Escândalo Swissleaks

O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) divulgou, dia 8, documentos confidenciais sobre o ramo suíço do banco britânico HSBC Private Bank, que revelam esquemas de evasão fiscal.

A informação divulgada diz respeito a contas no valor de mais de 100 mil milhões de dólares de 106 mil clientes de 203 países.

A investigação revela que o banco deu garantias aos seus clientes de que nunca revelaria qualquer detalhe sobre contas bancárias às autoridades fiscais dos respectivos países, mesmo que houvesse indícios de fuga fiscal.

A Suíça (31,2 mil milhões de dólares), Reino Unido (21,7 mil milhões de dólares), Venezuela (14,7 mil milhões de dólares), Estados Unidos (13,3 milhões de dólares) França (12,5 milhões de dólares) são os cinco países de origem das maiores verbas depositadas no ramo suíço do HSBC.

Portugal surge em 45.º lugar nesta lista, com um total de 969 milhões de dólares (855,8 milhões de euros) depositados, distribuídos por 778 contas bancárias de 611 clientes.




Mais artigos de: Europa

Grécia recusa chantagem

Milhares de pessoas encheram, dia 5, a Praça Sintagma em protesto contra a decisão do BCE de rejeitar os títulos da dívida grega como garantia de novos empréstimos.

Um cavalo de Troia

Centenas de pessoas manifestaram-se, dia 4, em Bruxelas, contra o acordo comercial e de investimentos (TTIP) entre a União Europeia e os Estados Unidos.

Governo checo<br>sobe salário mínimo

Depois de já ter votado um aumento do salário mínimo com efeitos a Janeiro deste ano, a ministra do Trabalho e Assuntos Sociais, Michaela Tominová, declarou dia 2, que este valor deverá voltar a subir, ainda em 2015, entre 500 e 700 coroas (de 18 a 25 euros). Actualmente, um...

Cortes agravam crise social

Os dados oficiais reconhecem que o número de sem-abrigo não parou de aumentar no Reino Unido desde 2009, e estimam que estejam actualmente nessa situação cerca de 52 mil famílias. Porém, um estudo, publicado dia 4, revela que a escala do flagelo social é muito maior,...

Siemens despede sete mil

O grupo alemão Siemens anunciou, dia 6, a intenção de eliminar sete mil postos de trabalho em todo o mundo, dos quais 3300 na Alemanha. A multinacional germânica justifica a medida com a necessidade de diminuir custos no montante de mil milhões de euros até 2016. Segundo...

De novo, o <i>PNR</i>

Data de reserva da viagem, data da viagem, endereço, forma de pagamento, itinerário, informação de passageiro frequente, agência de viagens utilizada, endereço de e-mail, bagagem, preferências alimentares, todo o histórico de viagens...