A luta é o caminho no ensino e no mundo do trabalho

JU­VEN­TUDE A Di­recção Na­ci­onal (DN) da JCP, reu­nida nos dias 14 e 15, ana­lisou a si­tu­ação po­lí­tica e so­cial dos jo­vens por­tu­gueses, e de­li­neou es­tra­té­gias para in­ten­si­ficar a luta e o re­forço da or­ga­ni­zação.

Mo­bi­li­zação para a grande jor­nada de luta do 1.º de Maio

Na Re­so­lução Po­lí­tica apro­vada na reu­nião a DN apela não só à «con­ti­nui­dade da luta» como à «ele­vação do seu pa­tamar» a partir dos pro­blemas con­cretos das es­colas, fa­cul­dades e lo­cais de tra­balho.

Nesse sen­tido, os jo­vens co­mu­nistas vão con­ti­nuar a di­na­mizar a cam­panha «Contra os exames na­ci­o­nais» no En­sino Se­cun­dário, um «pro­cesso in­justo de ava­li­ação», que «des­va­lo­riza o tra­balho feito pelos es­tu­dantes em 2/​3 do ano lec­tivo», e «uma das prin­ci­pais bar­reiras à pro­gressão no en­sino, pe­na­li­zando quem tem menos con­di­ções sócio-eco­nó­micas, con­tri­buindo para a eli­ti­zação da edu­cação».

A JCP con­dena a exis­tência de exames na­ci­o­nais e exige a va­lo­ri­zação da ava­li­ação con­tínua, sis­tema de ava­li­ação que exige que as es­colas es­tejam do­tadas dos meios ne­ces­sá­rios para a im­ple­mentar.

Es­cla­recer e mo­bi­lizar
Os jo­vens co­mu­nistas es­tarão, também, nas ins­ti­tui­ções de En­sino Su­pe­rior, com a cam­panha «O Jovem», pro­cu­rando de­nun­ciar os pro­blemas sen­tidos, par­ti­cu­lar­mente as bar­reiras eco­nó­micas, e afir­mando as suas pro­postas, assim como nas Es­colas Pro­fis­si­o­nais (EP), apro­fun­dando o seu co­nhe­ci­mento sobre esta re­a­li­dade, pro­cu­rando in­tervir re­gu­lar­mente e com ele­mentos con­cretos, para es­cla­recer e mo­bi­lizar os es­tu­dantes. Nas EP o ob­jec­tivo passa por «cons­truir mais mo­vi­mento as­so­ci­a­tivo», para que os es­tu­dantes possam ter um es­paço de re­pre­sen­tação e de­fesa dos seus in­te­resses e di­reitos.

De igual forma, a in­ter­venção junto dos jo­vens tra­ba­lha­dores con­ti­nuará com a mo­bi­li­zação para o 1.º de Maio, «es­cla­re­cendo que é pela luta que lá vamos e que a pre­ca­ri­e­dade, baixos sa­lá­rios e ho­rá­rios des­re­gu­lados não são ine­vi­tá­veis».

Cul­tura para todos
Com o Con­curso de Bandas da Festa do Avante!, sob o lema «Cul­tura para todos – É pela luta que lá vamos», a JCP vai con­tactar mi­lhares de jo­vens em todo o País. En­tre­tanto, já se re­a­li­zaram eli­mi­na­tó­rias no Porto e em Loures, es­tando já mais de 60 bandas ins­critas.

So­li­da­ri­e­dade in­ter­na­ci­o­na­lista

A DN aprovou uma moção onde ma­ni­festa a sua so­li­da­ri­e­dade com o povo e a ju­ven­tude sí­rios. No do­cu­mento, os jo­vens co­mu­nistas exigem o fim do apoio aos grupos ter­ro­ristas e da agressão ex­terna, assim como o res­peito da so­be­rania do povo sírio, pelo di­reito de de­cidir o seu fu­turo sem in­ge­rên­cias ex­ternas.

