Editorial

PROVOCAÇÕES SAZONAIS

É assim todos os anos: quando se aproxima a Festa do Avante!, os anticomunistas de serviço, provocadores por ofício e...
Opinião
A talhe de foice

Sem moral

Esta foi a terceira e a última vez que o Governo levou a cabo uma mal disfarçada amnistia fiscal e de branqueamento de capitais....
Actual

As compensações de um crime

O Estado, por via do chamado Regime Excepcional de Regularização Tributária (RERT III) decorrido entre 1 de Janeiro e 13...
Actual

Sem relaxe

Tendo nascido e crescido num país submetido a uma feroz ditadura fascista e tendo tido a incrível sorte de viver os tempos...
Actual

Catílina acabou mal…

Cícero, cônsul de Roma antiga, referindo-se a Catílina proferiu um dia a celebre frase «Até quando vais tu,...
PCP

Tempos de luta e confiança

A fonte da crise que atinge o nosso País, e de um modo mais geral o mundo, não está nos problemas que hoje se põem à humanidade. Está nas respostas que lhes dá o capital.

Em Foco

Código para parar

A redução drástica do valor do trabalho realizado fora do horário normal é o objectivo mais imediato da tentativa de impor o Código do Trabalho e eliminar os contratos colectivos e os acordos de empresa. Ontem, primeiro feriado com a nova lei, foi dia de mostrar a determinação dos trabalhadores na luta para travar este código da exploração e defender os direitos conquistados.

Inconstitucional

A CGTP-IN alertou para o facto de a nova legislação laboral conter diversas inconstitucionalidades. Criticou o Presidente da...

Positivo?

As preocupações que o Grupo Transdev divulgou, sobre as implicações negativas que as alterações na...
PCP

A tragédia do «fogo social»

Nas duas iniciativas em que participou no domingo, em Monte Gordo e Portimão, o Secretário-geral do PCP reafirmou que só com a luta é possível libertar o País do pacto de agressão.

Um País que se afunda

Na última semana foram vários os acontecimentos que comprovaram a ideia de que Portugal é um País a dar passos largos em direcção ao abismo. Rejeitar o pacto de agressão é cada vez mais um imperativo patriótico.

Multa <i>doce</i>

A multa aplicada ao grupo Jerónimo Martins/Pingo Doce, no valor de cerca de 30 mil euros, em consequência da campanha...

Apostar no desporto de massas

Saudando os atletas que integraram a representação olímpica nacional, o PCP lembrou que o pleno direito à cultura física e ao desporto está longe de ser garantido pelo Estado, como prevê a Constituição.

No segredo dos ministérios

  O Governo entregou em Bruxelas a reprogramação estratégica do QREN «sem que estivesse concluído o...
Trabalhadores

Na <i>Cerâmica</i> e na rua

Com tenacidade e firmeza, os trabalhadores da Cerâmica de Valadares retomaram os protestos com impacto público, para exigirem o pagamento dos salários de Maio e Julho e do subsídio de férias.

Inspecção desvalorizada

A reestruturação da Autoridade para as Condições do Trabalho «integra-se numa estratégia de progressiva desvalorização do papel da Inspecção do Trabalho», também presente na revisão das leis laborais.

Fenprof mobiliza professores

O Governo colocou-se «em confronto aberto com os professores», quando decidiu eliminar 25 mil postos de trabalho, com graves consequências para os docentes e para as escolas, acusou a Fenprof.

Agosto de greve na <i>Portway</i>

A realização das greves de 24 horas, nos dias 15, 17 e 31 de Agosto, e das greves ao trabalho suplementar, em todos os demais...

CM Lisboa arquiva processos

O vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa assumiu perante os sindicatos da CGTP-IN o compromisso de que vão ser...
Assembleia da República

Sacrificar a saúde pública ao défice

Continuam por esclarecer importantes questões relacionadas com o controlo da qualidade e segurança alimentar. A ausência de fiscalização a produtos que comemos só confirma a existência de um preocupante funcionamento de serviços do Estado susceptível de pôr em risco a saúde pública, alerta o PCP.

Nacional

«Dois municípios, dois presidentes, as mesmas políticas desastrosas»

A CDU acusa os municípios do Porto e de Gaia de prosseguirem «as mesmas políticas desastrosas» e apela à mobilização da população e das forças vivas dos dois concelhos na rejeição das políticas anti-sociais e antidemocráticas prosseguidas por Rui Rio e Luís Filipe Menezes.

