Chipre

Protestos eclodem no Norte

Mais de 20 mil pessoas manifestam-se, dia 2, no Norte de Nicósia, contra as medidas de austeridade impostas pela Turquia, potência que mantém a parte Norte do Chipre sob ocupação desde 1974.

Já em 28 de Janeiro a população do Norte se tinha manifestado contra as restrições orçamentais ditadas por Ankara para reduzir o défice do território. O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, reagiu com arrogância colonial, acusando os manifestantes de «cuspirem na mão de quem lhes dá de comer» e ameaçando-os com a Justiça.

As declarações de Erdogan foram mal recebidas e atearam ainda mais a contestação contra a tutela turca, trazendo às ruas cerca de um sétimo da população turco-cipriota, para exigir o fim da ocupação turca e a reunificação da ilha.

Na sexta-feira, 4, as instalações do jornal Afrika, partidário da reunificação, foram alvejadas a tiro e o seu chefe de redacção, Sener Levent, recebeu ameaças de morte.

A população autóctone sente-se cada vez mais oprimida pela forte presença militar turca (cerca de 40 mil soldados) e por um número crescente de colonos turcos que se têm instalado no Norte de Chipre.



Mais artigos de: Europa

Direitos arrasados

Os sindicatos romenos admitem recorrer à greve geral para travar o desmantelamento da legislação laboral e a eliminação dos direitos elementares dos trabalhadores.

Cruzada reaccionária

O governo checo, dominado pelo Partido Cívico Democrático (ODS), lançou uma campanha com o objectivo declarado de ilegalizar do Partido Comunista da Boémia-Morávia (KSCM).

Comissário demarca-se de posição sobre Líbia

O comissário europeu maltês, John Dalli, demarcou-se da posição oficial da União Europeia sobre a Líbia, recusando-se a exigir a demissão de Muammar Khadafi. Numa intervenção pública, dia 4, em Malta, Dalli considerou não ter o direito de se...

Franceses desejam revoltar-se

Mais de metade dos franceses desejaria uma revolta popular no seu país, revelou um inquérito encomendado pelo L'Humanité Dimanche, que dá conta de um agravamento das desigualdades sociais num dos países mais ricos da Europa. Em simultâneo, a sondagem, realizada entre 10 e 13 de...

A política agrícola que faz falta

«Agricultura familiar e mundo rural – Soberania alimentar para Portugal»: mais uma iniciativa organizada no âmbito da campanha Portugal a produzir, que contou com a participação de mais de duas centenas de pessoas, agricultores e gente ligada ao meio...