Na reu­nião con­denou-se, ainda, as «ma­no­bras gol­pistas no Brasil», os «actos e ma­no­bras vi­sando a de­ses­ta­bi­li­zação da eco­nomia e so­ci­e­dade ve­ne­zu­e­lanas» e a «brutal vi­o­lência das forças mi­li­tares is­ra­e­litas».

Desde a úl­tima reu­nião, a JCP par­ti­cipou no VI Con­gresso da LKSM da Rússia, nos dias 10 e 11 de Fe­ve­reiro, no 23.º Con­gresso da SDAJ da Ale­manha, nos dias 24 e 25 de Março, e no 14.º Con­gresso La Fede da Ar­gen­tina, de 13 a 15 de Abril.

Acam­pa­mento pela Paz em Serpa

Nos dias 27, 28 e 29 de Junho, Serpa acolhe o Acam­pa­mento pela Paz, or­ga­ni­zado por um con­junto de or­ga­ni­za­ções que estão a tra­ba­lhar para o su­cesso da Pla­ta­forma pela Paz e De­sar­ma­mento, onde se in­tegra a JCP. A ini­ci­a­tiva vai juntar mais uma vez cen­tenas de jo­vens de todo o País, com de­bates, tor­neios des­por­tivos, workshops, ani­ma­ções cul­tu­rais e con­certos.

 



Mais artigos de: Nacional

Portugal ergue a voz pela paz na Síria

SO­LI­DA­RI­E­DADE Ac­ções em Lisboa e no Porto deram nos úl­timos dias ex­pressão pú­blica à luta pela paz e contra a agressão ex­terna ao povo sírio, que desde a pri­meira hora mo­bi­liza o mo­vi­mento da paz por­tu­guês.

Luta de classes no Brasil debatida em Portugal

TERRA A 17 de Abril as­si­nala-se o Dia In­ter­na­ci­onal da Luta Cam­po­nesa, em ho­me­nagem aos 19 tra­ba­lha­dores ru­rais sem terra bra­si­leiros as­sas­si­nados pela po­lícia, em 1996, em El­do­rado dos Ca­rajás.

«Boas contas» da CDU aprovadas em Almada

RE­CO­NHE­CI­MENTO Em 2017, a Câ­mara Mu­ni­cipal de Al­mada apre­sentou uma boa saúde fi­nan­ceira, re­sul­tante da gestão da CDU e da ele­vada com­pe­tência e de­di­cação dos tra­ba­lha­dores da au­tar­quia.

Proveitos superam os custos no Seixal

A Câmara Municipal do Seixal aprovou, quinta-feira, 19, o Relatório de Actividades e Prestação de Contas referente ao exercício de 2017. Os documentos refectem um resultado líquido no montante de 19 671 505 euros, o que configura, pelo 8.º ano consecutivo, um exercício onde os proveitos superam os custos. Em paralelo, o...

CPPME apresenta propostas ao Governo

A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) participou, no dia 13 de Abril, no Ministério das Finanças, nos trabalhos da Comissão de Acompanhamento que visa a extinção do Pagamento Especial por Conta (PEC) a partir de Janeiro de 2019. Afonso Luz, Quintino Aguiar e José Brinquete (dirigentes...

Protesto denuncia precariedade na Universidade de Coimbra

O núcleo de Coimbra da Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) realizou, no dia 17 de Abril, junto à Porta Férrea da Universidade de Coimbra (UC), uma iniciativa de protesto e divulgação da actual situação dos bolseiros e precários na UC. Em nota de imprensa, a ABIC refere...

Benavente homenageia Domingos Lobo

A Câmara de Benavente homenageou o escritor e programador cultural, dia 20, com a entrega da Medalha de Mérito Municipal e a inauguração da exposição «Domingos Lobo, a Vida e a Obra», no foyer do Cine-Teatro de Benavente. No conjunto de iniciativas inseriu-se ainda, dia 21, um recital de...