Actual
Santana & Rio
Actual
O passado do futuro
Actual
118,8 milhões
PCP
Desatar as mãos!
As principais empresas, os sectores básicos e estratégicos da economia são hoje, no fundamental, controlados por grupos económicos e financeiros nacionais, mas sobretudo, pelas grandes transnacionais estrangeiras que operam no País em articulação com os primeiros.
A talhe de foice
Um incidente
Crónica Internacional
Contradições?
Multiplicam-se as vozes pelo controlo público dos CTT
SERVIÇO PÚBLICO A decisão da administração dos CTT de fecharem 22 lojas – no âmbito do Plano de Transformação Operacional, uma reestruturação que prevê despedir várias centenas de trabalhadores ao longo de três anos – está a gerar uma onda de indignação nacional.
Aumento de preços prejudica melhoria das condições de vida
CUSTO DE VIDA Os aumentos de preços de alguns bens e serviços essenciais, desde os transportes públicos às portagens, do pão às rendas da habitação, entre outros, constituem «motivo de preocupação» para o PCP, que em nota do seu Gabinete de Imprensa, divulgada dia 4, lembra que «quase dois terços das despesas familiares são com habitação, transportes e alimentação».
Garrote da UE e cedências ao capital travam desenvolvimento
RUPTURA No Barreiro, Jerónimo de Sousa referiu que a contribuição do PCP foi decisiva para as conquistas e reposição de direitos inscritas nos últimos três orçamentos do Estado e afirmou que «é preciso outra política capaz de dar resposta aos problemas estruturais do País».
PCP alerta para campanha reaccionária contra reposição de direitos e rendimentos
ALERTA Afirmando a necessidade de prosseguir a luta para romper com a política de direita, Jerónimo de Sousa advertiu, no Barreiro, para a campanha que visa travar a melhoria das condições de vida do povo e do País.
PCP continua a bater-se por uma Justiça mais célere, eficaz e acessível a todos
SISTEMA JUDICIAL O PCP considera positivo o consenso alcançado pelas associações representativas das profissões forenses, na semana passada, quanto ao chamado Pacto para a Justiça.
Combater a exploração no sector automóvel
José Vitoriano evocado no Algarve
Vigília na ex-Triunfo <br>para garantir património
ACÇÃO Para impedirem que mercadoria, máquinas e outros bens sejam removidos, as trabalhadoras da Têxtil Gramax Internacional mantêm desde sexta-feira à tarde uma vigília nos portões da fábrica.
Mineiros decidem hoje e amanhã <br>o caminho da luta na Somincor
MINEIROS Os trabalhadores das minas de Neves-Corvo decidem, hoje e amanhã, em reuniões convocadas pelo STIM, as propostas reivindicativas para 2018 e os contornos da continuação da luta.
Descontentamento e protesto <br>na Justiça e na Educação
GOVERNO A Federação da Função Pública convocou para dia 19 uma concentração nacional de trabalhadores da Justiça. A Fenprof analisará em plenário nacional as negociações sobre progressão e concursos.
Petrogal tem de preservar emprego <br>na manutenção em Sines
SUBCONTRATAÇÃO O pessoal do consórcio que assegura a manutenção na refinaria de Sines recebeu cartas de despedimento para Fevereiro mas exige que a Petrogal garanta os postos de trabalho.
Greve nas cantinas do Centro
Greves arrancam hoje na Seda Ibérica
Petição para travar a Altice
Melhoria das condições de vida tem de estar nas prioridades da acção política
A elevação das condições de vida dos portugueses tem que continuar a ser uma «prioridade da acção política em 2018», defende o PCP, para quem esta é uma «questão decisiva».
Travar a degradação e garantir a qualidade dos serviços públicos à população
INVESTIMENTO As consequências da política de abandono e degradação dos serviços públicos agravam-se a cada dia que passa, alerta o PCP, para quem a situação «exige uma resposta urgente».
Veto ao diploma sobre o financiamento partidário reabre debate na AR
O PCP rejeita a ideia de que tenha havido «secretismo» no processo legislativo que introduz alterações à legislação sobre financiamento dos partidos e reitera que mantém tudo o que assinou e aprovou.
Reabilitação da Escola José Falcão é urgente
Temporada confirma vitalidade da Companhia de Teatro de Almada
TEMPORADA No ano em que assinala quatro décadas de estada no concelho da margem Sul do Tejo, a Companhia de Teatro de Almada apresenta-se com uma temporada recheada de espectáculos de qualidade.
Orçamento para desenvolver o concelho de Montemor-o-Novo
FINANÇAS As opções do plano e o orçamento da Câmara de Montemor-o-Novo, no valor de 21 844 047,65 euros, foram aprovados tanto pelo executivo camarário como pela Assembleia Municipal.
Importantes obras para Serpa
Acções para impedir encerramentos nos CTT
PCP alerta para degradação da Estação Ferroviária de S. João da Madeira
PS adia limite para preço do gás engarrafado
CPPC pela paz
Supremo espanhol mantém independentista na prisão
CATALUNHA O ex-vice-presidente do governo catalão, Oriol Junqueras, vai continuar encarcerado por alegados riscos de reincidir nos delitos de que é acusado por Madrid. Fica impedido de participar na abertura dos trabalhos do parlamento autonómico.
França admite discutir Córsega
Igualdade salarial na Islândia
Contra o nuclear, pela paz!
Pyongyang e Seul restabeleceram o diálogo
CONTACTOS As autoridades de Pyongyang e de Seul restabeleceram os contactos directos, interrompidos há dois anos, importante passo para o necessário caminho do desanuviamento na península coreana.
Protestos populares e ingerências no Irão
CONTRADIÇÕES O Irão vive uma situação política, económica e social complexa. Enfrenta ingerências do imperialismo, ao mesmo tempo que, no plano interno, surgem expressões de descontentamento popular.
Lomustina 2018
Ataque terrorista com drones contra bases russas na Síria
Crise na Moldávia por «lei da Rússia»
Mistificações e mentiras sobre alterações à lei do financiamento dos partidos
ESCLARECIMENTO O PCP tomou recentemente posição sobre a campanha de mentira, manipulação e má-fé e o veto do Presidente da República às alterações à Lei de Financiamento dos Partidos, campanha baseada em mistificações e falsidades sobre o processo, o conteúdo e motivações dessa iniciativa legislativa, escondendo as questões de fundo e o essencial do que está em causa em matéria de financiamento partidário.
Que pena eu tenho do interior…
DESENVOLVIMENTO REGIONAL PSD e CDS andam preocupados com o interior. O sr. Presidente da República também. E o PS não lhes fica atrás. Preocupadíssimos. Preocupados, sobretudo, com as consequências negativas dos incêndios florestais para a sua imagem política, descobriram agora, novamente, o «interior». Descobriram que a desertificação económica e humana de vastas regiões do País é causa de incêndios. E vai daí, é um ver se te avias.