Granizo arrasa culturas no Douro

Numa carta aberta ao primeiro-ministro e à ministra da Agricultura, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) alertou para os prejuízos causados pelo granizo no Douro, que atingem proporções e valores que os lavradores não suportam.

Europa

Um protesto contra a fome

Centenas de activistas do Sindicato Andaluz de Trabalhadores levaram a cabo, dia 7, acções de «expropriação» em duas grandes superfícies em Écija (Sevilha) e Arcos de la Frontera (Cádis).

«Voltaremos!»

Um amplo dispositivo da guarda civil desalojou, dia 10, o grupo de trabalhadores rurais que ocupava há 18 dias a herdade das...

A roda dos enjeitados

A crise está a provocar o aumento preocupante do abandono de crianças na Europa, onde a roda dos enjeitados, mecanismo medieval há muito abandonado, está a alastrar em vários países.

Internacional

Greve nacional convocada

A Confederação de Estudantes do Chile (Confech) decidiu agendar para o próximo dia 28 de Agosto uma paralisação nacional em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade.

Goldman Sachs escapa à justiça

O Departamento de Justiça norte-americano decidiu não avançar com um processo judicial contra a Goldman Sachs, contrariando as provas recolhidas por uma comissão do Senado dos EUA, que acusa o banco de ter cometido fraude.

Defender direitos

A maior greve de sempre no metropolitano de Buenos Aires prosseguiu segunda-feira, pelo nono dia consecutivo, depois de terem fracassado as...
Temas

Lucros das grandes empresas subiram 154,6 por cento em 2010

O INE acabou de divulgar uma publicação importante com o titulo «Evolução do Sector Empresarial em Portugal 2004/2010». E os dados constantes dessa publicação revelam que as grandes empresas (empresas com mais de 250 trabalhadores e com um volume de negócios superior a 50 milhões de euros/ano) estão a obter elevados lucros; por outras palavras, nem todas as empresas estão a perder com a crise como os patrões e o Governo pretendem fazer crer à opinião pública.

«Condição de recursos» generaliza a miséria

O INE divulgou, em 13 de Julho de 2012, novos dados sobre o aumento da pobreza e das desigualdades em Portugal. Como os dados oficiais revelam, a taxa de risco de pobreza após as transferências sociais está a aumentar em Portugal. Em 2010, 18% da população portuguesa, ou seja, 1 900 000 portugueses já viviam na pobreza.

Política privatizadora devasta serviços públicos locais

Em documento recentemente divulgado, o STAL denuncia as crescentes pressões privatizadoras exercidas sobre as autarquias e alerta que a destruição dos serviços públicos significará mais desemprego, injustiças e desigualdades no acesso a bens e serviços essenciais. Reafirmando a sua oposição frontal a esta política, o STAL apela aos trabalhadores e às populações para que resistam e defendam o poder local, os serviços públicos e o direito ao futuro.

A situação na Colômbia e o projecto das FARC-EP

Influentes media norte-americanos manifestaram nas últimas semanas inquietação com a situação político-económica e militar na Colômbia, o aliado preferencial dos EUA na América Latina, apresentado habitualmente como modelo democrático para o hemisfério.

Argumentos
TVisto

«Don’t disturb»

O chamado Caso dos Submarinos anda desde há muito como que a vogar por aí, meio submerso. Sabe-se do que se trata: no tempo em...
Festa do Avante!

Festa do Livro

A Festa do Livro volta este ano com muitas novidades das Edições Avante! e de muitas outras...

O coração da Festa do Avante!

O Espaço Central é o local nobre da Festa do Avante!, o seu coração: ali se evocam figuras e acontecimentos marcantes da história e da cultura portuguesas; ali estão as grandes exposições políticas e culturais; ali está, no fundo, o Partido Comunista Português, a sua história, as suas análises, o seu projecto, a sua luta.

Aconteceu

Área ardida triplica

A área já ardida este ano mais do que triplicou em relação ao mesmo período de...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Sábado, 18 de Agosto...

A semana em resumo

Frases

“Estado encaixa €258,4 milhões de imposto sobre €3,4 mil milhões em...