Actual
255. Um número de barbárie
Actual
Porque descem as tarifas?
Actual
Lapidar
A talhe de foice
Os felizes
PCP
Bombeiros e Protecção Civil: um debate necessário
Mais uma vez a temática da Protecção Civil e dos bombeiros ganha enorme visibilidade. E mais uma vez pelas piores razões, porque o sistema e a sua operacionalidade voltaram a ser postos em causa, mas também porque o Governo decidiu aprovar em Outubro um pacote legislativo que está a causar enorme indignação e contestação por parte das associações e dos bombeiros voluntários, sapadores ou profissionais.
Crónica Internacional
Viva Cuba!
PCP deseja que 2019 traga um tempo de novos avanços
ANO NOVO «Avançar ou manter o País amarrado» é a questão de fundo que está colocada ao povo português em 2019, sublinhou Jerónimo de Sousa na tradicional mensagem de Ano Novo.
Lutas e vitórias de 2018 projectam-se no novo ano
A propósito de justiça social na mensagem do PR
DESAFIO As eleições em 2019 serão momentos importantes para dar um sinal de querer romper definitivamente com a política de direita e conquistar verdadeira justiça social e melhores condições de vida.
«O Militante» já saiu
Inatel, Via Porto, ETAF e Fidelidade com acordos alcançados pela luta
NEGOCIAÇÃO Aumentos salariais, direitos reconhecidos, regulação de condições de trabalho e fim de discriminações são resultados positivos da resistência e da luta dos trabalhadores e seus sindicatos.
Professores hoje no primeiro-ministro prontos para negociar modo e prazo
RAZÃO O veto do decreto-lei que apagaria 6,5 anos do tempo de serviço permite ao Governo corrigir o erro. A Fenprof e demais sindicatos apresentam-se hoje na residência oficial do primeiro-ministro.
Suspensa greve em Évora
Luta com frutos na Iberol
Greve na RTP Porto
Agravadas carências na Saúde
Banco BPI alienou património
Garantir infra-estruturas do País exige reversão das PPP e mais investimento
DESENVOLVIMENTO O desinvestimento público e a concessão da gestão das vias rodoviárias a grupos económicos estão entre os principais factores responsáveis pela degradação das estradas no País.
Veto presidencial confronta Governo com exigência de cumprir o que a AR aprovou
TRABALHO Ao Governo cabe voltar à mesa das negociações e cumprir o que está nos OE do ano passado e do que agora se iniciou sobre a contagem do tempo de serviço dos professores.
Alterações ao arrendamento urbano
Melhorar regras e apoios às actividades cinematográficas
Manifestação Nacional de Mulheres reivindica igualdade na vida
LUTA Celebrando o Dia Internacional da Mulher, Lisboa volta a acolher, no dia 9 de Março, uma manifestação nacional de sob o lema «Igualdade na vida. O combate do nosso tempo».
Câmara do Barreiro inviabiliza ligação com o Seixal
AUTARQUIAS A Câmara Municipal do Seixal lamenta que o município do Barreiro tenha suspendido a construção da ponte pedonal e ciclável que ligaria dos dois concelhos.
Atendimento reduzido nos postos da GNR suspenso em Alvalade e Ermidas-Sado
Concerto pela Paz no Porto
França garante ao Chade manter intervenção no Sahel
INGERÊNCIA A braços com uma crise social em França, o presidente Macron deslocou-se ao Chade, onde prometeu reforçar a presença militar de Paris no Sahel, a pretexto da luta contra o «terrorismo».
PCP no Parlamento Europeu favorável ao visto humanitário
20 anos do euro
Constituição de Cuba vai a referendo popular
DEMOCRACIA A proposta da nova Constituição da República de Cuba, debatida durante meses por milhões de cubanos e aprovada pelo parlamento, vai ainda ser submetida a referendo popular em 24 de Fevereiro.
EUA ameaçam fechar fronteira com o México
AMEAÇAS Donald Trump exige que o Congresso aprove uma verba de 5,7 mil milhões de dólares para construir um muro na fronteira com o México. Em caso contrário, o presidente dos EUA ameaça fechar a fronteira Sul.
Exército sírio reocupa cidade no Norte da província de Alepo
Maioria dos brasileiros rejeita submissão de Bolsonaro aos EUA
O império treme
«A revolução cubana veio para ficar»
ENTREVISTA Mercedes Martínez Valdés é, desde há ano e meio, embaixadora de Cuba em Portugal. Numa entrevista concedida ao Avante! a propósito dos 60 anos da Revolução Cubana, falou dos desafios que o país enfrenta, da tenacidade e heroísmo do seu povo e da solidariedade que Cuba desperta – e presta – nos quatros cantos do mundo.
Pobreza: exploração e hipocrisia
PROPOSTAS Segundo a ONU, milhares de seres humanos, nomeadamente crianças, morrem todos os dias por não terem acesso aos avanços da ciência na área da Saúde. A situação de pobreza em que se encontram não lhes permite pagar os serviços de saúde, a começar pelos medicamentos.