Viver melhor na nossa terra
«Mais habitação, mais desporto, mais desenvolvimento» foi a consigna afirmada pelo Partido na ilha do Corvo, onde, nos dias 26 e 27 de Abril, esteve o coordenador do PCP Açores e membro do Comité Central, Marco Varela, e outros militantes do Partido e activistas da CDU, em contacto com a população.
Do programa fizeram também parte reuniões com a Associação Agrícola da Ilha do Corvo e o Clube Desportivo Escolar do Corvo, das quais resultaram, além da confirmação do agravamento das condições de vida populares, testemunhos da carência de apoios e incentivos à fixação de trabalhadores e ao desenvolvimento de projectos.
Já em Santarém, também no âmbito da campanha «Viver melhor na nossa terra», o PCP denunciou a supressão do autocarro que ligava as estações rodoviária e da CP, a sazonalidade da ligação entre o centro da cidade e o terminal ferroviário, bem como «os longos períodos sem autocarros a sair do Politécnico.
«Embora se tenha verificado, em Fevereiro, um ajuste nas rotas da Scalabus, o alargamento dos horários continua a ser insuficiente para as necessidades dos trabalhadores e estudantes», problema ao qual acrescem a ausência de articulação entre os horários dos comboios e dos autocarros, «os elevados preços dos bilhetes e das assinaturas mensais» ou a degradação do material circulante.
O PCP exige, por isso, que a Câmara Municipal de Santarém (PS, PSD e Chega) crie «condições para melhorar o serviço do Scalabus», em vez de «continuar a fechar os olhos e a ignorar as necessidades e justas reivindicações dos utentes».