Actual
O que faz falta
Actual
Alegados jornalistas…
Actual
Ovos de ouro e omeletes
PCP
Abril e Maio memória, luta e futuro
O 1.º de Maio de 1974 foi o grande momento, extraordinário pela sua dimensão, conteúdo e compromisso, que confirmou o 25 de Abril. As massas trabalhadoras e populares fizeram desaguar num mar de gente, nas fábricas e nas ruas, a luta que durante décadas combateu a ditadura fascista e a derrotou. Esse facto determinou o rumo da Revolução e do nosso País.
A talhe de foice
Armazenar
Crónica Internacional
Paz para a Coreia!
Um grande 1.º de Maio com a luta que resulta
AFIRMAÇÃO Determinante para a mudança da relação de forças no Parlamento, a luta dos trabalhadores continua a ser decisiva para defender, repor e conquistar direitos e condições de vida melhores.
Adesão em massa por Abril dá força a Maio
As comemorações do 44.º aniversário da Revolução do 25 de Abril foram exaltantes manifestações populares, marcadas por uma fortíssima participação e pela reiterada afirmação de fidelidade aos seus ideais e valores.
Encontro nacional do PCP sobre a saúde reafirma propostas para defender o SNS
PROPOSTA O Encontro Nacional do PCP sobre a Saúde em Portugal, realizado no sábado, 21, em Lisboa, apontou um vasto conjunto de propostas para defender e valorizar o Serviço Nacional de Saúde universal, geral e gratuito, indissociável dos direitos dos seus profissionais.
Convergência PS-PSD ameaça desenvolvimento e progresso do País
POLÍTICA DE DIREITA O acordo subscrito na semana passada por PS e PSD assume, para o PCP, um «inegável significado», pelas matérias envolvidas e pela visibilidade que se lhe atribuiu.
Jantar e comício em Anadia revela militância e alargamento
Contributo de Marx destacado no Porto
MARXISMO-LENINISMO Está patente até 4 de Maio, na Biblioteca Pública Municipal do Porto, a exposição do PCP evocativa do segundo centenário do nascimento de Karl Marx, que este ano se assinala.
Manifesto para a semana com o Avante!
Primeira greve no Grupo AdP comprovou força e unidade
REIVINDICAÇÃO As empresas do Grupo Águas de Portugal são uma fonte de importantes receitas para o Estado, mas os salários não aumentam desde 2009 e persistem situações de discriminação.
Solução na EMEF custa menos do que manter o conflito
UNIDADE Sem acordo, os visíveis efeitos que a greve nas oficinas da EMEF tem nas condições de funcionamento do Metro do Porto podem verificar-se também na CP e na Medway, alertou a Fectrans/CGTP-IN.
Para Maio em greve
Os CTT pagam ao capital
PCP critica opções pautadas por imposições externas e o regresso de dogmas do passado
POLÍTICA ORÇAMENTAL É errada a opção do Governo pela redução do défice e da dívida, em vez de potenciar o aparelho produtivo e responder às necessidades urgentes dos portugueses e do País.
Abril anima luta por melhor presente e futuro
REVOLUÇÃO Portugal não está condenado à submissão a imposições externas e aos interesses do grande capital, defende o PCP, que encara os «avanços» depois de 2015 como «ponto de partida» para novas lutas.
PCP rejeita opções que remetem para segundo plano os interesses nacionais
PORTUGAL O caminho tem de ser o da defesa dos interesses nacionais e da soberania nacional, não o da submissão às imposições da União Europeia e da zona euro.
PCP avança com diploma para revogação imediata da «lei dos despejos»
HABITAÇÃO Está agendado para o próximo dia 4 de Maio um projecto de lei que propõe a revogação da lei do arrendamento urbano, introduzida em 2012 pelo anterior governo PSD/CDS-PP.
Aposentação de professores
Portugal ergue a voz pela paz na Síria
SOLIDARIEDADE Acções em Lisboa e no Porto deram nos últimos dias expressão pública à luta pela paz e contra a agressão externa ao povo sírio, que desde a primeira hora mobiliza o movimento da paz português.
Luta de classes no Brasil debatida em Portugal
TERRA A 17 de Abril assinala-se o Dia Internacional da Luta Camponesa, em homenagem aos 19 trabalhadores rurais sem terra brasileiros assassinados pela polícia, em 1996, em Eldorado dos Carajás.
A luta é o caminho no ensino e no mundo do trabalho
JUVENTUDE A Direcção Nacional (DN) da JCP, reunida nos dias 14 e 15, analisou a situação política e social dos jovens portugueses, e delineou estratégias para intensificar a luta e o reforço da organização.
«Boas contas» da CDU aprovadas em Almada
RECONHECIMENTO Em 2017, a Câmara Municipal de Almada apresentou uma boa saúde financeira, resultante da gestão da CDU e da elevada competência e dedicação dos trabalhadores da autarquia.
Proveitos superam os custos no Seixal
CPPME apresenta propostas ao Governo
Protesto denuncia precariedade na Universidade de Coimbra
Benavente homenageia Domingos Lobo
UE: visões distorcidas da parentalidade (II)
Funcionários públicos alemães alcançam acordo salarial
SALÁRIOS Após semanas de greves em toda a Alemanha os principais sindicatos dos serviços públicos alcançaram, dia 18, um acordo com o governo que garante aumentos até 2020.
Jornada nacional contra regressão social em França
RESISTÊNCIA Centenas de milhares de pessoas manifestaram-se, dia 19, por toda a França em protesto contra as medidas anti-sociais do governo de Emmanuel Macron.
Aumentos salariais seriam quatro vezes superiores se reflectissem produtividade dos últimos 16 anos
Reformados voltaram à rua em Espanha
Adriana e Efrén lembrados em Lisboa
Díaz-Canel assume presidência de Cuba assegurando a continuidade revolucionária
CUBA Miguel Díaz-Canel foi eleito para a chefia do Estado e do governo de Cuba, fez ontem uma semana, garantindo que as conquistas e o rumo de emancipação e soberania são para continuar. Jerónimo de Sousa enviou ao novo presidente cubano uma saudação.
Maduro apela a «novo começo» no início da campanha eleitoral
VENEZUELA A corrida para a presidência venezuelana iniciou-se domingo, 22. Os bolivarianos propõem-se derrotar a guerra económica e a ingerência externa, condenadas, dia 19, em comunicado do PCP.
Crise prolongada na Guiné-Bissau
RPDC dá passo firme para desnuclearização
PENÍNSULA COREANA A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) pôs fim aos ensaios nucleares e balísticos, passo significativo na desnuclearização da península mas sobre o qual persistem resistências no vizinho do Sul.
Sem rasto de ataque químico OPAQ prossegue missão na Síria
INVESTIGAÇÃO Os observadores da Organização para a Proibição de Armas Químicas em missão na Síria ainda não encontraram qualquer evidência do uso ou posse de agentes tóxicos por parte de Damasco.