Câmara aposta no desenvolvimento económico

Avis potencia emprego

Este ano, o orçamento da Câmara de Avis – aprovado com os votos da CDU e a abstenção do PS – ronda os 9,3 milhões de euros, mais 500 mil euros do que em 2016.

«Manteremos o apoio e as medidas que visam a atracção e fixação de empresas»

Segundo Nuno Silva, presidente da autarquia, a gestão financeira do município vai manter-se rigorosa, continuando, contudo, a aposta no desenvolvimento económico como «factor potenciador e criador de emprego».

«Manteremos o apoio e as medidas que visam a atracção e fixação de empresas e o impulso sobre sectores estratégicos, como a hotelaria, a restauração e a revitalização do comércio local. Vamos também prosseguir o trabalho de angariação de novos investidores e colaborar com todas as empresas que já estão sediadas no concelho», assegurou, em declarações à Lusa.

A aposta na promoção dos produtos endógenos e no turismo, considerado pelo eleito do PCP como um «vector de desenvolvimento crucial» do concelho, é outra das áreas que vai merecer a «atenção» do município em 2017, assim como o desporto, a cultura, a educação e os apoios sociais.

Investir nas pessoas

No que diz respeito ao desporto, a autarquia vai manter no seu calendário provas de cariz nacional e internacional, como uma regata na Barragem do Maranhão e uma prova do Campeonato Nacional de BTT. Prevê ainda continuar a apoiar o Centro de Formação de Remo da Escola de Vela, inaugurar uma sala de manutenção e ginástica e iniciar as obras de requalificação do Campo 25 de Abril, com a instalação de piso sintético e pista tartan.

Já no sector cultural o destaque vai para a Feira Medieval Ibérica e para a Feira Franca de Avis.

Quanto aos apoios sociais, os idosos do concelho vão continuar a poder usufruir de vários benefícios, como o passe social, programas para ocupar os tempos livres e o pagamento integral de medicamentos.

Por outro lado, a mobilização de recursos na rede de bibliotecas municipais, a recuperação e reabilitação do parque escolar, a oferta de manuais escolares às crianças que frequentam o primeiro ciclo e o fornecimento de refeições são algumas das medidas que vão ser mantidas na área da educação.

As políticas direccionadas para a juventude, como o projecto «Avis +» e a atribuição de bolsas de estudo aos jovens que frequentam os ensinos Secundário e Superior, são outras das medidas a manter.

Em 2017, o município espera igualmente inaugurar dois equipamentos culturais: o Fórum Cultural de Avis e a Casa dos Braga.




Mais artigos de: Nacional

Transportes mais caros

A Comissão de Utentes de Transportes de Lisboa apresentou uma queixa contra os «recorrentes atrasos na divulgação pública prévia» dos aumentos das tarifas dos transportes.

Lutar pela conclusão do IC1

O jovem que ficou ferido com gravidade na sequência do despiste de um automóvel no IC1, em Grândola, morreu no dia 28 de Dezembro, elevando para três o número de mortos naquele acidente. Em comunicado, a Comissão de Utentes do IC1 voltou a reivindicar a...

Estado deve reabilitar <br>o Forte de Peniche

O presidente da Câmara de Peniche exigiu, no final do ano, que o Estado invista a curto prazo na reabilitação da Fortaleza da cidade, depois desta ter sido retirada da lista de monumentos históricos a concessionar a privados. «Se a Fortaleza foi retirada do programa Revive por...

Servir os alcobacenses

Numa mensagem de ano novo, os eleitos do PCP nos órgãos autárquicos do concelho de Alcobaça prometem continuar a trabalhar, como sempre, «para servir os alcobacenses, nas causas e nos valores, com as mesmas práticas, em benefício das pessoas, das colectividades e outras...

Câmara de Odivelas <br>sem soluções

Os eleitos do PCP na Câmara de Odivelas foram os únicos a votar contra a cedência em direito de superfície de duas parcelas, lotes A e B, do Complexo Desportivo do Porto Pinheiro ao Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol. Para os vereadores, o espaço em questão...