PSD, CDS, Chega, IL e PS recusam reposição de freguesias em Braga

Na Comissão de Poder Local da Assembleia da República, PSD, CDS, Chega, IL e PS rejeitaram, com a oposição do PCP, todos os dez processos de reversão de freguesias referentes ao concelho de Braga.

Confronto com a vontade das populações

«Este encaminhamento confronta a vontade das populações e as decisões tomadas pelos órgãos autárquicos de freguesia e municipais. A decisão é ainda mais grave porque se suporta na infundada consideração de incumprimento dos prazos dos processos», acusa a CDU, em nota de imprensa.

Depois de a Câmara Municipal de Braga ter aprovado por unanimidade uma proposta da CDU contra o «veto de secretaria» que está a ser preparado na Assembleia da República (AR), exigindo que nenhum dos processos de desagregação de uniões de freguesias do concelho de Braga seja impedido a pretexto de uma interpretação restritiva do prazo de 21 de Dezembro de 2022, a Assembleia Municipal (AM) de Braga aprovou, no passado dia 20, uma deliberação similar, também por iniciativa da CDU, cujo texto foi consensualizado por todas as forças políticas e eleitos. Nesta moção, sublinha-se o amplo consenso da AM quanto à importância de ouvir as populações e respeitar a sua vontade no processo de reorganização das freguesias; reforça-se que nenhum processo de desagregação deve ser inviabilizado com base numa interpretação restritiva do prazo de 21 de Dezembro de 2022; exorta-se o legislador nacional a avaliar a alteração da Lei n.º 39/2021, de 24 de Junho, de forma a concretizar plenamente a vontade das populações e garantir o respeito pelos princípios democráticos.

Recorde-se que as assembleias das uniões de freguesia de Este São Pedro e São Mamede; Arentim e Cunha; Vilaça e Fradelos; Merelim S. Pedro e Frossos; Real, Dume e Semelhe; Merelim S. Paio, Panóias e Parada de Tibães; Morreira e Trandeiras; Crespos e Pousada; Celeirós, Aveleda e Vimieira; Cabreiros e Passos S. Julião; e a Assembleia Municipal de Braga; deliberaram, nos termos da lei, pela desagregação das freguesias e nenhum pretexto legal deve servir para impedir a concretização destes processos.

A CDU denuncia ainda o facto de PSD, CDS, Chega, IL e PS «dizerem uma coisa em Braga e fazerem outra na AR» e de haver deputados na AR de PSD e PS que «votaram uma coisa na AM, depois dos seus grupos parlamentares fazerem exactamente o aposto».

O relatório sobre os processos de desagregação de freguesias de todo o País é votado ainda neste mês de Janeiro.

 

Odemira

A CDU expressou a sua «profunda indignação» perante a postura «incoerente e contraditória» do PS no processo de reposição das freguesias de Vale de Santiago, Bicos e Colos. Os eleitos do PCP recordam as reuniões do Grupo de Trabalho para a Reposição das Freguesias da AR, nos dias 6 e 17 de Dezembro passado, nas quais o PS «optou por alterar o seu voto [contra] pela abstenção», numa «manobra que, longe de corrigir o erro inicial, manteve o bloqueio à reposição das freguesias». Os comunistas criticaram igualmente as declarações do presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, por «branquear esta realidade».

 

Portalegre

Em comunicado, o Secretariado da Direcção da Organização Regional (DOR) de Portalegre do PCP congratulou-se com a decisão da reposição das freguesias de Terrugem, Vila Boim, Ponte de Sor, Tramaga e Vale de Açor. Criticou ainda o PS por não ter achado «suficientes os oito anos da sua governação para reparar esta injustiça», contribuindo para o atraso e insuficiência do processo de reposição de freguesias.



Mais artigos de: Nacional

Mobilização pela paz a crescer para dia 18

São cada vez mais as organizações que subscrevem o apelo à manifestação nacional «É urgente pôr fim à guerra! Todos juntos pela paz!», que se realiza em Lisboa no sábado, 18 de Janeiro, às 15h00.

Aprovado desenvolvimento sustentável de Serpa

Atracção de novos habitantes e fixação de pessoas no concelho de Serpa, melhoria da eficiência energética da Zona Industrial Agro-alimentar, valorização de todas as localidades, são algumas das medidas anunciadas pela Câmara Municipal para 2025.

André Araújo é o candidato da CDU à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

A CDU apresentou André Araújo como candidato à Câmara Municipal (CM) de Vila Nova de Gaia, apontando as questões dos transportes e mobilidade, da habitação e do ambiente e urbanismo como prioridades para um concelho com grandes potencialidades, mas onde persistem injustiças e desigualdades que urge superar. O candidato...

CDU visita Presépio de Priscos e deixa mensagem de confiança

No domingo, uma delegação da CDU, com João Oliveira, deputado ao Parlamento Europeu, Vítor Rodrigues, vereador na Câmara de Braga, João Baptista, eleito na Assembleia Municipal, entre outros eleitos e activistas, visitou o Presépio de Priscos. O tema deste ano do Presépio é o acolhimento de...

Câmara do Seixal abre concurso para escolas em Corroios e Fernão Ferro

O executivo da Câmara Municipal do Seixal (CMS) aprovou, na passada semana, a abertura de um concurso público para a realização da empreitada de construção/concepção da futura escola básica (EB) do 1.º ciclo e jardim de infância (JI) das Lagoas, em Fernão Ferro, pelo preço-base de 4 415 000 euros. Foi igualmente aprovada...

Em defesa do SNS

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro realiza no sábado, 11, uma reunião aberta à população, às 15h00, no Grupo Desportivo «Os Leças», para debater a situação local dos cuidados de saúde. Segunda-feira, 6, a Coordenadora das Comissões de Utentes do Litoral Alentejano criticou a recente obrigatoriedade,...