Um Partido a crescer
Largas centenas de militantes e simpatizantes comunistas assinalaram o 90.º aniversário num grande almoço realizado no Seixal, com a presença de Jerónimo de Sousa.
No almoço foi feito um apelo aos simpatizantes para que aderissem ao PCP
Esta foi a segunda das cinco grandes iniciativas comemorativas do aniversário do PCP, apenas dois dias após o grande comício da Aula Magna, em Lisboa. E ali estiveram, entusiásticos, centenas de militantes e simpatizantes do PCP no concelho do Seixal, acompanhados aqui e ali por mais alguns vindos de concelhos vizinhos – esta esteve muito longe de ser a única iniciativa comemorativa dos 90 anos do Partido realizada no domingo na Península de Setúbal.
O almoço do Seixal revelou um Partido mais forte, como fez questão de salientar Joana Antunes, do Executivo da Direcção da Organização Regional de Setúbal do Partido e responsável pela organização concelhia do Seixal. «Apesar de ser possível e necessário ir mais longe, a organização concelhia do Seixal continua a crescer», afirmou na sua intervenção, revelando em seguida a adesão ao Partido de 149 novos militantes, 96 dos quais com menos de 40 anos.
«Saudamos todos os novos membros do Partido que decidiram juntar a sua à nossa voz e reforçar com a sua presença, a sua inteligência, a sua criatividade e coragem o número dos que lutam por um futuro melhor», destacou a responsável, deixando um convite aos simpatizantes presentes para que ali dessem o passo de se tornarem militantes comunistas.
Joana Antunes guardou ainda algumas palavras para o 80.º aniversário do Avante!, realçando que cada vez mais «só quem lê o Avante! se pode considerar realmente bem informado sobre a realidade nacional». E lembrou também a realização, a 10 de Abril em Almada, da 8.ª Assembleia da Organização Regional de Setúbal do PCP.
Antes, Laura Laurentino, da JCP, tinha valorizado os «90 incansáveis anos ao lado dos jovens, das mulheres, dos trabalhadores e do povo português na defesa e conquista dos seus direitos». Laura Laurentino expressou ainda o orgulho na história do Partido, na sua resistência árdua no passado e na sua intervenção diária, realçando ser «com convicção da actualidade do nosso projecto que a JCP dá continuidade à luta de gerações de jovens comunistas».
Antes das intervenções, a voz única de Luísa Basto emocionou os presentes, lembrando-os como a música tem estado sempre presente na luta dos trabalhadores e dos povos e como pode ser uma preciosa aliada na transformação do mundo.
Depois de Jerónimo de Sousa apelar à luta pela edificação de «uma terra sem amos» (ver páginas anteriores), as centenas de pessoas presentes uniram-se num imenso abraço fraterno ao som do Avante, camarada e d' A Internacional e ainda cantaram os Parabéns a Você ao Partido.