PCP
A luta pela alternativa em Lisboa – um caso exemplar
Artigo de acesso livre
Crónica Internacional
O cortejo de hipócritas
Artigo de acesso livre
A talhe de foice
Memória
Actual
Os trabalhadores têm razão
Actual
Início de ano na Palestina
Actual
«Pré-escolar recebe mais alunos mas os pobres são cada vez menos»
O País real na tribuna do XXII Congresso do PCP
Pela tribuna do XXII Congresso do PCP, realizado em Almada entre 13 e 15 de Dezembro, passaram dirigentes de todas as organizações regionais do Partido, que deram a conhecer as lutas travadas, os avanços alcançados, as dificuldades encontradas e os caminhos para as superar.
Um «banho de realidade» por quem todos os dias a transforma
O XXII Congresso do PCP foi, como aí afirmou o Secretário-Geral do PCP, um «banho de realidade», com várias intervenções a realçarem a luta concreta que se trava nas empresas, nos serviços, nas escolas, nas localidades, nas ruas. Nesta página recordamos de passagem algumas delas, que fizeram de mais este congresso do PCP uma realização sem paralelo no panorama político português. Nas páginas seguintes prosseguimos o tratamento das intervenções centrais.
Subidas de preços tornam clara a necessidade de nova política
Artigo de acesso livre
Margarida Botelho proferiu, no dia 3, em nome do PCP, uma declaração sobre os anunciados aumentos de preços, o agravamento do custo de vida e a resposta necessária a estes problemas – o aumentos dos salários e pensões.
100 acções para 100 mil assinaturas
Artigo de acesso livre
Dia 14, de Norte a Sul e nas ilhas, os comunistas estarão de novo nas ruas, locais de trabalho e escolas poe todo o País. Trata-se de mais uma jornada da acção nacional Aumentar Salários e Pensões, para uma vida melhor, para a qual estão agendas mais de 250 iniciativas.
Fim de portagens em ex-SCUT é resultado da luta e da intervenção do PCP
Artigo de acesso livre
Treze anos de portagens chegaram ao fim, no dia 1, em grande parte das ex-SCUT do País. Pelo seu termo, contabiliza-se a importante intervenção do PCP e a luta de numerosas organizações de utentes e da população. Contabiliza-se, igualmente, a hipocrisia de PS, PSD e CDS, a que se somam, mais recentemente, IL e Chega.
O Militante tem nova imagem e os objectivos de sempre
Está desde hoje disponível a edição de O Militante correspondente aos meses de Janeiro e Fevereiro de 2025, com uma nova imagem gráfica e o mesmo objectivo de contribuir para o esclarecimento e a formação de quadros e militantes do PCP.
Combate às desigualdades exige outra política
Alargar o acesso à IVG até às 12 semanas
Força das greves fez ouvir reivindicações justas
As lutas em unidade e com firmeza, na Veolia (Super Bock), na Atlânticoline e em centros de distribuição postal dos CTT, evoluíram para a convocação de greves. Só assim mudaram as posições patronais.
Por negociação sem exclusão FENPROF do lado certo
A FENPROF contestou a forma como foi apresentado o protocolo sobre a revisão do Estatuto da Carreira Docente, tal como o seu conteúdo. Optou por «ficar do lado dos professores» e não prescinde de negociar.
FNAM exige seriedade e soluções
É preciso garantir o acesso de todos à Saúde, reafirma o PCP
Mobilização pela paz a crescer para dia 18
Artigo de acesso livre
São cada vez mais as organizações que subscrevem o apelo à manifestação nacional «É urgente pôr fim à guerra! Todos juntos pela paz!», que se realiza em Lisboa no sábado, 18 de Janeiro, às 15h00.
Aprovado desenvolvimento sustentável de Serpa
Atracção de novos habitantes e fixação de pessoas no concelho de Serpa, melhoria da eficiência energética da Zona Industrial Agro-alimentar, valorização de todas as localidades, são algumas das medidas anunciadas pela Câmara Municipal para 2025.
PSD, CDS, Chega, IL e PS recusam reposição de freguesias em Braga
Na Comissão de Poder Local da Assembleia da República, PSD, CDS, Chega, IL e PS rejeitaram, com a oposição do PCP, todos os dez processos de reversão de freguesias referentes ao concelho de Braga.
André Araújo é o candidato da CDU à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia
CDU visita Presépio de Priscos e deixa mensagem de confiança
Câmara do Seixal abre concurso para escolas em Corroios e Fernão Ferro
Em defesa do SNS
Ucrânia corta gás e agrava situação energética na UE
Após as consequências da imposição das sanções da UE ao petróleo e gás da Rússia, por decisão do Governo ucraniano o gás russo deixa de chegar através da Ucrânia a países europeus, como a Eslováquia, a Hungria ou a Áustria. Os grandes beneficiários continuarão a ser os EUA, que têm sido igualmente dos principais instigadores do conflito que se trava no Leste da Europa.
Oposição na Moldávia apela à defesa dos interesses do país
«Inferno» na Faixa de Gaza e guerra na região
Artigo de acesso livre
Tropas israelitas continuam a massacrar palestinianos na Faixa de Gaza e a assassinar, prender e confiscar terras na Cisjordânia. No Líbano, continuam a violar sistematicamente o cessar-fogo e, na Síria, a bombardear instalações militares, ocupar mais áreas junto aos Montes Golã e a controlar fontes de água. Os EUA reforçam as suas 14 bases militares em território sírio.
Cuba comemorou 66 anos do triunfo da sua Revolução
Artigo de acesso livre
Cuba celebrou no dia 1 de Janeiro o 66.º aniversário da sua Revolução e reiterou que continua a luta pela defesa do seu direito à soberania, à autodeterminação e ao desenvolvimento, face à crescente hostilidade dos EUA.
Honduras podem encerrar base militar dos EUA
A presidente das Honduras, Xiomara Castro, advertiu que o seu governo poderá tomar a decisão de encerrar a base militar dos EUA no país, caso a próxima administração norte-americana concretize a ameaça de deportação em grande escala de hondurenhos, entre outros imigrantes.