Editorial

AGIR, PROPOR, LUTAR

A situação política ficou marcada esta semana por novos problemas e uma negativa evolução no sector...
Opinião
Actual

Precedentes inaceitáveis

As instituições diversas que têm como missão garantir os mecanismos que assegurem que a trajectória de...
Actual

GPS avariado

O GPS (Global Positioning System) em causa é um sistema de localização de um ponto na superfície da Terra. Vem...
Crónica Internacional

O que está em causa?

Para quem dúvidas tivesse sobre o que está efectivamente em causa na actual situação no Brasil, o acompanhamento...
A talhe de foice

Até

A União Europeia (UE) exibe uma esquizofrenia em expansão, que os sorrisos melífluos dos próceres já...
PCP

Um contributo para<br>o debate sobre a ADSE

Nunca se falou tanto do estatuto do regime de Assistência na Doença aos Servidores do Estado (ADSE) como nos últimos meses, particularmente por parte dos que olham para a ADSE não com o objectivo de encontrar soluções que garantam a sustentabilidade deste subsistema público de saúde, ou por qualquer interesse na melhoria do acesso aos cuidados de saúde para os seus 1,3 milhões de beneficiários, mas apenas com a preocupação de garantir a consolidação da ADSE como instrumento de financiamento dos grupos privados da saúde.

Em Foco

Da Resistência à Liberdade

No próximo sábado, 23 de Abril, assinala-se os oitenta anos da data da assinatura do Decreto-Lei 26539, com que Salazar criou a chamada «Colónia Penal do Tarrafal», primeiro dos diferentes nomes com que o fascismo a baptizou.
Na verdade, foi como Campo de Concentração do Tarrafal ou «Campo da Morte Lenta» que ficou definitivamente a ser conhecido pelos antifascistas portugueses e pelos combatentes anticolonialistas africanos.

Na rota do Portugal <i>low-cost</i>

Esta segunda-feira, dia 18, os trabalhadores da Portway trouxeram para o exterior dos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro a sua luta contra a intenção de despedimento colectivo de 256 pessoas, declarada pela empresa há cerca de um mês, após uma disputa que levou a Ryanair a querer repetir, no Continente, uma manobra ilegal que ensaiou impunemente nos Açores.
PCP

Um Congresso ligado<br>à vida e à luta

Mais de 170 quadros da Organização Regional de Setúbal deram corpo à reunião preparatória do XX Congresso do PCP, realizada no dia 14 no salão dos Bombeiros Voluntários da Moita com a presença do Secretário-geral Jerónimo de Sousa. Anteontem ao final do dia realizou-se no Porto uma iniciativa semelhante, que abordaremos com detalhe na próxima edição.

Novo CT para mais intervenção

O Secretário-geral do PCP participou, domingo, na cerimónia de inauguração do novo Centro de Trabalho do Partido em Vila Real de Santo António.

Direito ao trabalho<br>e à segurança no emprego

O PCP realizou, no dia 15, em Braga, uma sessão pública enquadrada na campanha nacional «Mais direitos, Mais futuro. Não à precariedade». Reunidas no auditório da Escola Francisco Sanches, cerca de duas centenas de pessoas ouviram o testemunho de vários trabalhadores.

Esta Festa vai ser maior...<br>e ainda melhor

Algarve, Braga, Coimbra e Porto são as organizações regionais do Partido a quem caberá, na 40.ª Festa do Avante!, a honra e a responsabilidade de «inaugurar» o novo terreno da Quinta do Cabo.

Esclarecer e mobilizar

Passados dois meses sobre o lançamento da campanha «Mais direitos, mais futuro. Não à...

Festa na diáspora

As comemorações do 95.º aniversário do PCP, que continuam realizar-se de Norte a Sul do País, estão também a ter expressão na Emigração.

Democracia e autonomia

A Assembleia Legislativa Regional dos Açores aprovou o voto proposto pelo PCP de saudação à...

Comunista não entra

O jornal i noticiava, no dia 12, a abertura das jornadas parlamentares do PCP no dia anterior com uma pequena caixa de uma página onde...
Trabalhadores

Luta na OGMA com apoio na rua

Na marcha de dia 13, quarta-feira, pelas ruas de Alverca, os trabalhadores da OGMA receberam caloroso apoio da população à sua luta por melhores salários e por emprego com direitos.

Mentiras e ingerência da CE

A Comissão Europeia «vai ao ponto de recorrer à mentira, manipulação e especulação», no último relatório de «recomendações» a Portugal, divulgado dia 18, acusou anteontem a CGTP-IN.

