Maioria dos brasileiros rejeita submissão de Bolsonaro aos EUA
Sete em cada 10 brasileiros rejeitam a política externa do governo do novo presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro, centrada na submissão aos interesses dos Estados Unidos, revela um estudo realizado pela Datafolha.
O alinhamento com Washington é uma das principais orientações diplomáticas de Bolsonaro e do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Ernesto Araújo, segundo um artigo do diário Folha de São Paulo.
Para o estudo de opinião, divulgado no dia 27, ainda antes da posse do novo presidente, a 1 de janeiro, em Brasília, foram inquiridas 2077 pessoas em 130 municípios do Brasil, nos dias 18 e 19 do mês passado. Sessenta e seis por cento dos entrevistados afirmaram discordar da ideia de privilegiar os EUA em detrimento das relações com os outros países.
Ernesto Araúdo, um diplomata sem experiência e repudiado pelos diplomatas de carreira do Palácio do Itamaraty, a sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, classificou o presidente estado-unidense Donald Trump como «um redentor do Ocidente», lembra o portal Brasil 247.
Em 22 de Novembro, uma sondagem feita pela TV 247 entre os assinantes do canal revelou que 84% dos entrevistados estavam contra a subordinação da política externa brasileira aos interesses de Trump.
Segundo a publicação digital Diário do Centro do Mundo, o inquérito da Datafolha mostra que Bolsonaro e o seu ministro «embarcam nesta aventura sem o apoio da maioria dos brasileiros».