Editorial

AFIRMAR OS VALORES DE ABRIL  

Comemoramos mais um aniversário do 25 de Abril, 43 anos depois da conquista da liberdade e da democracia. Como refere o Programa do...
Opinião
Actual

Preocupados

A poucos dias do 1.º de Maio amplia-se e intensifica-se o fluxo de lutas dos trabalhadores. O Avante!, como sempre, dá nota desse...
Actual

Sem pio, ou quase

O referendo na Turquia decorreu num clima em que «as liberdades fundamentais para um processo genuinamente democrático estavam...
PCP

1.º de Maio jornada maior

Aproximam-se momentos de grande significado para os trabalhadores e o povo português: as comemorações da Revolução de Abril e do 1.º deMaio – jornada maior na luta dos trabalhadores – elementos simbólicos do processo histórico, acções comforte repercussão emcada situação concreta.

A talhe de foice

Teorias

As «teorias da conspiração» geralmente surgem para «explicar o inexplicável» e costumam ser...
Crónica Internacional

Ordem para abater

Tillerson, há umas semanas, e Pence, por estes dias, andaram pela Ásia Oriental a deixar o aviso: «a era da...
Em Foco

Democracia e Socialismo

A questão da correlação entre a luta pela democracia e a luta pelo socialismo percorre toda a história do movimento operário e comunista internacional. Nos nossos dias adquiriu particular importância, tornou-se tema incontornável de debate entre forças de esquerda ou que de «esquerda» se reclamam, e mesmo motivo de sérias divergências no movimento comunista e revolucionário internacional.

Autárquicas

Évora conta com a CDU para desenvolver o concelho

ÉVORA Carlos Pinto de Sá recandidata-se pela CDU à Câmara Municipal, autarquia que em 2013 o povo entregou de novo à Coligação para inverter a trajectória de declínio em que se encontrava pela gestão do PS.

Candidatos para Mafra

Candidaturas vinculadas a Abril, aos seus valores, conquistas e realizações, foi um dos aspectos sublinhados no...

Breves

Projecto transformadorO candidato da CDU à presidência da Câmara de Aveiro é Miguel Viegas, 47 anos, professor...
PCP

Paz ameaçada reclama mobilização e luta

O PCP considera que a escalada militarista impulsionada pelo imperialismo norte-americano e seus aliados exige a mobilização e luta para repelir o perigo de guerra.

Trabalhadores

Protesto e luta crescem no Estado

SOLUÇÕES A greve nos museus, dias 14 e 15, e a manifestação de professores, anteontem, mostraram como cresce o descontentamento e a contestação entre os trabalhadores da Administração Pública.

Em alta na hotelaria

Amanhã começa uma greve ao trabalho extraordinário e em dia de descanso semanal no Hotel...
Assembleia da República

Coimbra a pente fino nas visitas e encontros das Jornadas Parlamentares do PCP

No âmbito das Jornadas Parlamentares do PCP realizadas nos passados dias 11 e 12, em Coimbra, cujas conclusões o Avante! tratou na sua última edição, foram realizadas mais de dezena e meia de visitas, encontros e reuniões com as mais variadas associações e entidades. Essa é uma componente fundamental sempre presente nas suas Jornadas, configurando um traço identitário próprio de quem privilegia a aproximação e o contacto directo com as pessoas e instituições, sabendo que essa é a via para melhor conhecer os problemas, justas aspirações e anseios das populações.
Foi essa marca distintiva que voltou a enriquecer a análise e as decisões tomadas nesses dois dias de trabalho, de onde saíram mais experiência e melhor conhecimento sobre a região de Coimbra, que não deixará de ser incorporada na acção futura da bancada comunista no Parlamento. É desse amplo conjunto de contactos e visitas efectuados, bem como das conclusões apuradas, que se fala nesta e nas páginas seguintes.

Nacional

Loures aumenta actividade municipal e diminui a dívida

COMPROMISSO A Câmara de Loures obteve em 2016 uma receita municipal de 106,5 milhões de euros e apresentou uma execução orçamental de 88,4 por cento, de acordo com as Contas e Relatório da Actividade do ano passado.

Europa
Internacional

Imperialismo empurra <br>mundo para a guerra

GUERRA As agressões militares dos EUA na Síria e Afeganistão, e em especial as ameaças contra a República Popular Democrática da Coreia podem conduzir a um conflito de grandes proporções, alerta o CPPC.

PC da Ucrânia <br>rejeita ilegalização

ANTICOMUNISMO Está agendada para o próximo dia 24 de Abril a audiência na qual se poderá decidir a ilegalização do Partido Comunista da Ucrânia. O PCU denuncia a motivação política e as violações do processo imposto pelo regime.

Greve contra o monopólio

Cerca de dois mil trabalhadores da empresa de telecomunicações Spectrum nos estados norte-americanos...
Argumentos
Livros

Teses de Abril

A campanha em curso de promoção de livros relacionados com a Revolução de Outubro, que...
TVisto

A estreia

Setenta e dois anos, mais mês menos mês, depois do sinistro 6 de Agosto de 1945 em que os Estados Unidos lançaram sobre uma...
Memória
Aconteceu

Carga fiscal diminuiu em 2016

A carga fiscal caiu pela primeira vez em 2016 desde 2012, fixando-se nos 34,2 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), reflectindo sobretudo...

Défice público ficou nos 2%

O défice orçamental fixou-se nos dois por cento do PIB em 2016, anunciou, dia 12, o Instituto Nacional de Estatística,...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP    Eleições...

A semana em resumo

Frases

“O Governo está a ficar acomodado ao poder.” (Arménio...