Opinião
Crónica Internacional

Auschwitz e a guerra no Donbass

Quando, a 27 de Janeiro de 1945, as tropas soviéticas libertaram Auschwitz enfrentaram um quadro dantesco. Homens curtidos pelos...
A talhe de foice

Dívidas

Na Europa, a política começa a vacilar e a maioria (emitida ou publicada) voga na ilusão de que o status quo imposto...
PCP

Defender o SNS público<br>e universal

A jornada sobre a saúde no distrito de Castelo Branco, promovida pelo PCP, confirmou a necessidade de romper com este caminho e exigir a defesa e reforço do Serviço Nacional de Saúde.

Em Foco

O País precisa de uma política patriótica e de esquerda

O Comité Central, reunido no dia 9 de Fevereiro de 2015, analisou aspectos recentes da situação nacional e internacional, bem como da evolução na União Europeia e da crise que a envolve; procedeu a uma avaliação à situação do País e às causas e responsáveis associados ao rumo de declínio nacional; debateu e fixou os elementos centrais da luta pela ruptura com a política de direita e a afirmação da política patriótica e de esquerda. O Comité Central debateu ainda as ideias centrais com vista à intervenção nas eleições legislativas deste ano que, articulada com a luta de massas, constitui um importante momento de luta por uma política alternativa; e identificou as direcções de trabalho com vista ao reforço da organização do Partido e da sua iniciativa política.

PCP

Conquista histórica e necessidade<br>do nosso tempo

O PCP celebrou os 40 anos da Reforma Agrária com um vibrante comício realizado no dia 7 em Évora, no qual se evocou a epopeia do proletariado agrícola do Sul após a Revolução de Abril e se reafirmou a necessidade de, uma vez mais, se proceder à liquidação do latifúndio e do absentismo e se entregar a terra a quem a trabalhe.

Tomar os destinos<br>nas próprias mãos

A recordação da gesta heróica do proletariado rural do Sul de há 40 anos permanece como estímulo para as lutas que urge travar contra o latifúndio e o abandono.

Percurso heróico<br>e muito futuro

Já começaram as comemorações do 84.º aniversário do Avante!, que decorrem durante as próximas semanas num vasto conjunto de iniciativas em todo o País.

Debater, reforçar, intervir

A 11.ª Assembleia da Organização Concelhia do Barreiro do PCP realizou-se no domingo, com a participação de mais de 230 delegados, eleitos nas suas organizações.

Travar o passo à exploração

A organização do Partido nas empresas e locais de trabalho é um instrumento de resistência, unidade e luta contra a exploração e o empobrecimento.

PCP quer repor corte brutal

Jerónimo de Sousa deu a conhecer à Comissão de Reformados e Pensionistas do Metro de Lisboa, durante um encontro que...

Rumo à 8.ª assembleia

A Direcção da Organização Regional de Lisboa do Partido aprovou, na sua última reunião, realizada no...
Trabalhadores

Paguem e deixem-se de «música»

Professores e alunos exigiram, segunda-feira, 9, que o Ministério da Educação e Ciência pague os montantes devidos às escolas de ensino artístico, algumas em risco de fechar portas.

Emprego escasso e mau

A CGTP-IN contesta a euforia do Governo com as recentes estatísticas do emprego referentes a 2014, e mantém a preocupação face ao desemprego, à insuficiente criação de emprego e à sua crescente degradação.

Greve no dia 20

Os trabalhadores não docentes dos estabelecimentos de educação e ensino da rede pública vão estar em greve no dia 20 de Fevereiro contra a degradação da qualidade da Escola Pública.

Injustiça na Efacec

Os trabalhadores do grupo Efacec concentraram-se ontem à porta da empresa, na Arroteia, Matosinhos, entre...

Professores fartos de esperar

Anteontem, dezenas de docentes e sindicalistas concentraram-se em Coimbra, frente ao Instituto Superior de Engenheira, para exigir que o...
Juventude

«Pela escola de Abril: <br>lutar e resistir»

A JCP vai realizar, no dia 21 de Fevereiro, no Barreiro, o 13.º Encontro Nacional do Ensino Secundário (ENES), um grande momento de discussão, reflexão e fortalecimento da Organização do Ensino Secundário da JCP, que conta com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP. Ao Avante!, Miguel Violante, da Comissão Política, e Maria Almeida, da Direcção Nacional, sublinharam que só com a luta é possível conquistar uma Escola Pública, gratuita e democrática para todos.

Governo promove dificuldades

Rita Rato, deputada do PCP na Assembleia da República, esteve no dia 26 de Janeiro na Escola Profissional para a...

Bolseiros protestam na FCT

Várias dezenas de bolseiros e candidatos a bolsa participaram no dia 4, frente à sede da Fundação para a...
Assembleia da República

Respostas claras aos problemas<br>das populações

Componente importante das Jornadas Parlamentares do PCP, realizadas nos dias 2 e 3 deste mês, em Aveiro, sob o lema «Defender as produção nacional, criar emprego, valorizar salários e direitos» – cujas conclusões gerais demos a conhecer na edição anterior –, foi o seu programa de visitas e reuniões com organizações, estruturas e entidades da mais variada ordem, representativas da realidade económica e social daquele distrito.
É dessa ligação à vida, aos problemas concretos, aos anseios dos trabalhadores e do povo – como é prática corrente dos deputados comunistas – de que a seguir se fala numa abordagem aos principais tópicos que estiveram presentes nessas quase duas dezenas de encontros dos quais resultaram importantes reflexões que o Grupo comunista não deixará de incorporar na sua acção futura.

