Editorial

O caminho da luta

Realizou-se, no passado dia 22 de Fevereiro, na Academia Almadense, o Encontro Nacional do PCP sobre «A Situação Nacional,...
Opinião
A talhe de foice

Faz de conta

Uma semana depois de ter classificado Portugal como o «herói surpresa da retoma da zona euro» – conclusão a...
PCP

Da propaganda enganosa à necessária<br> e inapelável derrota

Os centros de decisão do grande capital, o Governo PSD/CDS-PP, desdobram-se em propaganda enganosa procurando, com este ou aquele elemento estatístico, esta ou aquela acção demagógica, esconder o desastre para onde conduziram e estão a conduzir o País. O Congresso do PSD no passado fim-de-semana foi mais uma demonstração de tal prática, a que outras se seguirão.

Actual

A «cassete»

Prodigiosa é a imaginação da direita nas formas que usa para desvalorizar ou silenciar as propostas e ideias do PCP e da...
Actual

Ao som de <i>A tourada</i>

Na encenação para telespectador-ver que foi o congresso do PSD, senti- me várias vezes a tropeçar na letra da...
Actual

Ah pois é!

«A ANA tem atuado com o único propósito de maximizar lucros, sobrecarregando de forma intolerável as companhias...
Crónica Internacional

A caminho da guerra

Da Ucrânia à Venezuela, de África e Médio Oriente aos mares da China, multiplicam-se os sinais de que a...
Em Foco

Construir a alternativa<br> nas batalhas de todos os dias

Perto de mil quadros comunistas participaram, sábado, em Almada, no Encontro Nacional do PCP sobre «A situação nacional, as eleições para o Parlamento Europeu e a luta por uma política patriótica e de esquerda». Do debate travado, como se refere nas páginas seguintes, sobressaiu de forma clara aquele que é o objectivo central para o qual devem confluir todas as múltiplas e exigentes tarefas que estão colocadas, hoje, ao colectivo partidário comunista: a ruptura com a política de direita e a construção de uma política alternativa, patriótica e de esquerda.
No encerramento do encontro, Jerónimo de Sousa afirmou que as reflexões aí produzidas assumem grande importância não apenas para a intervenção do PCP
nas grandes batalhas que tem pela frente, como também para a «necessária e imprescindível mobilização dos militantes comunistas para garantir o seu êxito».

Que fazer com o euro?

O euro é, como sempre foi, um «projecto do grande capital europeu, das transnacionais europeias e do directório de...

O caminho da vitória

«Nada pode sobrepor-se, hoje ou no futuro, à força imensa, decisiva e invencível dos...

Afirmar Abril

Comemorar os 40 anos da Revolução de Abril é uma das tarefas que o colectivo partidário comunista tem perante si...
PCP

Elevar a militância<br> intensificar a intervenção

Dando seguimento às orientações definidas pelo XIX Congresso do PCP, o Comité Central apontou as tarefas indispensáveis ao reforço da organização e intervenção partidárias. Agora, há que implementá-las. 

Um PCP mais forte

Aos mais variados níveis da estrutura partidária, estão a realizar-se assembleias das organizações,...
Trabalhadores

Avançar a passo firme

A poucos dias das marchas que hoje têm lugar, em Lisboa e no Porto, a CGTP-IN fez o balanço de três anos de aplicação do «memorando da troika» e concluiu que «o rumo insustentável imposto ao País tem de ser travado, derrotado e invertido».

Inspecção em asfixia

O Governo tem procurado paralisar a actividade da Autoridade para as Condições do Trabalho, cuja situação se irá degradar substancialmente em 2014, alertou a CGTP-IN.

Frente Comum exige actos

Os trabalhadores de todos os sectores da Administração Pública devem juntar-se hoje às marchas da CGTP-IN, apelou a Cimeira da Frente Comum de Sindicatos, que convocou uma manifestação nacional para 14 de Março.

Acção nacional de protesto

A «Família Militar» vai realizar no dia 15 de Março uma grande acção nacional de protesto, que sairá do Largo de Camões e terminará frente à Assembleia da República.

Polícias manifestam-se dia 6

Os sindicatos e associações profissionais da PSP, da GNR, da ASAE, do SEF, da Guarda Prisional e da Polícia...
Assembleia da República

Progresso, justiça social e soberania

O País está hoje pior do que em 2011, aquando da assinatura do pacto de agressão entre as troikas, mas o Governo insiste na sua política de «destruição económica, terrorismo social e abdicação da soberania».