Greve na CaetanoBus

Por aumentos salariais para todos, sem discriminações, os trabalhadores da Caetanobus fizeram greve...

Preh alemã trava aumentos

Da casa-mãe, na Alemanha, vieram instruções para travar uma resposta favorável ao aumento dos salários...
Assembleia da República

A exigência de uma resposta firme

Não pode ser o povo a pagar uma vez mais os buracos da banca privada e os desmandos dos banqueiros nem o Estado a arcar com os prejuízos. Esta foi uma ideia-chave reiterada sexta-feira passada, 15, por Jerónimo de Sousa, no debate quinzenal com o primeiro-ministro.

O drama dos refugiados

Um voto do PCP de condenação pela política da União Europeia para os refugiados e imigrantes foi inviabilizado dia...
Nacional

Nova lei para os baldios

A Federação Nacional dos Baldios (Baladi) lançou um repto ao Governo e ao PS, BE, PCP e PEV para uma alteração à lei dos baldios que reverta o ataque feito às comunidades.

«Caça à multa» no Porto

Na cidade do Porto, o estacionamento na via pública transformou-se num negócio de contornos pouco claros, acusa a CDU.

A luta continua

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) assinalou, domingo, em Alenquer, os 70 anos do nascimento de Joaquim Casimiro,...

Soluções <br>que beneficiam Beja

No domingo, 17, em Beja, os eleitos da CDU nas juntas e assembleias de freguesia e na Câmara e Assembleia Municipal estiveram reunidos...
Europa

Emprego, saúde, habitação

Milhares de pessoas manifestaram-se, dia 16, em Londres contra a política de austeridade, exigindo a demissão do primeiro-ministro conservador.

Direitos em risco

Os trabalhadores belgas iniciaram, anteontem, 19, um movimento de protesto contra o projecto de reforma laboral que visa aumentar o horário de trabalho.

Estudantes protestam

Milhares de jovens manifestaram-se, dia 14, por toda a Espanha para exigir a «revogação imediata» da LOMCE (Lei...
Internacional

Perigoso passo antidemocrático

A Câmara dos Deputados admitiu, domingo, o processo de destituição da presidente brasileira. O PCP considera que as forças reaccionárias subiram mais um degrau na ofensiva golpista (ver caixa).

PCP condena <br>ingerência imperialista

O Partido Comunista Português apela à solidariedade para com o governo bolivariano, o povo e as forças revolucionárias e progressistas da Venezuela, alvo de ameaças e agressão por parte dos EUA.

Presos do sionismo

No domingo, 17, assinalou-se o Dia do Preso Palestiniano, ocasião para lembrar que a questão dos detidos nos cárceres sionistas é parte de um problema político mais vasto.

Tortura e morte

As forças ocupantes marroquinas dispersaram com violência uma manifestação de repúdio pelo assassinato de...
Temas

Tira o capitalismo da chuva…

Tira o capitalismo da chuva… senão molha-se! Isto é, tira o capitalismo da chuva… de Papéis do Panamá. Uma verdadeira sinfonia concertante dedicou-se a garantir que o capitalismo não tem nada a ver com o escândalo (mais um) posto a nu pelos chamados Papéis do Panamá. Ou seja, os paraísos fiscais, as sociedades offshore, são uma excrescência financeira de uns quantos ladrões e outra gente de má fama (excepto, segundo parece, dos EUA) – banqueiros, políticos, escritórios de advogados, administradores de grupos económicos, – e não o capitalismo em acção.

Argumentos
TVisto

O final do ditador

Faltariam dois ou três minutos para a meia-noite da passada segunda-feira quando a RTP2 iniciou a transmissão do programa que...
Cultura

Cultura, o que fazer

Um Ministério da Cultura (MC) constrangido por um orçamento quase irrisório como o que lhe foi atribuído no OE...
Memória
Aconteceu

Desigualdades acentuaram-se

Portugal foi um dos países que registaram o maior aumento da desigualdade no rendimento das famílias com crianças,...

Arquitectos expõem em Paris

Uma exposição sobre a arquitectura portuguesa dos últimos 50 anos foi inaugurada, dia 13, em Paris, na Cité de...

APE distingue Manuel Alegre

O escritor Manuel Alegre foi distinguido com o Prémio Vida Literária 2015/2016, da Associação Portuguesa de...

Reuniões e iniciativas

  Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP Soluções...

A semana em resumo

Frases

“Não há nada mais engenhoso do que uma geringonça! Nada mais...