Actual
Precedentes inaceitáveis
Actual
O «realejo mediático» e o Belloso
Actual
GPS avariado
Crónica Internacional
O que está em causa?
A talhe de foice
Até
PCP
Um contributo para<br>o debate sobre a ADSE
Nunca se falou tanto do estatuto do regime de Assistência na Doença aos Servidores do Estado (ADSE) como nos últimos meses, particularmente por parte dos que olham para a ADSE não com o objectivo de encontrar soluções que garantam a sustentabilidade deste subsistema público de saúde, ou por qualquer interesse na melhoria do acesso aos cuidados de saúde para os seus 1,3 milhões de beneficiários, mas apenas com a preocupação de garantir a consolidação da ADSE como instrumento de financiamento dos grupos privados da saúde.
Da Resistência à Liberdade
No próximo sábado, 23 de Abril, assinala-se os oitenta anos da data da assinatura do Decreto-Lei 26539, com que Salazar criou a chamada «Colónia Penal do Tarrafal», primeiro dos diferentes nomes com que o fascismo a baptizou.
Na verdade, foi como Campo de Concentração do Tarrafal ou «Campo da Morte Lenta» que ficou definitivamente a ser conhecido pelos antifascistas portugueses e pelos combatentes anticolonialistas africanos.
Na rota do Portugal <i>low-cost</i>
Um Congresso ligado<br>à vida e à luta
Mais de 170 quadros da Organização Regional de Setúbal deram corpo à reunião preparatória do XX Congresso do PCP, realizada no dia 14 no salão dos Bombeiros Voluntários da Moita com a presença do Secretário-geral Jerónimo de Sousa. Anteontem ao final do dia realizou-se no Porto uma iniciativa semelhante, que abordaremos com detalhe na próxima edição.
Novo CT para mais intervenção
O Secretário-geral do PCP participou, domingo, na cerimónia de inauguração do novo Centro de Trabalho do Partido em Vila Real de Santo António.
Direito ao trabalho<br>e à segurança no emprego
O PCP realizou, no dia 15, em Braga, uma sessão pública enquadrada na campanha nacional «Mais direitos, Mais futuro. Não à precariedade». Reunidas no auditório da Escola Francisco Sanches, cerca de duas centenas de pessoas ouviram o testemunho de vários trabalhadores.
Esta Festa vai ser maior...<br>e ainda melhor
Algarve, Braga, Coimbra e Porto são as organizações regionais do Partido a quem caberá, na 40.ª Festa do Avante!, a honra e a responsabilidade de «inaugurar» o novo terreno da Quinta do Cabo.
Começar bem<br>para acabar melhor
Esclarecer e mobilizar
Festa na diáspora
As comemorações do 95.º aniversário do PCP, que continuam realizar-se de Norte a Sul do País, estão também a ter expressão na Emigração.
<i>Guernica</i> em Viseu
Democracia e autonomia
Comunista não entra
Luta na OGMA com apoio na rua
Na marcha de dia 13, quarta-feira, pelas ruas de Alverca, os trabalhadores da OGMA receberam caloroso apoio da população à sua luta por melhores salários e por emprego com direitos.
Mentiras e ingerência da CE
A Comissão Europeia «vai ao ponto de recorrer à mentira, manipulação e especulação», no último relatório de «recomendações» a Portugal, divulgado dia 18, acusou anteontem a CGTP-IN.
CESP vai hoje ao Pingo Doce
Greve na CaetanoBus
Mais de cinco mil contra DL 133/2013
Preh alemã trava aumentos
A exigência de uma resposta firme
Não pode ser o povo a pagar uma vez mais os buracos da banca privada e os desmandos dos banqueiros nem o Estado a arcar com os prejuízos. Esta foi uma ideia-chave reiterada sexta-feira passada, 15, por Jerónimo de Sousa, no debate quinzenal com o primeiro-ministro.
Inclusão e integração são para cumprir
O PCP defende a adopção de medidas que, efectivando os direitos das pessoas com deficiência consagrados em lei, combatam a discriminação e a exclusão.
O drama dos refugiados
Defender a Constituição <br>é afirmar Abril
Um pouco por todo o País, a Revolução dos Cravos volta a ser celebrada com manifestações, exposições, espectáculos, fogo de artifício, provas desportivas.
Nova lei para os baldios
A Federação Nacional dos Baldios (Baladi) lançou um repto ao Governo e ao PS, BE, PCP e PEV para uma alteração à lei dos baldios que reverta o ataque feito às comunidades.
«Caça à multa» no Porto
Na cidade do Porto, o estacionamento na via pública transformou-se num negócio de contornos pouco claros, acusa a CDU.
A luta continua
Justa homenagem <br>aos constituintes
Soluções <br>que beneficiam Beja
Solidariedade <br>com a Venezuela
Defender a democracia <br>no Brasil
Conquista dos direitos democráticos
Emprego, saúde, habitação
Milhares de pessoas manifestaram-se, dia 16, em Londres contra a política de austeridade, exigindo a demissão do primeiro-ministro conservador.
Direitos em risco
Os trabalhadores belgas iniciaram, anteontem, 19, um movimento de protesto contra o projecto de reforma laboral que visa aumentar o horário de trabalho.
Opacidade para as multinacionais
Estudantes protestam
UE – Militarismo<br>e ataque às liberdades
Perigoso passo antidemocrático
A Câmara dos Deputados admitiu, domingo, o processo de destituição da presidente brasileira. O PCP considera que as forças reaccionárias subiram mais um degrau na ofensiva golpista (ver caixa).
Com os trabalhadores <br>e o povo do Brasil
PCP condena <br>ingerência imperialista
O Partido Comunista Português apela à solidariedade para com o governo bolivariano, o povo e as forças revolucionárias e progressistas da Venezuela, alvo de ameaças e agressão por parte dos EUA.
Presos do sionismo
No domingo, 17, assinalou-se o Dia do Preso Palestiniano, ocasião para lembrar que a questão dos detidos nos cárceres sionistas é parte de um problema político mais vasto.
Multinacionais norte-americanas <br>escondem milhões em offshores
Tortura e morte
Bernie Sanders, o que faz <br>cantar o galo?
Tira o capitalismo da chuva…
Tira o capitalismo da chuva… senão molha-se! Isto é, tira o capitalismo da chuva… de Papéis do Panamá. Uma verdadeira sinfonia concertante dedicou-se a garantir que o capitalismo não tem nada a ver com o escândalo (mais um) posto a nu pelos chamados Papéis do Panamá. Ou seja, os paraísos fiscais, as sociedades offshore, são uma excrescência financeira de uns quantos ladrões e outra gente de má fama (excepto, segundo parece, dos EUA) – banqueiros, políticos, escritórios de advogados, administradores de grupos económicos, – e não o capitalismo em acção.