combate à precariedade
Não à agressão à Venezuela
PS entrava regime especial de acesso a pensões para trabalhadores das pedreiras
REFORMA O PCP propôs um regime especial de acesso a pensões para os trabalhadores das pedreiras. A medida é de elementar justiça, face à especial penosidade a que aqueles estão sujeitos. O PS chumbou o diploma.
Eliminação de portagens inviabilizada pelo PS
Reorganização dos ciclos de ensino
Condições dignas para os enfermeiros
Nova lei da paridade em cargos políticos
Percurso do MJT retratado em livro
EVOCAÇÃO «MJT e a luta dos jovens trabalhadores – Fios de Memórias» é o título do livro lançado pela URAP no sábado, 9, na Voz do Operário, onde se recordou a acção da estrutura juvenil que existiu entre 1969 e 1975.
Solidariedade com a Venezuela no dia 22 em Lisboa
Acção para repor as SCUT na A23 e A25
Comissão eleitoral da Ucrânia recusa candidatura comunista
INCONSTITUCIONAL As autoridades da Ucrânia rejeitaram a candidatura de Petro Symonenko à presidência da República. Os comunistas ucranianos denunciaram na justiça a decisão inconstitucional.
Estudantes de Gestão ao Parlamento Europeu
Quanto custa a liberalização da PAC?
«Ajuda humanitária» dos EUA esconde agressão à Venezuela
CAMPANHA O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, denunciou a campanha mediática contra o seu país e as manobras dos EUA para justificar uma intervenção militar a pretexto de «crise humanitária».
União Africana debateu refugiados e deslocados
PRIORIDADES Desenvolver as infra-estruturas e acelerar a implementação da zona de comércio livre em África são prioridades do novo presidente da União Africana, Abdel Fattah al-Sissi.
Aumentam na Índia protestos populares
Democratas oferecem o muro a Trump
Sociedade
Melhores pensões, condições de vida dignas
TVisto
Na escuridão
Administração Interna
GNR militar, um anacronismo a que urge pôr fim
Séc. 7 a.C. – Lídios criam a moeda moderna
Cura do papilomavírus humano
Fantasporto continua vivo
Cremilda Gil deixou-nos aos 91 anos
Arquivo da Torre do Tombo ainda mais rico
Reuniões e iniciativas
Quarta-feira
OR do Porto do PCP exige que títulos intermodais na área metropolitana entrem em vigor sem aumentos de preço # CGTP-IN adverte que precariedade e baixos salários persistem apesar da melhoria da economia # Taxa de abandono escolar volta a diminuir em 2018, afirma INE # Comboio de ajuda humanitária não avança para campo de refugiados na fronteira sírio-jordana porque militares dos EUA colocam obstáculos.