Editorial

MAIO DE LUTA<br>E CONFIANÇA

Quando se assinala o 130.º aniversário dos acontecimentos de Chicago, que estiveram na origem do Dia Internacional do...
Opinião
A talhe de foice

Os papéis

Os «Papéis do Panamá» surgiram repentinamente duma «fuga anónima», que os endereçou para...
PCP

Por Abril, mais força ao PCP

As comemorações dos 40 anos da Constituição e dos 42 anos da Revolução de Abril e as manifestações do 1.º de Maio foram marcadas pelo novo quadro político, com renovados sentimentos de esperança e confiança na possibilidade de uma vida melhor.

Actual

Vergonha ou... a falta dela

A chicana política montada pelo CDS em torno do Plano Nacional de Reformas e do Programa de Estabilidade visando atingir o PCP, mais...
Actual

SIRP, foragido e sem remissão

Há oito meses o TC considerou inconstitucional a tentativa legislativa do PS, PSD e CDS de atribuir ao SIRP o acesso a metadados,...
Actual

Mate-se o mensageiro

Por esta altura já não deve haver cão nem gato, por mais maltês que seja, que não tenha ouvido falar dos...
Crónica Internacional

As visitas de Obama

Já não serão muitos os que se recordam da esmagadora campanha ideológica de finais de 2007 e inícios de...
Em Foco

A luta não pode esperar

Há postos de trabalho em risco, há salários baixos e direitos por cumprir, para alimentar altos lucros. É atacado o direito ao feriado do 1.º de Maio. Correm perigo alas importantes da capacidade produtiva nacional. A luta dos trabalhadores não pode ficar para mais tarde.

Avançar com a força de Maio

Muitos milhares de pessoas saíram às ruas de Lisboa, do Porto e de mais 38 localidades do Continente e das regiões autónomas, para celebrar o Dia Internacional dos Trabalhadores com a CGTP-IN, festejando os resultados da luta e proclamando que esta vai continuar, para que seja concretizada a esperada mudança de política.
PCP

Liberdade condicionada

No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, 3 de Maio, o Grupo Parlamentar do PCP promoveu uma audição pública com o objectivo de aprofundar o conhecimento da realidade vivida no sector da comunicação social.

Direito a garantir com a luta

O Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, que uma vez mais se assinalou a 28 de Abril, foi instituído em 2001 a partir de uma iniciativa do PCP.

Aprender a brincar

O alargamento da Festa do Avante! à Quinta do Cabo e a reorganização dos espaços daí decorrente tem nas crianças e nas suas famílias beneficiários privilegiados.

Basta de submissão

Estão a ser colados em todo o País os cartazes relativos à acção nacional de esclarecimento «Basta de...

Assembleia em Gaia

Sob a consigna «Mais Organização, Mais Intervenção, Maior Influência – Um PCP Mais Forte»,...
Trabalhadores

Professores unidos para a luta

Com mais de 600 delegados e muitas dezenas de convidados, o 12.º Congresso Nacional dos Professores evidenciou um movimento sindical coeso e firme na defesa da escola pública e da valorização da profissão docente.

A precariedade mata

O stress laboral e outras perturbações de ordem psíquica e psicológica tendem a aumentar com a insegurança no emprego e o medo do desemprego, realçou a CGTP-IN, no dia da Segurança e Saúde no Trabalho.

US Setúbal destaca mariscadores

A União dos Sindicatos de Setúbal, numa nota de imprensa a assinalar o dia 28 de Abril, defendeu a necessidade de regularizar...

Entregue petição na AR

No dia 28 de Abril, quinta-feira, uma delegação da plataforma «Em defesa dos serviços públicos de...
Assembleia da República

Acertar o passo<br>para uma vida melhor

A necessidade de romper com os constrangimentos externos, renegociar a dívida, optar por uma política fiscal que tribute de forma mais adequada os senhores do dinheiro voltou a ser defendida na AR pelo Secretário-geral do PCP.

Só a banca pública<br>defende o País

O processo de concentração e centralização do sector bancário, nacional e europeu, defendido pelos grandes grupos económicos, pelos monopólios da banca e pelas instâncias europeias é contrário aos interesses de Portugal e dos portugueses, a um desenvolvimento soberano, de progresso e justiça social.

Romper com a ingerência<br>e o controlo

O Parlamento concluiu, dia 27, o debate sobre o Programa de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas da autoria do Governo, que merecem a rejeição do PCP.

Nacional

Unidos contra a Uber

No dia 29 de Abril, em Lisboa, Porto e Faro, milhares de taxistas estiveram em luta contra o transporte ilegal de passageiros efectuado através da plataforma Uber.

Europa

UE sob tutela dos EUA

A Greenpeace divulgou, dia 2, através da Internet, 248 documentos secretos referentes às negociações do Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP).

Direito à saúde

Em luta contra o novo contrato de trabalho, médicos internos realizaram, dias 26 e 27, a primeira paralisação em 68 anos de história do serviço nacional de saúde britânico.

Escolas visitam PE

A convite dos deputados do PCP, alunos, professores e pessoal não docente de duas escolas visitaram no...
Internacional

Situação de excepção

Com um pedido de referendo revogatório do mandato presidencial em curso, um complexo quadro económico agravado por fenómenos climáticos e uma nova vaga de ingerência imperialista, a situação que se vive na Venezuela é de excepção.

Trabalhadores celebram e lutam

Milhões assinalaram o Dia Internacional do Trabalhador com manifestações de celebração e de protesto em defesa de direitos laborais conquistados e daqueles que urge alcançar, pela democracia e a liberdade.

 

Anticomunismo na Polónia

«Perante a notícia do julgamento sumário e condenação a penas de limitação da liberdade de...

Odessa antifascista

Cerca de cinco mil pessoas concentraram-se na segunda-feira, 2, na cidade de Odessa, para lembrarem o massacre ocorrido há dois anos...

Homicidas de Berta

As« autoridades hondurenhas anunciaram, segunda-feira, 2, a captura de quatro presumíveis responsáveis pelo assassinato...
Temas

A confirmação de um enorme<br>prejuízo público

A novidade dos Papéis do Panamá é a enorme dimensão da informação disponibilizada: 11,5 milhões de documentos. Mas são mais uma confirmação do monstruoso volume de processos de evasão, de elisão e planeamento fiscais, levados a cabo pelo grande capital multinacional e financeiro, com a cobertura e activa participação das principais potências do capitalismo mundial. Não é assim de estranhar a presença de empresas e de capitalistas portugueses.

Argumentos
História

URAP - 40 anos de luta

A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) faz 40 anos. Foi em 30 de Abril de 1976 que um...
Desporto

Desporto para todos

Onde quer que viajemos na História, o desporto ou formas aproximadas deste estão presentes nas...
TVisto

Um país a minguar

Talvez porque se celebrava o Dia da Mãe, porventura também porque se festejava o Dia do Trabalhador, no passado domingo...
Memória
Aconteceu

ACT recupera competências

O Governo vai devolver aos inspectores da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) as competências retiradas pelo...

Dívida pública aumenta

A dívida pública subiu 1,7 mil milhões de euros em Março face a Fevereiro, fixando-se em 233 mil milhões...

Faleceu Querubim Lapa

O artista plástico Querubim Lapa faleceu, dia 2, aos 90 anos. Nascido em1925, em Portimão, licenciou-se em Escultura e Pintura...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP Soluções para o...

A semana em resumo

frases

“Quem os trabalhadores de todas as condições e sectores encontram na...