A talhe de foice
Cegueira
Actual
Revolução e reacção
Actual
«Eu quero ser boss!»
Actual
1917 – O fim dos impossíveis
Crónica Internacional
Brasil, a luta continua
PCP
É pela luta que lá vamos
Como foi anunciado no XX Congresso do PCP e reafirmado na resolução do CC de dia 17 de Dezembro, o 11.º Congresso da JCP está convocado para os dias 1 e 2 de Abril deste ano, tendo lugar no Fórum Luísa Todi, em Setúbal.
Intervenções no XX Congresso
A evolução da União Europeia.<br>Estádio do processo<br>de integração capitalista
Sobre Segurança Interna
Onde há um comunista<br>há um agitador
Os sectores estratégicos<br>da nossa economia
Sobre a Cultura / Política cultural
Sobre o sector financeiro
O Movimento associativo<br>e popular
Desenvolvimento equilibrado<br>do País
Política ambiental e defesa<br>da água pública
Política fiscal
As organizações de base<br>– Células de empresa
Sobre a situação na Justiça
A próxima edição do Avante!, incluirá a publicação da Resolução Política do XX Congresso do PCP.
Ano novo, velhos problemas
As subidas de preços de bens e serviços essenciais anunciadas nos últimos dias merecem a discordância do PCP, que realça que parte significativa da reposição de rendimentos iniciada em 2016 será assim absorvida.
A luta entra em 2017
O PCP aponta à continuação e alargamento da luta dos trabalhadores dos transportes para garantir a consagração dos avanços alcançados em 2016 e para recuperar e conquistar mais direitos.
«Mais direitos, mais futuro,<br>não à precariedade»
O ambiente não é «municipalizável»
Liberdade e participação
Crescimento só rompendo<br>com constrangimentos
Aumentos penalizadores
PCP solidário<br>com trabalhadores da Valindo
Ano novo de lutas
Para milhares de trabalhadores, 2016 terminou com forte adesão a greves e outras lutas, enquanto o início do novo ano fica marcado pelo anúncio de próximas paralisações, na Saúde, na Educação e nos SAMS dos bancários do Sul e Ilhas.
Estabilidade nas escolas
A proposta do Ministério da Educação sobre a vinculação extraordinária de professores chegou tarde e, sendo «um razoável ponto de partida», está «muito distante» do que deverá ser o ponto de chegada das negociações.
Novo ano nos transportes
Contra repressão na Amadora
Provedor reconhece
Concessionar é privatizar
A defesa dos serviços públicos da água, saneamento e resíduos, bem como da sua gestão pública, voltou a ocupar a atenção da AR, com o debate centrado numa petição e em diplomas do PCP e do PEV.
Respeito e valorização dos direitos
«Não há trabalhadores nem serviços públicos a mais, há a menos». Essa é a convicção do PCP, que defende por isso ser necessário «assegurar o número de trabalhadores adequado ao seu funcionamento, bem como as condições materiais dos serviços».
Alargar protecção do Estado
Pela uniformização do calendário
Não à mercantilização
Pela concretização<br>do cadastro rústico
O direito a viver<br>na Ria Formosa
Avis potencia emprego
Este ano, o orçamento da Câmara de Avis – aprovado com os votos da CDU e a abstenção do PS – ronda os 9,3 milhões de euros, mais 500 mil euros do que em 2016.
Transportes mais caros
A Comissão de Utentes de Transportes de Lisboa apresentou uma queixa contra os «recorrentes atrasos na divulgação pública prévia» dos aumentos das tarifas dos transportes.
Lutar pela conclusão do IC1
Estado deve reabilitar <br>o Forte de Peniche
Servir os alcobacenses
Câmara de Odivelas <br>sem soluções
Juncker favorece evasão fiscal
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, ajudou durante anos empresas multinacionais na evasão fiscal, revelou o jornal britânico The Guardian na sua edição de 1 de Janeiro.
Cameron candidato?
O ex-primeiro ministro britânico, David Cameron, é um dos candidatos mais prováveis ao cargo de secretário-geral da NATO, revelou o jornal Daily Mail, na sua edição de 29 de Dezembro.
Itália resgata bancos
Polícia alemã<br>com práticas racistas
Islândia sem governo
Plano Juncke<br> para quê e para quem?
Solidários com a Palestina
Os colonatos de Israel em território palestiniano ocupado dividem os presidentes cessante e eleito dos Estados Unidos. Em Portugal, o CPPC e o MPPM estão solidários com o povo da Palestina.
Putin aguarda Trump
A Rússia não responde, para já, às sanções que Obama, de saída, ordenou por alegada ingerência do Kremlin nas eleições norte-americanas. Putin vai esperar que Trump chegue à Casa Branca, no dia 20.
Cessar-fogo na Síria,<br> conversações em Astana
Será «muito pior»<br>do que se espera
Kabila e oposição<br>chegaram a acordo
Uma luta que continua
Nas últimas semanas a questão da actualização do Salário Mínimo Nacional para 2017 foi tema central das reuniões do Conselho Económico e Social (CES), onde as confederações patronais com sua fiel amiga UGT procuram sempre, mas sempre, travar as justas reivindicações dos trabalhadores e encontrar acordos que melhor sirvam os seus interesses e ao mesmo tempo permitam à direita (PSD/CDS), em acordo com o PS, aprovar na Assembleia da República as actualizações do SMN que melhor lhes servem.