US Setúbal destaca mariscadores

A União dos Sindicatos de Setúbal, numa nota de imprensa a assinalar o dia 28 de Abril, defendeu a necessidade de regularizar e regulamentar a actividade dos mariscadores no Tejo, pois «todos aqueles a quem a vida foi ceifada estavam a tentar arranjar sustento e forma de sobrevivência em tempos difíceis».

Além da regulamentação do marisqueio, a estrutura distrital da CGTP-IN lembra que deve existir na região capacidade para o escoamento do marisco, «de modo a pôr fim a esquemas de compra ilegal, que só servem os interesses de quem compra e distribui, não defendendo aqueles que, arriscando a vida, contribuem para pôr à mesa dos portugueses tão apetecível iguaria».

Devem ser adoptadas medidas de prevenção para evitar a contracção de doenças músculo-esqueléticas (como as tendinites) ou de doenças profissionais e outro tipo, reclamou igualmente a USS.

A União expressou «a sua homenagem a todos os trabalhadores do distrito que, por força de acidentes de trabalho registados nos últimos anos, perderam a vida a trabalhar», referindo os casos de um trabalhador na Portucel, dois na Sovena (Almada), um na Sapec e, mais recentemente, um na Amarsul. A homenagem da União abarca também «os trabalhadores que, em virtude de acidentes de trabalho em várias empresas do distrito, ficaram incapacitados para toda a vida». «De forma simbólica», os dirigentes e funcionários da USS decidiram efectuar um minuto de silêncio naquele dia.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Professores unidos para a luta

Com mais de 600 delegados e muitas dezenas de convidados, o 12.º Congresso Nacional dos Professores evidenciou um movimento sindical coeso e firme na defesa da escola pública e da valorização da profissão docente.

A precariedade mata

O stress laboral e outras perturbações de ordem psíquica e psicológica tendem a aumentar com a insegurança no emprego e o medo do desemprego, realçou a CGTP-IN, no dia da Segurança e Saúde no Trabalho.

Entregue petição na AR

No dia 28 de Abril, quinta-feira, uma delegação da plataforma «Em defesa dos serviços públicos de água, saneamento e resíduos» entregou na presidência da Assembleia da República, com mais de 6500 assinaturas, a petição promovida para dar...

Barreiro evoca 3 de Maio de 1970

A União de Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN promoveu, anteontem, no Alto do Seixalinho, uma manifestação para recordar os acontecimentos passados no Barreiro a 3 de Maio de 1970, articulando «a luta e a resistência ao fascismo» com «os...