Sem abrigo aumentam no Reino Unido

Cortes agravam crise social

Os dados oficiais reconhecem que o número de sem-abrigo não parou de aumentar no Reino Unido desde 2009, e estimam que estejam actualmente nessa situação cerca de 52 mil famílias.

Porém, um estudo, publicado dia 4, revela que a escala do flagelo social é muito maior, já que a estatística oficial não contabiliza centenas de milhares de pessoas que receberam apoios «informais» das autoridades locais.

De acordo com o relatório da associação Crisis e da Fundação Joseph Rowntree, 280 mil famílias receberam um qualquer tipo de ajuda por estarem em risco de perderem a sua habitação, apoios que não são registados nas rubricas dos sem-abrigo.

Esta intervenção tem permitido conter a vaga de pessoas a viver na rua, cujo número, oficialmente, até baixou três por cento, mas a realidade mostra um aumento alarmante das famílias em risco de ficar sem tecto.

Os autores do estudo apontam os cortes na segurança social, designadamente a redução da habitação social, dos subsídios ao arrendamento e de outras prestações, pela verdadeira crise social que alastra no país.

Os despejos dispararam 18 por cento no último ano, obrigando muitas famílias a saírem de Londres, enquanto para alguns a rua foi a única solução.

O estudo afirma ainda que há milhões de «sem-abrigo ocultos».

Nesta categoria incluem-se famílias que partilham habitações com outras famílias, pessoas que dormem em sofás e no chão de casas de amigos.




Mais artigos de: Europa

Grécia recusa chantagem

Milhares de pessoas encheram, dia 5, a Praça Sintagma em protesto contra a decisão do BCE de rejeitar os títulos da dívida grega como garantia de novos empréstimos.

Um cavalo de Troia

Centenas de pessoas manifestaram-se, dia 4, em Bruxelas, contra o acordo comercial e de investimentos (TTIP) entre a União Europeia e os Estados Unidos.

Governo checo<br>sobe salário mínimo

Depois de já ter votado um aumento do salário mínimo com efeitos a Janeiro deste ano, a ministra do Trabalho e Assuntos Sociais, Michaela Tominová, declarou dia 2, que este valor deverá voltar a subir, ainda em 2015, entre 500 e 700 coroas (de 18 a 25 euros). Actualmente, um...

Siemens despede sete mil

O grupo alemão Siemens anunciou, dia 6, a intenção de eliminar sete mil postos de trabalho em todo o mundo, dos quais 3300 na Alemanha. A multinacional germânica justifica a medida com a necessidade de diminuir custos no montante de mil milhões de euros até 2016. Segundo...

Escândalo Swissleaks

O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) divulgou, dia 8, documentos confidenciais sobre o ramo suíço do banco britânico HSBC Private Bank, que revelam esquemas de evasão fiscal. A informação divulgada diz respeito a contas no...

De novo, o <i>PNR</i>

Data de reserva da viagem, data da viagem, endereço, forma de pagamento, itinerário, informação de passageiro frequente, agência de viagens utilizada, endereço de e-mail, bagagem, preferências alimentares, todo o histórico de viagens...