A talhe de foice
Censo sem senso
Actual
Com uma imensa alegria
Actual
Sempre comunista
Actual
<i>Facebook</i>, ingenuidades e reaccionarices
Crónica Internacional
É tempo de Impedir a guerra
Pescadores respondem a nova ameaça
No dia 25 de Fevereiro, em mais de 60 embarcações, pescadores de ambas as margens do Tejo partiram da Trafaria e concentraram-se em Pedrouços, para repudiarem o novo Código Contributivo da Segurança Social, em vigor desde 1 de Janeiro. Armadores da pesca artesanal e costeira poderão ter de abandonar a actividade.
90 anos de futuro
Com casa cheia e um caloroso ambiente de alegria e confiança, o PCP iniciou sexta-feira à noite, na Aula Magna da Universidade de Lisboa, a celebração do 90.º aniversário da fundação do Partido. Lembrando e honrando um passado glorioso, o comício-festa foi vigorosamente apontado às batalhas do presente e à construção de melhor futuro.
Fazer a <i>terra sem amos</i>
Um Partido a crescer
Largas centenas de militantes e simpatizantes comunistas assinalaram o 90.º aniversário num grande almoço realizado no Seixal, com a presença de Jerónimo de Sousa.
O <i>Comunista</i> e <i>O Têxtil</i>
Comemorações por todo o País
Venda especial
Acto de vassalagem
O PCP acusa o Governo de se ter comprometido, no encontro com Angela Merkel, com mais dependência económica, novos ataques a quem trabalha, subserviência política e menos soberania.
Quando o Estado dá o (mau) exemplo
A campanha do PCP contra a precariedade tem também expressão na Assembleia da República, onde os comunistas denunciam empresas que usam e abusam dos vínculos precários.
Mais e melhor emprego na <i>Autoeuropa</i>
Disponível para lutar
80 anos do <i>Avante!</i>
Reforçar a acção política
Primeiros frutos da luta
A administração da Secil abandonou a intenção de congelar salários, enquanto os mineiros da Panasqueira conquistaram uma actualização de 2,5 por cento e um novo subsídio.
Protesto a transbordar
A plataforma sindical dos professores apelou a uma grande iniciativa de protesto, no dia 12, colocando como objectivo encher o Campo Pequeno e daqui para a rua, em direcção ao ME.
Inaceitável no conteúdo e na forma
A CGTP-IN considera que a Declaração Conjunta sobre um Acordo Tripartido para a Competitividade e Emprego é contrária aos interesses dos trabalhadores e não se integra num processo de negociação sério.
Polícias vão a S. Bento
Lutas nos transportes e comunicações
Luta mantém-se em Loures
Despedimento impedido
Trabalhadores lutam<br>nos locais de trabalho
Há populações ainda abandonadas
Passado um ano sobre a tragédia que se abateu sobre a Madeira há populações que ainda não receberam a ajuda necessária à reconstrução das habitações e à salvaguarda da segurança de pessoas e bens.
Pelo emprego com direitos
Combater os falsos recibos verdes convertendo-os em contratos efectivos – dando com isso um precioso contributo à luta pelo emprego com direitos – , eis, em síntese, a solução inovadora proposta pelo PCP em projecto de lei que esteve em debate sexta-feira passada no Parlamento.
Laboração da mina de Aljustrel
Pôr ordem na casa
Travado retrocesso
É pela luta que as mulheres defendem os seus direitos
O PCP vai promover, no dia 28 de Março, uma Audição Parlamentar sobre os direitos de maternidade e paternidade, na qual pretende recolher diversos testemunhos de mulheres trabalhadoras e as opiniões das diversas organizações – sindicatos, associações de mulheres, entre outras – ao mesmo tempo que prosseguirá a sua iniciativa legislativa nesta área.
Alunos obrigados a abandonar a escola
A propósito de novas freguesias
Direitos arrasados
Os sindicatos romenos admitem recorrer à greve geral para travar o desmantelamento da legislação laboral e a eliminação dos direitos elementares dos trabalhadores.
Cruzada reaccionária
O governo checo, dominado pelo Partido Cívico Democrático (ODS), lançou uma campanha com o objectivo declarado de ilegalizar do Partido Comunista da Boémia-Morávia (KSCM).
Protestos eclodem no Norte
Comissário demarca-se de posição sobre Líbia
Franceses desejam revoltar-se
A política agrícola que faz falta
Líbia cercada pelo imperialismo
Forças leais ao governo líbio e grupos afectos aos rebeldes continuam a disputar o controlo das principais cidades do país, ao mesmo tempo que o imperialismo aperta o cerco a Khadafi.
Não à agressão imperialista na Líbia
Protestos contra a ocupação
Uma multidão de afegãos manifestou-se, domingo, em Cabul, contra a ocupação e acusou os EUA de serem responsáveis pela morte de civis e pela destruição do país.
Protestos alastram
Angola exige explicações
Um homem chamado «Gineto»
Baptista Pereira nasceu em Alhandra a 7 de Março de 1921, um dia depois fundação do PCP, a que viria a aderir em 1946, e viveu a sua infância junto ao Tejo. Soeiro Pereira Gomes, que se fixou nesta vila na década de 30, escolheu-o para personagem do seu mais conhecido romance, Esteiros, que conta a história das crianças obrigadas a trabalhar nos telhais da vila e onde o «Gineto» (Baptista Pereira) já revelava grandes qualidades de nadador.
No ano em que completaria 90 anos, tal como o seu Partido, lembramos o «maior nadador português de sempre», o «homem vertical», o «operário lutador e solidário» que foi Baptista Pereira, com uma entrevista (inédita em Portugal) que José Casanova, actual director do Avante!, lhe fez no longínquo Natal de 1972, em Bruxelas.
Companheiros de caminho
A porta abriu-se e Pedro deixou passar um homem alto, magro e com uma cara talhada por rugas, mas atractivo. Entrou com a cabeça baixa, que só levantou quando a porta se fechou. Cumprimentou os donos da casa, Isabel e Jorge, e agradeceu a hospedagem que estes amigos lhe davam a pedido de Pedro, velho amigo dos dois.