Actual
É preciso aumentar salários e pensões
Actual
Triste comédia
Actual
Ena pá, tanta massa!
A talhe de foice
O interesse
PCP
A razão, o logro e a alternativa
Artigo de acesso livre
Crónica Internacional
A crise bancária
A Segurança Social é dos trabalhadores e do povo
Artigo de acesso livre
Mais emprego, mais estabilidade e melhores salários são, simultaneamente, garantia de mais e melhor Segurança Social. Só assim será possível assegurar este direito para todas as gerações através de prestações substitutivas do rendimento do trabalho, como elemento central para a elevação das condições de vida dos trabalhadores e do povo e para o desenvolvimento do País.
Iniciativa do PCP no Parlamento Europeu defende crianças e pais com direitos
Artigo de acesso livre
Foi apresentada no Parlamento Europeu uma proposta da deputada comunista Sandra Pereira, que deverá culminar na elaboração de um relatório, traçando linhas para «reduzir as desigualdades e promover a inclusão social em tempos de crise para crianças e suas famílias».
Escola de Abril é pública, gratuita, democrática e de qualidade
«O apelo que aqui deixamos, a cada um de vós, é o de que continue a sonhar, para, com uma imensa alegria, transformar o presente que temos numa vida melhor, transformar o sonho em vida», afirmou no sábado, em Setúbal, o Secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, dirigindo-se às centenas de jovens que durante todo o dia debateram os problemas e as propostas para afirmar a escola de Abril: pública, gratuita, democrática e de qualidade.
Aumento da taxa de juro agrava situação social
O Banco Central Europeu (BCE) anunciou no dia 4 um novo aumento da taxa de juro de referência em 25 pontos, fixando-a, para já, nos 3,75 por cento. É o sétimo aumento desde Julho de 2022 e, segundo o próprio BCE, não ficará por aqui.
Estado lastimoso da ciência em Portugal exige respostas
Dezenas de profissionais ligados à área da investigação e da ciência participaram na audição pública O estado da ciência em Portugal, promovida pelo PCP, dia 5, na Assembleia da República. O Secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, encerrou a iniciativa.
Aeroporto de Beja faz falta e não depende de Lisboa
«O aproveitamento do Aeroporto de Beja e a sua plena integração e valorização na rede aeroportuária nacional é uma questão independente da decisão do Estado português relativa à localização do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL)», afirma a Direcção Regional do Alentejo (DRA) do PCP.
Abril, a resistência e os resistentes com mais projecto do que memória
Organizações do PCP de Norte a Sul do Pais têm assinalado o 49.º aniversário do 25 de Abril de 1974, momentos importantes da resistência ao fascismo e destacados resistentes e obreiros das conquistas e realizações da Revolução.
Governo só fez propaganda em Braga
O que o povo quer são respostas
Viver melhor na nossa terra
Democracia e solidariedade
Desporto é decisivo
Ridículo, críticas e os sabores do gelado
Trabalhadores persistem na luta por vida melhor
Uma greve de enfermeiros, uma manifestação de trabalhadores científicos e a mobilização para a marcha pelo direito à Saúde destacam-se entre as lutas anunciadas para hoje e os próximos dias.
Quatro anos depois do «golpe» professores firmes na luta
Na evocação do momento em que o primeiro-ministro ameaçou demitir-se, caso na AR fosse decidido obrigar o Governo a cumprir um compromisso, foram apontadas incoerências e responsabilidades.
Seca impõe que haja medidas imediatas de apoio aos sectores agrícola e pecuário
O PCP defende a adopção de medidas imediatas de apoio aos agricultores e produtores pecuários, com vista a mitigar as consequências da seca no País, e desta forma proteger as produções e garantir a continuidade das explorações.
Prioritário é que o Governo responda aos problemas que agravam as condições de vida
A falta de resposta aos problemas laborais, económicos e sociais, a par do agravamento das condições de vida e da sucessão de «casos lamentáveis» envolvendo membros do Governo, levam o PCP a classificar a situação de «grave» e a reiterar a exigência de uma mudança de rumo.
Difusão da música portuguesa na rádio
Combate à violência no desporto
Exercício do direito à autodeterminação da identidade
Nos 78 anos da vitória sobre o nazi-fascismo – defender a democracia e a paz
Artigo de acesso livre
Assinalou-se a 9 de Maio o 78.º aniversário da vitória sobre o nazi-fascismo na Segunda Guerra Mundial. Em Portugal, a data foi evocada enquanto compromisso com a memória histórica e a luta, que continua, pela democracia e a paz.
Piquenicão do MURPI reforça luta que é necessário prosseguir
Sob o lema «Cultura, alegria e luta», milhares de reformados, pensionistas e idosos participaram, domingo, na 27.ª edição do Piquenicão da Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI, que se realizou em Benavente.
Marcha pelo direito à saúde em Lisboa, Porto e Coimbra
Utentes e profissionais de saúde vão participar, dia 20 de Maio, nas cidades de Lisboa, Porto e Coimbra, numa marcha contra a degradação do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Exigem mais investimento e condições de trabalho dignas.
Turcifal sem médicos de família
Aumento da taxa de juro agrava situação social
O Banco Central Europeu (BCE) anunciou no dia 4 um novo aumento da taxa de juro de referência em 25 pontos, fixando-a, para já, nos 3,75 por cento. É o sétimo aumento desde Julho de 2022 e, segundo o próprio BCE, não ficará por aqui.
Paulo Raimundo no Parlamento Europeu por uma Europa de cooperação, progresso e paz
O Secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, participou no dia 4, em Bruxelas, num encontro de líderes dos partidos que integram o Grupo confederal Esquerda Unitária Europeia/ Esquerda Verde Nórdica – A Esquerda no Parlamento Europeu.
«Novos recursos próprios»: ataque à soberania, maiores assimetrias
Cuba reafirma compromisso com os trabalhadores
Cuba comemorou o Dia Internacional dos Trabalhadores com acções descentralizadas. Entre diversos eventos, realce para um «Encontro Internacional de Solidariedade com Cuba e o anti-imperialismo a 200 anos da Doutrina Monroe», em Havana, com a participação de mais de um milhar de delegados.