Contributo de Marx destacado no Porto

MAR­XISMO-LE­NI­NISMO Está pa­tente até 4 de Maio, na Bi­bli­o­teca Pú­blica Mu­ni­cipal do Porto, a ex­po­sição do PCP evo­ca­tiva do se­gundo cen­te­nário do nas­ci­mento de Karl Marx, que este ano se as­si­nala.

A 5 de Maio, dia do nas­ci­mento de Marx, há co­mício no Porto

A inau­gu­ração teve lugar no dia 17, numa sessão que contou com a pre­sença de Paulo Rai­mundo, do Se­cre­ta­riado do Co­mité Cen­tral. Na oca­sião, este di­ri­gente do Par­tido re­alçou que a me­lhor forma de ho­me­na­gear Karl Marx é pros­se­guir e in­ten­si­ficar a luta em de­fesa da classe ope­rária e dos tra­ba­lha­dores, pela re­po­sição e con­quista de di­reitos, a po­lí­tica pa­trió­tica e de es­querda, a de­mo­cracia avan­çada, o so­ci­a­lismo e o co­mu­nismo.

A ex­po­sição, in­ti­tu­lada «II Cen­te­nário de Karl Marx – Le­gado, in­ter­venção, luta. Trans­formar o mundo», traça os as­pectos cen­trais da vida do fun­dador do so­ci­a­lismo ci­en­tí­fico (jun­ta­mente com o seu com­pa­nheiro e amigo Fri­e­drich En­gels), desde o nas­ci­mento em Maio de 1818, em Trier, até à morte, em 1883, na ca­pital bri­tâ­nica. O en­vol­vi­mento na luta ope­rária, a par­ti­ci­pação des­ta­cada na Liga dos Co­mu­nistas e na As­so­ci­ação In­ter­na­ci­onal de Tra­ba­lha­dores, as prin­ci­pais obras teó­ricas, as mu­danças for­çadas de país, a fa­mília e a ami­zade com En­gels são al­guns dos as­pectos des­ta­cados.

Na mostra su­blinha-se ainda os prin­ci­pais con­tri­butos teó­ricos de Marx e En­gels – da mais-valia à di­ta­dura do pro­le­ta­riado, da lei da baixa ten­den­cial da taxa de lucro às crises per­ma­nentes do ca­pi­ta­lismo – e a sua apli­cação numa ac­tu­a­li­dade que a cada dia con­firma a va­li­dade das teses cen­trais do mar­xismo-le­ni­nismo. A con­vicção de que o fu­turo não é do ca­pi­ta­lismo mas do so­ci­a­lismo e do co­mu­nismo é também re­al­çada.

De­pois da con­fe­rência de 24 e 25 de Fe­ve­reiro na Voz do Ope­rário, em Lisboa, e da sessão co­me­mo­ra­tiva dos 170 anos do Ma­ni­festo do Par­tido Co­mu­nista, as co­me­mo­ra­ções do se­gundo cen­te­nário do nas­ci­mento de Karl Marx têm o pró­ximo mo­mento alto no Porto, onde se re­a­liza um co­mício no dia 5 de Maio.




Mais artigos de: PCP

Encontro nacional do PCP sobre a saúde reafirma propostas para defender o SNS

PRO­POSTA O En­contro Na­ci­onal do PCP sobre a Saúde em Por­tugal, re­a­li­zado no sá­bado, 21, em Lisboa, apontou um vasto con­junto de pro­postas para de­fender e va­lo­rizar o Ser­viço Na­ci­onal de Saúde uni­versal, geral e gra­tuito, in­dis­so­ciável dos di­reitos dos seus pro­fis­si­o­nais.

Jantar e comício em Anadia revela militância e alargamento

O PCP promoveu na sexta-feira, 20, um jantar-comício no concelho de Anadia, com a presença de 200 pessoas e a participação do Secretário-geral, Jerónimo de Sousa. Realizada na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, a iniciativa foi preparada e concretizada pela organização do Partido, desde a...

Manifesto para a semana com o Avante!

Neste ano, além de se assinalar o segundo centenário do nascimento de Karl Marx, passam também 170 anos da publicação do Manifesto do Partido Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels. O Manifesto foi elaborado como programa da Liga dos Comunistas, que no seu II Congresso tinha incumbido Marx...