Aprovado desenvolvimento sustentável de Serpa

Atracção de novos habitantes e fixação de pessoas no concelho de Serpa, melhoria da eficiência energética da Zona Industrial Agro-alimentar, valorização de todas as localidades, são algumas das medidas anunciadas pela Câmara Municipal para 2025.

Melhorar a qualidade de vida das populações


As grandes opções do plano (GOP) para o último ano do mandato e o orçamento para 2025 foram aprovados em reunião da Assembleia Municipal, realizada a 27 de Dezembro de 2024.

O orçamento apresenta uma dotação global de 36 225 713 euros, mais 3 682 756 euros (11,32 por cento) do que o apresentado na proposta para 2024, prevendo-se receitas correntes no montante de 26 790 113 euros e receitas de capital de 9 435 600 euros, uma despesa corrente de 26 240 113 euros e despesas de capital no montante de 9 985 600 euros.

O plano de actividades 2025, de continuidade à semelhança dos anteriores, enfoca em três grandes eixos estratégicos: qualidade de vida e coesão social e territorial, forte identidade e gestão municipal ao serviço da população, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida das populações e de promover o desenvolvimento sustentável do concelho.

As prioridades definidas incluem a valorização de todas as localidades, a melhoria das condições dos espaços e equipamentos públicos, a requalificação da rede viária, a melhoria da mobilidade urbana, a optimização da gestão de resíduos, água e saneamento básico, a promoção do turismo cultural e de natureza, a salvaguarda patrimonial, a promoção dos produtos endógenos e tradicionais de qualidade, bem como da cultura e tradições locais.

A revisão do Plano de Pormenor e Salvaguarda do Núcleo Histórico de Serpa e da Reserva Ecológica Nacional, a criação de novos lotes para habitação, a requalificação da Escola Secundária de Serpa e o projecto de melhoria da eficiência energética da Zona Industrial Agro-alimentar de Serpa encontram também destaque nestas GOP, inseridas em contextos alargados de melhoria contínua dos sectores da sustentabilidade ambiental, da educação, da acção social e da economia.

A defesa de serviços públicos essenciais e políticas centrais promotoras de desenvolvimento, nomeadamente ao nível da saúde, da educação e da justiça está igualmente inserida neste plano, tal como o aumento da capacidade financeira das autarquias locais, com vista a contribuir para dotar o concelho de melhores condições para os residentes e a criar maior atractividade conducente à atracção de novos habitantes e à fixação de pessoas.

 



Mais artigos de: Nacional

Mobilização pela paz a crescer para dia 18

São cada vez mais as organizações que subscrevem o apelo à manifestação nacional «É urgente pôr fim à guerra! Todos juntos pela paz!», que se realiza em Lisboa no sábado, 18 de Janeiro, às 15h00.

André Araújo é o candidato da CDU à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

A CDU apresentou André Araújo como candidato à Câmara Municipal (CM) de Vila Nova de Gaia, apontando as questões dos transportes e mobilidade, da habitação e do ambiente e urbanismo como prioridades para um concelho com grandes potencialidades, mas onde persistem injustiças e desigualdades que urge superar. O candidato...

CDU visita Presépio de Priscos e deixa mensagem de confiança

No domingo, uma delegação da CDU, com João Oliveira, deputado ao Parlamento Europeu, Vítor Rodrigues, vereador na Câmara de Braga, João Baptista, eleito na Assembleia Municipal, entre outros eleitos e activistas, visitou o Presépio de Priscos. O tema deste ano do Presépio é o acolhimento de...

Câmara do Seixal abre concurso para escolas em Corroios e Fernão Ferro

O executivo da Câmara Municipal do Seixal (CMS) aprovou, na passada semana, a abertura de um concurso público para a realização da empreitada de construção/concepção da futura escola básica (EB) do 1.º ciclo e jardim de infância (JI) das Lagoas, em Fernão Ferro, pelo preço-base de 4 415 000 euros. Foi igualmente aprovada...

Em defesa do SNS

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro realiza no sábado, 11, uma reunião aberta à população, às 15h00, no Grupo Desportivo «Os Leças», para debater a situação local dos cuidados de saúde. Segunda-feira, 6, a Coordenadora das Comissões de Utentes do Litoral Alentejano criticou a recente obrigatoriedade,...