Coragem no Penina Hotel

O Sindicato da Hotelaria do Algarve valorizou «a coragem e a determinação» dos trabalhadores do Penina Hotel & Golf Resort, que fizeram greve no dia 12, sexta-feira, «mesmo sob fortes pressões, chantagens e ameaças», e anunciou que vai pedir uma reunião à administração, a fim de encontrar soluções para os problemas que suscitam forte descontentamento.
O sindicato da Fesaht/CGTP-IN, numa nota divulgada à comunicação social nesse dia, apelou a que os trabalhadores daquela unidade hoteleira do concelho de Portimão, propriedade do Grupo JJW Hotels & Resorts, mantenham «a unidade e a disponibilidade para novas formas de luta».
A greve afectou «várias secções, com particular destaque para a secção dos andares, que registou uma adesão na ordem dos 50 por cento». O sindicato suscitou a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho, porque, para substituir as trabalhadoras em greve, a administração deslocou para o Penina trabalhadoras do Hotel Dona Filipa (em Vale do Lobo, Loulé), do mesmo grupo mas sob gestão de outra empresa.
Esta jornada de luta representou a resposta à «intensificação da repressão patronal e ao assédio moral a que os trabalhadores têm estado sujeitos nos últimos anos», e uma forma de protesto contra o corte no pagamento dos feriados, a redução de 25 para 22 dias de férias e a degradação das condições de trabalho. O sindicato afirma que «só nos últimos três meses foram-se embora cerca de dez trabalhadores devido às pressões e brutal degradação das condições de trabalho».

Lisboa e Setúbal

Junto a vários hotéis dos distritos de Lisboa e Setúbal, começou anteontem e prossegue até dia 26 uma série de concentrações de trabalhadores, com apoio sonoro móvel, para distribuição de comunicados aos clientes. O Sindicato da Hotelaria do Sul, que organiza este conjunto de acções, pretende desta forma «denunciar a precariedade cada vez mais acentuada», tanto no sector como em cada uma das unidades, exigir o cumprimento do Contrato Colectivo de Trabalho e reivindicar aumentos salariais.
Sempre de manhã, as concentrações foram marcadas para os hotéis Corinthia (terça-feira, 16), Sheraton (ontem), Palácio Estoril e Estoril Eden (hoje), Tróia Design (amanhã, 19), Sana Sesimbra e Hotel do Mar (dia 26).

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Enfermeiros unidos na luta

Com muito fortes índices de adesão às greves e com grande combatividade demonstrada em acções de rua, enfermeiros do Algarve, de Coimbra e da Figueira da Foz deram início à luta nacional em instituições de Saúde.

Parem a degradação

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa e do Grupo Transtejo dizem «basta» à degradação do serviço público de transportes, uma situação que apenas beneficia os grupos económicos e financeiros.

Contra roubo nos feriados

Desde 1 de Janeiro de 2015, o trabalho em dias feriados voltou a ter de ser remunerado segundo a contratação colectiva, mas as empresas persistem em pagar muito menos. A resposta é a luta.

Repor salários cria emprego

A taxa oficial de desemprego no segundo trimestre mostra como a melhoria da situação do mercado de trabalho é indissociável do aumento dos rendimentos dos trabalhadores e do povo, observou a CGTP-IN.

Valorlis em greve

Os trabalhadores da Valorlis fizeram greve ao trabalho extraordinário, neste fim-de-semana e no feriado, e por 24 horas, na terça-feira, dia 16, reclamando um aumento imediato dos salários no valor de 50 euros. A luta, organizada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores...

Premiado sem receber

O CENA (Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual, filiado na CGTP-IN) deu publicamente os parabéns a João Pedro Rodrigues, que no Festival de Locarno ganhou este sábado, dia 13, o prémio de Melhor Realização, com o filme «O...

Conflito na Galp

A Fiequimetal/CGTP-IN entende que «é legítimo relacionar a viagem paga pela Galp a membros do Governo com o conflito laboral que a empresa mantém com os seus trabalhadores». Para além da Administração Fiscal e de «personalidades» não reveladas,...

Falta pessoal nos CTT

Nas estações dos Correios e na distribuição, os postos de trabalho por preencher e a sobrecarga de trabalho reflectem-se na saúde dos trabalhadores e na insatisfação dos utentes, alertou o sindicato da Fectrans/CGTP-IN. Num comunicado de dia 11, divulgado na empresa e...

Ingerência militar <br>na Polícia Marítima

A propósito da notícia de que o Presidente da República promulgou, no dia 9, o Regulamento das Medalhas da Polícia Marítima, a Associação Sócio-Profissional da Polícia Marítima observou, numa nota de imprensa divulgada no dia seguinte, que «o...