Ainda as Jornadas Parlamentares do PCP
e a realidade no distrito de Aveiro

Lutas da terra e do mar

As quotas lei­teiras e a con­se­quente re­dução do leite pago ao pro­dutor foi o tema que do­minou a reu­nião onde es­ti­veram pre­sentes pro­du­tores de leite e carne e re­pre­sen­tantes da As­so­ci­ação de La­voura do Dis­trito de Aveiro.

Foram ou­vidas queixas quanto ao preço dos fac­tores de pro­dução – au­mento do preço do ga­sóleo e ra­ções –, tendo ainda aler­tado os de­pu­tados co­mu­nistas para o facto de o sub­sídio re­la­tivo ao ga­sóleo verde não ser ac­tu­a­li­zado há vá­rios anos. Para cima da mesa vi­eram também as pre­o­cu­pa­ções com a con­cen­tração a que se as­siste no sector, em re­sul­tado da qual tem ha­vido um cres­cente aban­dono da pro­dução por parte dos pe­quenos pro­du­tores, «con­cen­tração da pro­dução em grandes ex­plo­ra­ções» e re­dução do pa­ga­mento do preço do leite ao pro­dutor, que em média tem sido pago a trinta cên­timos por quilo.

En­ca­radas com pre­o­cu­pação pelos agri­cul­tores são ainda as al­te­ra­ções da Po­lí­tica Agrí­cola Comum, no­me­a­da­mente as de­cor­rentes da im­ple­men­tação do «gre­en­ning», que a ser apli­cado le­vará a um ainda menor ren­di­mento de­vido à li­mi­tação da pro­dução das si­la­gens para ali­men­tação animal.

Mo­tivos para des­con­ten­ta­mento têm também os agri­cul­tores pro­du­tores de ba­tata, a braços com preços de ruína e com pro­blemas no seu es­co­a­mento. Foi isso que os de­pu­tados do PCP tes­te­mu­nharam em reu­nião na fre­guesia de Tro­viscal, Oli­veira do Bairro, onde lhes foi trans­mi­tido pelos agri­cul­tores pre­sentes que este ano o preço da ba­tata pago aos pro­du­tores foi de cinco cên­timos o quilo, quando nas grandes su­per­fí­cies, na sua mai­oria im­por­tada, andou a ser ven­dida a um euro. É esta po­lí­tica de preços, con­tro­lada pela grande dis­tri­buição e as­so­ciada à im­por­tação de ba­tata, em par­ti­cular nos meses de co­lheita, a par do custo dos fac­tores de pro­dução, que ex­plica também em grande parte o «aban­dono da pro­dução na­ci­onal e da ac­ti­vi­dade agrí­cola», su­blinha o PCP.

Da reu­nião com pes­ca­dores e ma­ris­ca­dores da Tor­reira so­bres­saiu a exi­gência de que sejam im­ple­men­tadas me­didas que pro­tejam a sua ac­ti­vi­dade na Ria de Aveiro, «as­se­gu­rando a ma­nu­tenção e re­no­vação dos re­cursos ma­ri­nhos, no­me­a­da­mente através de uma fis­ca­li­zação eficaz que im­peça prá­ticas ilí­citas como o ar­rasto».

Por outro lado, sendo uma ac­ti­vi­dade muito su­jeita a longos pe­ríodos de in­ter­dição, por ra­zões sa­ni­tá­rias, é es­sen­cial ade­quar o acesso ao Fundo de Com­pen­sação Sa­la­rial às ne­ces­si­dades da re­a­li­dade so­cial destas co­mu­ni­dades, dis­po­ni­bi­li­zando-o em tempo útil.

 



Mais artigos de: Assembleia da República

Respostas claras aos problemas<br>das populações

Com­po­nente im­por­tante das Jor­nadas Par­la­men­tares do PCP, re­a­li­zadas nos dias 2 e 3 deste mês, em Aveiro, sob o lema «De­fender as pro­dução na­ci­onal, criar em­prego, va­lo­rizar sa­lá­rios e di­reitos» – cujas con­clu­sões ge­rais demos a co­nhecer na edição an­te­rior –, foi o seu pro­grama de vi­sitas e reu­niões com or­ga­ni­za­ções, es­tru­turas e en­ti­dades da mais va­riada ordem, re­pre­sen­ta­tivas da re­a­li­dade eco­nó­mica e so­cial da­quele dis­trito.
É dessa li­gação à vida, aos pro­blemas con­cretos, aos an­seios dos tra­ba­lha­dores e do povo – como é prá­tica cor­rente dos de­pu­tados co­mu­nistas – de que a se­guir se fala numa abor­dagem aos prin­ci­pais tó­picos que es­ti­veram pre­sentes nessas quase duas de­zenas de en­con­tros dos quais re­sul­taram im­por­tantes re­fle­xões que o Grupo co­mu­nista não dei­xará de in­cor­porar na sua acção fu­tura.

Pobreza a alastrar

Confirmado no decurso das visitas foi também o agravamento da pobreza no distrito de Aveiro. Uma realidade dramática que está patente no número crescente de famílias que não têm como pagar as despesas de água e electricidade, que necessitam de apoio alimentar, que...

Artimanha para despedir

Desacordo e revolta perante o que é visto como uma promoção de despedimentos e desmantelamento do serviço público de segurança social foi o que os deputados do PCP encontraram na reunião com estruturas representativas dos trabalhadores e com trabalhadores da...

Não se está condenado<br>a esta política

Numa declaração política proferida no dia 4, em nome da sua bancada, a deputada comunista Diana Ferreira voltou às conclusões das Jornadas Parlamentares para sublinhar que a realidade encontrada no distrito de Aveiro «não é diferente nem está desligada da...

Desinvestimento que mata

As ques­tões re­la­ci­o­nadas com a Saúde vol­taram ao centro da agenda par­la­mentar, faz hoje uma se­mana, 5, a pro­pó­sito de ini­ci­a­tivas le­gis­la­tivas de todas as opo­si­ções sobre os cui­dados de saúde pri­má­rios.

Falta de informação<br>em demasia

Baixaram à comissão parlamentar de Defesa para apreciação na especialidade, depois de aprovadas na generalidade pela maioria PSD/CDS-PP e pelo PS, com os votos contra de PCP, PEV e BE, as propostas de lei que procedem a alterações à Lei de Programação Militar...

O alastrar da pobreza

Realiza-se hoje, 12, por iniciativa do PCP, um debate de actualidade centrado na pobreza e nas responsabilidades do Governo pelo seu aumento muito significativo no nosso País. Na base deste agendamento, decidido nas suas recentes Jornadas Parlamentares (e que chegou a estar previsto para o passado dia 4),...

Revogar a «requalificação»

Estará hoje em debate no Parlamento o projecto de lei do PCP que pretende revogar a mobilidade especial e o regime jurídico da requalificação de trabalhadores em funções públicas. Trata-se de dois regimes que desde a primeira hora têm merecido a...