Editorial
Opinião
PCP

Populismo<br>– perigos e resposta

É na dimensão dos problemas económicos e sociais que atingem o País, inseparáveis que são de décadas de política de direita e da própria natureza e crise estrutural do capitalismo, que encontramos o terreno fértil para o desenvolvimento de ideias, concepções e práticas populistas. Populismo que não é mais do que o exercício que as próprias classes dominantes fazem para canalizar, em função dos seus próprios interesses, o descontentamento e a revolta que o agravamento da exploração provoca.

Actual

<i>Rentrées</i>

Depois de tão repetida e ampliada pela comunicação social dominante tornou-se lugar-comum chamar rentrée ao...
Actual

O meu querido<br>mês de Agosto

Agosto é o mês em que mais emigrantes vêm a Portugal. A alegria do reencontro é justa, merecida e devia ser...
Actual

«Deixa arder»

Portugal está a viver um momento grave com as centenas de incêndios que deflagraram no continente e na região...
Crónica Internacional

Os verdadeiros criminosos

O facto foi diluído num relatório de 2590 páginas e convenientemente silenciado. Falamos do reconhecimento da...
A talhe de foice

O entroikado

Passos Coelho já foi várias coisas na vida – aspirante a cantor lírico, frequentador de diversos cursos, finalmente...
Em Foco

Manter a linha em 2017

Em terras algarvias, Jerónimo de Sousa defendeu, no domingo, que o Orçamento do Estado (OE) para 2017 deve manter a «linha» de devolução de rendimentos e de direitos.

PCP

PCP esteve sempre contra

O PCP esteve sempre contra a atribuição das subvenções vitalícias a detentores de cargos públicos, que foram criadas pelo PS e pelo PSD.

Trabalhadores

Enfermeiros unidos na luta

Com muito fortes índices de adesão às greves e com grande combatividade demonstrada em acções de rua, enfermeiros do Algarve, de Coimbra e da Figueira da Foz deram início à luta nacional em instituições de Saúde.

Parem a degradação

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa e do Grupo Transtejo dizem «basta» à degradação do serviço público de transportes, uma situação que apenas beneficia os grupos económicos e financeiros.

Contra roubo nos feriados

Desde 1 de Janeiro de 2015, o trabalho em dias feriados voltou a ter de ser remunerado segundo a contratação colectiva, mas as empresas persistem em pagar muito menos. A resposta é a luta.

Repor salários cria emprego

A taxa oficial de desemprego no segundo trimestre mostra como a melhoria da situação do mercado de trabalho é indissociável do aumento dos rendimentos dos trabalhadores e do povo, observou a CGTP-IN.

Valorlis em greve

Os trabalhadores da Valorlis fizeram greve ao trabalho extraordinário, neste fim-de-semana e no feriado,...

Premiado sem receber

O CENA (Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual, filiado na CGTP-IN) deu publicamente os...

Conflito na Galp

A Fiequimetal/CGTP-IN entende que «é legítimo relacionar a viagem paga pela Galp a membros do Governo com o conflito...

Falta pessoal nos CTT

Nas estações dos Correios e na distribuição, os postos de trabalho por preencher e a sobrecarga de trabalho...
Assembleia da República

O direito à vida autónoma<br>e independente

O PCP quer ver cumprida a legislação que prevê a eliminação das barreiras arquitectónicas que condicionam a vida das pessoas com deficiência. Medidas concretas visando esse objectivo constam de um projecto de resolução entrado na AR.

Direitos são para defender

Foi publicado em Diário da República, dia 8, uma resolução do Parlamento onde este recomenda ao Governo que «salvaguarde os direitos dos trabalhadores no processo de reestruturação do Novo Banco».

Nacional

Protesto no dia 23

Na segunda-feira, 23, tem lugar uma marcha lenta de tractores, entre Válega e Estarreja, Aveiro. Para combater a crise do sector do leite, exige-se a regulação pública da produção em todos os países da União Europeia (UE).

É preciso desbloquear <br>os fundos comunitários

Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu (PE), visitou no dia 12, sexta-feira, as freguesias do Monte, Santa Luzia e Imaculado, procurando assim avaliar a situação dos incêndios que devastaram a Madeira.

«Sol da Caparica»

No domingo, último dia do «Sol da Caparica», Ana Bacalhau, Samuel Úria, Sérgio...
Europa

Geração com futuro incerto

Quase cinco milhões de jovens entre os 20 e os 24 anos não estudam nem trabalham, de acordo com um estudo do Eurostat relativo a 2015.

Compromissos vãos

Os estados-membros da UE acolheram pouco mais de 3800 solicitantes de asilo, ou seja, 2,4 por cento dos 160 mil que se comprometeram a receber em Setembro de 2015.

Suécia ouve Assange<br>em Londres

A Justiça sueca aceitou finalmente a proposta do Equador de interrogar Julian Assange na sua embaixada em Londres, onde o fundador do...
Internacional

Tribunal de Haia iliba<br>Slobodan Milosevic

O Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia (TPII), em Haia, reconheceu que Slobodan Milosevic, que foi presidente jugoslavo, não teve responsabilidades em crimes de guerra na Bósnia, entre 1992 e 1995. Uma ilibação tardia.

Querem recolonizar<br>a América Latina

O ex-sacerdote e teólogo brasileiro Leonardo Boff advertiu que existe «um projecto de recolonizar a América Latina», pelos Estados Unidos, que «querem controlar o continente».

A Síria não pode cair

O problema da delimitação entre terroristas e «oposição moderada» na Síria ainda não...
Argumentos
TVisto

A batalha esquecida

Talvez por desatenção, provavelmente não, o caso é que a generalidade dos telespectadores não deu conta de...
História

<i>Viva la vida!</i>

Não é possível saber se foi ao som do tão famoso quão tenebroso grito de Viva...
Memória
Festa do Avante!

Militância que faz crescer<br>um projecto revolucionário

Que força colectiva é capaz de fazer crescer, com esforço e capacidade notáveis, uma cidade de três dias, maior, cada vez mais bonita, com melhores condições, para todos, poderá interrogar-se quem, pela primeira vez, participar nas jornadas de trabalho da Festa do Avante!. A resposta é facilmente compreendida quando se passam os portões da Atalaia.

Palcos abertos<br>para um grande programa

A grande mostra das artes cénicas, que na Festa ganhou nome próprio em 1986, ocupa nesta 40.ª edição um espaço nobre junto à nova entrada, na Quinta do Cabo.

O País na Festa

Os pavilhões das organizações regionais e dos sectores do PCP são espaços privilegiados da Festa do Avante!, que cativam os visitantes com a gastronomia, a cultura, as tradições e as lutas das suas populações, que todos os anos transportam para a Festa.

É bom brincar e crescer

Na Festa há lugar para todos e todos nela se sentem bem. A começar, porventura, pelas crianças, a quem é dedicado um lugar próprio e muito especial.

Aconteceu

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-Geral do PCP   Sexta-feira – 19 20h00...

A semana em resumo

Frases

“As deferências corporativas (...) visam o estabelecimento subliminar de simpatia...