Grã-Bretanha

Mão pesada para jovens amotinados

Um tribunal londrino sentenciou, dia 8, com penas até nove anos de prisão, 16 jovens implicados nos motins urbanos que abalaram a capital britânica no Verão de 2011. Apenas um dos condenados saiu com pena suspensa, de acordo com o jornal The Guardian.

Os arguidos, com idades entre os 15 e os 25 anos, foram julgados na base de imagens captadas por câmaras de vigilância e de vídeos amadores difundidos pela rede YouTube, previamente analisados pelos investigadores judiciais.

Um ano após os acontecimentos, a polícia continua a tentar localizar duas dezenas de indivíduos que alegadamente terão tido um papel central nos distúrbios. Entretanto, mais de duas mil pessoas já foram julgadas em tribunal no âmbito deste processo.



Mais artigos de: Europa

Um protesto contra a fome

Centenas de activistas do Sindicato Andaluz de Trabalhadores levaram a cabo, dia 7, acções de «expropriação» em duas grandes superfícies em Écija (Sevilha) e Arcos de la Frontera (Cádis).

«Voltaremos!»

Um amplo dispositivo da guarda civil desalojou, dia 10, o grupo de trabalhadores rurais que ocupava há 18 dias a herdade das Turquillas, em Osuna (Sevilha), propriedade do Ministério da Defesa, exigindo que a terra fosse dada a quem a trabalha. Segundo relatou Sánchez Gordillo ao jornal basco Gara...

A roda dos enjeitados

A crise está a provocar o aumento preocupante do abandono de crianças na Europa, onde a roda dos enjeitados, mecanismo medieval há muito abandonado, está a alastrar em vários países.

Protesto olímpico do pessoal da limpeza

A estação de Stratford, principal acesso ao Parque Olímpico, foi palco, dia 9, de um protesto do pessoal de limpeza do metropolitano de Londres, que cumpria a primeira jornada de uma greve de 48 horas por aumentos remuneratórios. O sindicato dos trabalhadores dos transportes, RTM, decidiu...

As «recomendações» do BCE

O relatório mensal do Banco Central Europeu (BCE) afirma a satisfação desta instituição com as «amplas reformas» levadas a cabo pelos governos da Irlanda, Grécia, Portugal e Espanha. No entanto, o BCE não se encontra ainda totalmente...