Maioria dos brasileiros rejeita submissão de Bolsonaro aos EUA

Sete em cada 10 brasileiros rejeitam a política externa do governo do novo presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro, centrada na submissão aos interesses dos Estados Unidos, revela um estudo realizado pela Datafolha.

O alinhamento com Washington é uma das principais orientações diplomáticas de Bolsonaro e do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Ernesto Araújo, segundo um artigo do diário Folha de São Paulo.

Para o estudo de opinião, divulgado no dia 27, ainda antes da posse do novo presidente, a 1 de janeiro, em Brasília, foram inquiridas 2077 pessoas em 130 municípios do Brasil, nos dias 18 e 19 do mês passado. Sessenta e seis por cento dos entrevistados afirmaram discordar da ideia de privilegiar os EUA em detrimento das relações com os outros países.

Ernesto Araúdo, um diplomata sem experiência e repudiado pelos diplomatas de carreira do Palácio do Itamaraty, a sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, classificou o presidente estado-unidense Donald Trump como «um redentor do Ocidente», lembra o portal Brasil 247.

Em 22 de Novembro, uma sondagem feita pela TV 247 entre os assinantes do canal revelou que 84% dos entrevistados estavam contra a subordinação da política externa brasileira aos interesses de Trump.

Segundo a publicação digital Diário do Centro do Mundo, o inquérito da Datafolha mostra que Bolsonaro e o seu ministro «embarcam nesta aventura sem o apoio da maioria dos brasileiros».




Mais artigos de: Internacional

Constituição de Cuba vai a referendo popular

DEMOCRACIA A proposta da nova Constituição da República de Cuba, debatida durante meses por milhões de cubanos e aprovada pelo parlamento, vai ainda ser submetida a referendo popular em 24 de Fevereiro.

EUA ameaçam fechar fronteira com o México

AMEAÇAS Donald Trump exige que o Congresso aprove uma verba de 5,7 mil milhões de dólares para construir um muro na fronteira com o México. Em caso contrário, o presidente dos EUA ameaça fechar a fronteira Sul.

Exército sírio reocupa cidade no Norte da província de Alepo

O comando do Exército da Síria, em Damasco, anunciou no dia 28 que as suas tropas entraram na localidade de Manbiy, no Norte da província de Alepo, na zona fronteiriça com a Turquia e a 350 quilómetros da capital. Pouco antes, as Forças Democráticas Sírias (FDS), integradas maioritariamente...

O império treme

O anúncio de que Trump vai retirar todas as tropas estado-unidenses da Síria e metade das forças estacionadas no Afeganistão sacudiu Washington e já fez uma baixa: Jim «Mad Dog» Mattis, o secretário da Defesa e tido pela comunicação social dominante como «o último adulto na Casa Branca», bateu a porta com um estrondo...