Pobreza a alastrar

Confirmado no decurso das visitas foi também o agravamento da pobreza no distrito de Aveiro. Uma realidade dramática que...

Lutas da terra e do mar

As quotas leiteiras e a consequente redução do leite pago ao produtor foi o tema que dominou a reunião onde estiveram...

Artimanha para despedir

Desacordo e revolta perante o que é visto como uma promoção de despedimentos e desmantelamento do serviço...

Desinvestimento que mata

As questões relacionadas com a Saúde voltaram ao centro da agenda parlamentar, faz hoje uma semana, 5, a propósito de iniciativas legislativas de todas as oposições sobre os cuidados de saúde primários.

O alastrar da pobreza

Realiza-se hoje, 12, por iniciativa do PCP, um debate de actualidade centrado na pobreza e nas responsabilidades do Governo pelo seu aumento...

Revogar a «requalificação»

Estará hoje em debate no Parlamento o projecto de lei do PCP que pretende revogar a mobilidade especial e o regime jurídico da...
Nacional

Reformados mais pobres

A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI realizou anteontem, um pouco por todo o País, uma acção nacional com o objectivo de mobilizar os reformados para a luta pela defesa dos seus direitos, em especial, pela revalorização da suas pensões.

Agricultores abandonados

Uma delegação da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) – composta por Alfredo Campos, Berta Santos e...

Itinerário de paz

Hoje, 12, em Lisboa, a Tocha da Paz da Federação Internacional de Resistentes (FIR) termina o seu...
Europa

Grécia recusa chantagem

Milhares de pessoas encheram, dia 5, a Praça Sintagma em protesto contra a decisão do BCE de rejeitar os títulos da dívida grega como garantia de novos empréstimos.

Um cavalo de Troia

Centenas de pessoas manifestaram-se, dia 4, em Bruxelas, contra o acordo comercial e de investimentos (TTIP) entre a União Europeia e os Estados Unidos.

Cortes agravam crise social

Os dados oficiais reconhecem que o número de sem-abrigo não parou de aumentar no Reino Unido desde 2009, e estimam que estejam...

Siemens despede sete mil

O grupo alemão Siemens anunciou, dia 6, a intenção de eliminar sete mil postos de trabalho em todo o mundo, dos quais...

Escândalo Swissleaks

O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) divulgou, dia 8, documentos confidenciais sobre o ramo...

De novo, o <i>PNR</i>

Data de reserva da viagem, data da viagem, endereço, forma de pagamento, itinerário,...
Internacional

Bolivarianos resistem

A Unasul vai tentar mediar o conflito promovido pelos EUA contra a Venezuela, que acusa o governo norte-americano de ingerência e de patrocinar o derrube do executivo liderado por Nicolás Maduro.

Despedimentos nos EUA

A queda do preço do petróleo ameaça provocar uma vaga de despedimentos nos Estados Unidos. As principais companhias anunciam cortes e congelam salários para reduzir perdas.

Temas

A política de direita – uma estratégia<br>para o subdesenvolvimento

A política de direita conduziu o País a uma situação não apenas de estagnação, mas de retrocesso económico e social, um retrocesso civilizacional que o Governo PSD-CDS agravou.
Podemos caracterizar o subdesenvolvimento pela incapacidade de um país garantir adequados níveis de educação, saúde, habitação, alimentação aos seus habitantes.

 

Argumentos
TVisto

O drama em directo

É já uma antiga prática, verdadeiramente tradicional, que quem escreva ou por qualquer outro modo discorra acerca da...
Aconteceu

Galp vende menos mas lucra mais

O resultado líquido da Galp Energia aumentou 63 milhões de euros em 2014, o que representa um crescimento de 20,2 por cento...

Indústria fecha ano em queda

O volume de negócios da indústria aumentou 0,8 por cento em Dezembro, face ao período homólogo anterior, mas o...

Tesouros do cinema

O museu dedicado ao realizador Ingmar Bergman, na Suécia, o Centro Eisenstein, em Moscovo, o Instituto Lumière, em...

Arquitectura vence prémios

Três projectos portugueses, um desenhado para a China por Siza Vieira, outro em Portugal pelo atelier Spaceworkers e outro em Cabo...

Dança distinguida em Lausanne

O bailarino português Miguel Pinheiro e o japonês Ito Mitsuru, ambos alunos da Escola de Dança do Conservatório...

Recantos da Memória

«Recantos da Memória – palavras suspensas no tempo» é o título do livro de José Alfredo Matos,...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sábado, 14...

A semana em resumo

Frases

“[É de destacar] o grande contributo que a Grécia pode dar e da qual todos...