Responder aos problemas

O PCP propôs ao Parlamento que requeira ao Tribunal de Contas uma auditoria aos benefícios ficais concedidos em todos os impostos...

Ceder aos grupos económicos

O parlamento aprovou dia 14, na generalidade, com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP e os votos contra das oposições, uma alteração da iniciativa do Governo à lei do cinema e audiovisual.

Fundo de pensões dos militares

O PCP entregou um conjunto de propostas para apreciação na especialidade em sede de comissão de Defesa Nacional relativas...
Nacional

Rumo ao 10.º Congresso

No âmbito da preparação do 10.º Congresso da JCP, que se vai realizar nos dias 5 e 6 de Abril, em Lisboa, na Faculdade de Medicina Dentária, tiveram lugar, no sábado, os Encontros Regionais de Lisboa, Porto, Santarém e Aveiro.

Cinco meses de terror

Cinco meses depois de inaugurado, o Centro Escolar Vipasca «continua a aguardar soluções para os vários problemas de construção e de outra ordem», denunciam os vereadores da CDU na Câmara de Aljustrel.

Defender as populações

O vereador da CDU na Câmara de Lisboa, Carlos Moura, a eleita da CDU no executivo da Junta de Freguesia de...

Petição discutida amanhã

A Assembleia da República (AR) vai apreciar, sexta-feira, em sessão plenária, a petição «Queremos...

Lembrar Hugo Chávez

Promovida pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), com o apoio da Embaixada da República...

Tributo a Pete Seeger

O cinema São Jorge, em Lisboa, acolhe no dia 5 de Março, às 21.30 horas, um Tributo a Pete Seeger, intitulado «We...
Europa

A verdade e o ambiente

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu desmentem várias afirmações da Quercus relativas a posições suas sobre matérias ambientais.

Protesto na Galiza

Milhares de estudantes universitários e do secundário manifestaram-se em mais de 20 localidades da Galiza contra os cortes na Educação e a nova lei orgânica.

Até quando?

A notícia espalhou-se por vários órgãos de comunicação social. No...
Internacional

Nazi-fascismo à solta

A sede central do Partido Comunista da Ucrânia (PCU) foi atacada e vandalizada, uma das consequências do que o partido considera ser um golpe de Estado organizado pelo imperialismo e por forças nazi-fascistas.

Sobre a situação na Ucrânia

Em texto divulgado anteontem, que abaixo reproduzimos na íntegra, o PCP condena o golpe de Estado na Ucrânia e solidariza-se...

Síria resiste

O Conselho de Segurança da ONU (CS) aprovou uma resolução que solicita a agilização da entrega de ajuda humanitária às populações atingidas pela guerra na Síria, país que continua sob assédio do imperialismo.

Temas

Manipulação grosseira

«Dê-me as imagens, eu arranjo a guerra». A frase é atribuída ao magnata norte-americano da comunicação social, propagandista nazi, anti-soviético e anti-comunista William R. Hearst, que, em 1897, assim terá respondido a um fotógrafo que trabalhava para os seus jornais quando este pediu para regressar de Cuba, onde não havia nenhuma guerra entre os EUA e Espanha para reportar. A manipulação de imagens e a deturpação dos acontecimentos recentes na Venezuela mostram que a máxima ainda vigora para servir os interesses golpistas do imperialismo, que procura conter aos avanços progressistas que se registam naquele país e na América Latina.

Argumentos
Um Livro por Mês

<i>Armadilha, de Rui Nunes</i>

A viagem, a última viagem? Há um caminho, a pés nus, que o olhar, mesmo cego, teima em percorrer, teima em soletrar para...
TVisto

A Leste algo de novo

A quase apaixonada cobertura televisiva dispensada à entronização de Pedro Passos Coelho, tratado como uma espécie...
Aconteceu

Dívida atinge 129% do PIB

A dívida das administrações públicas fechou o ano de 2013 nos 129 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), acima...

China reduz pobreza

O número de chineses que vivem abaixo da linha de pobreza diminuiu para 82,49 milhões em 2013, ou seja uma redução...

Renzi passa<br>no Senado italiano

Matteo Renzi, incumbido de formar governo pelo presidente de Itália, obteve, na noite de segunda-feira, 24, um voto de confiança...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   93.º...

A semana em resumo

Frases

“A vida das pessoas não está melhor, mas o país está.”...