A talhe de foice
Sem moral
Actual
As compensações de um crime
Actual
Sem relaxe
Actual
Catílina acabou mal…
PCP
Tempos de luta e confiança
A fonte da crise que atinge o nosso País, e de um modo mais geral o mundo, não está nos problemas que hoje se põem à humanidade. Está nas respostas que lhes dá o capital.
Crónica Internacional
Crise capitalista e escalada agressiva
Código para parar
A redução drástica do valor do trabalho realizado fora do horário normal é o objectivo mais imediato da tentativa de impor o Código do Trabalho e eliminar os contratos colectivos e os acordos de empresa. Ontem, primeiro feriado com a nova lei, foi dia de mostrar a determinação dos trabalhadores na luta para travar este código da exploração e defender os direitos conquistados.
Inconstitucional
Positivo?
A tragédia do «fogo social»
Nas duas iniciativas em que participou no domingo, em Monte Gordo e Portimão, o Secretário-geral do PCP reafirmou que só com a luta é possível libertar o País do pacto de agressão.
Um País que se afunda
Na última semana foram vários os acontecimentos que comprovaram a ideia de que Portugal é um País a dar passos largos em direcção ao abismo. Rejeitar o pacto de agressão é cada vez mais um imperativo patriótico.
Multa <i>doce</i>
Apostar no desporto de massas
Saudando os atletas que integraram a representação olímpica nacional, o PCP lembrou que o pleno direito à cultura física e ao desporto está longe de ser garantido pelo Estado, como prevê a Constituição.
<i>Directiva da Vergonha</i> em Portugal
No segredo dos ministérios
Sem crédito nem comentário
Faleceu José Alberto Manso Pinheiro
Na <i>Cerâmica</i> e na rua
Com tenacidade e firmeza, os trabalhadores da Cerâmica de Valadares retomaram os protestos com impacto público, para exigirem o pagamento dos salários de Maio e Julho e do subsídio de férias.
Inspecção desvalorizada
A reestruturação da Autoridade para as Condições do Trabalho «integra-se numa estratégia de progressiva desvalorização do papel da Inspecção do Trabalho», também presente na revisão das leis laborais.
Fenprof mobiliza professores
O Governo colocou-se «em confronto aberto com os professores», quando decidiu eliminar 25 mil postos de trabalho, com graves consequências para os docentes e para as escolas, acusou a Fenprof.
Corte ilegal na <i>Luís Simões</i>
Agosto de greve na <i>Portway</i>
Greve parou o sector portuário
CM Lisboa arquiva processos
APG questiona promoção
Sacrificar a saúde pública ao défice
Continuam por esclarecer importantes questões relacionadas com o controlo da qualidade e segurança alimentar. A ausência de fiscalização a produtos que comemos só confirma a existência de um preocupante funcionamento de serviços do Estado susceptível de pôr em risco a saúde pública, alerta o PCP.
Várias situações por acautelar
Pela integração efectiva
«Dois municípios, dois presidentes, as mesmas políticas desastrosas»
A CDU acusa os municípios do Porto e de Gaia de prosseguirem «as mesmas políticas desastrosas» e apela à mobilização da população e das forças vivas dos dois concelhos na rejeição das políticas anti-sociais e antidemocráticas prosseguidas por Rui Rio e Luís Filipe Menezes.
Granizo arrasa culturas no Douro
Numa carta aberta ao primeiro-ministro e à ministra da Agricultura, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) alertou para os prejuízos causados pelo granizo no Douro, que atingem proporções e valores que os lavradores não suportam.
Continuar a luta, levando-a até ao voto
Uma gota de água nos lucros do Pingo Doce
2.º Encontro Nacional de Freguesias
Quem faz a guerra não quer a paz!
Um protesto contra a fome
Centenas de activistas do Sindicato Andaluz de Trabalhadores levaram a cabo, dia 7, acções de «expropriação» em duas grandes superfícies em Écija (Sevilha) e Arcos de la Frontera (Cádis).
«Voltaremos!»
A roda dos enjeitados
A crise está a provocar o aumento preocupante do abandono de crianças na Europa, onde a roda dos enjeitados, mecanismo medieval há muito abandonado, está a alastrar em vários países.
Mão pesada para jovens amotinados
Protesto olímpico do pessoal da limpeza
As «recomendações» do BCE
Greve nacional convocada
A Confederação de Estudantes do Chile (Confech) decidiu agendar para o próximo dia 28 de Agosto uma paralisação nacional em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade.
Goldman Sachs escapa à justiça
O Departamento de Justiça norte-americano decidiu não avançar com um processo judicial contra a Goldman Sachs, contrariando as provas recolhidas por uma comissão do Senado dos EUA, que acusa o banco de ter cometido fraude.
450 mil crianças deixaram trabalho
Defender direitos
Terroristas não poupam jornalistas
América Latina em pinceladas
Lucros das grandes empresas subiram 154,6 por cento em 2010
«Condição de recursos» generaliza a miséria
O INE divulgou, em 13 de Julho de 2012, novos dados sobre o aumento da pobreza e das desigualdades em Portugal. Como os dados oficiais revelam, a taxa de risco de pobreza após as transferências sociais está a aumentar em Portugal. Em 2010, 18% da população portuguesa, ou seja, 1 900 000 portugueses já viviam na pobreza.
Política privatizadora devasta serviços públicos locais
Em documento recentemente divulgado, o STAL denuncia as crescentes pressões privatizadoras exercidas sobre as autarquias e alerta que a destruição dos serviços públicos significará mais desemprego, injustiças e desigualdades no acesso a bens e serviços essenciais. Reafirmando a sua oposição frontal a esta política, o STAL apela aos trabalhadores e às populações para que resistam e defendam o poder local, os serviços públicos e o direito ao futuro.
A situação na Colômbia e o projecto das FARC-EP
Influentes media norte-americanos manifestaram nas últimas semanas inquietação com a situação político-económica e militar na Colômbia, o aliado preferencial dos EUA na América Latina, apresentado habitualmente como modelo democrático para o hemisfério.
TVisto
«Don’t disturb»
Destaque
A manobra de diversão dos malefícios do tabaco
Religiões
Capitalismo e solidariedade cristã: as voltas que o mundo dá!..
Suplemento Jornal Avante!
Festa do Livro
O coração da Festa do Avante!
O Espaço Central é o local nobre da Festa do Avante!, o seu coração: ali se evocam figuras e acontecimentos marcantes da história e da cultura portuguesas; ali estão as grandes exposições políticas e culturais; ali está, no fundo, o Partido Comunista Português, a sua história, as suas análises, o seu projecto, a sua luta.