Aposentação de professores

Foi recentemente inviabilizado por PS, PSD e CDS o projecto de resolução do PCP para valorizar as longas carreiras contributivas e considerar regimes de aposentação relativos a situações específicas, incluindo a docência. Na mesma sessão plenária esteve em debate uma petição solicitando a criação de um regime de excepção no acesso à reforma para os professores, iniciativa que a deputada Ana Mesquita saudou.

A criação de um regime de aposentação o mais abrangente possível de modo a que não se crie injustiças, sendo uma tarefa «exigente e complexa», como observou a deputada comunista, é também «justa e não pode continuar a ser adiada».

Por isso o PCP tem batalhado pelo acesso à pensão de velhice, sem penalizações, para todos os trabalhadores com 40 anos de contribuições. Mas também pela aplicação de «regimes específicos de aposentação como no caso de professores e educadores», tendo em conta o «desgaste físico e psicológico» da profissão.




Mais artigos de: Assembleia da República

Abril anima luta por melhor presente e futuro

REVOLUÇÃO Portugal não está condenado à submissão a imposições externas e aos interesses do grande capital, defende o PCP, que encara os «avanços» depois de 2015 como «ponto de partida» para novas lutas.