Editorial

LUTA, VOTO E ALTERNATIVA

O Comité Central do PCP reuniu no passado domingo, abordou aspectos da situação política, económica e...
Opinião
PCP

Resistência, democracia, soberania

Os últimos desenvolvimentos da situação nacional e da União Europeia colocam em evidência a natureza do Governo PSD/CDS-PP e da acção do Presidente da República.

Actual

Acessórios

Com chamada de primeira página num conhecido semanário ficámos a saber que PSD e CDS, agora formalmente coligados,...
Actual

Fuga para a frente

Foi divulgado o relatório «Completar a união económica e monetária da Europa», dito «dos 5...
Crónica Internacional

<i>O caldeirão grego</i>

Os desenvolvimentos em torno da Grécia sucedem-se a ritmo acelerado numa situação instável, atreita a piruetas e...
A talhe de foice

A toda a brida

Enquanto se desenrola a tragédia grega que os Sófocles do capital vão ditando de Wasinghton, Bruxelas, Berlim ou Paris,...
Em Foco

Comunicado do Comité Central

O Comité Central do PCP, reunido a 28 de Junho de 2015, abordou aspectos da situação política, económica e social; destacou a importância da Marcha Nacional «A Força do Povo»; debateu e fixou as principais direcções de trabalho com vista às eleições legislativas, para a luta dos trabalhadores e do povo e para o reforço do Partido.

PCP

Crescer e avançar

Na assembleia que realizaram recentemente, os comunistas do concelho de Ovar aprovaram as linhas de acção para os próximos anos e elegeram uma nova direcção.

Governo não fez tudo o que podia

Numa nota do seu Gabinete de Imprensa, emitida no dia 26, os deputados comunistas revelam o conteúdo da resposta da Comissão...

Vitória das corticeiras

A Comissão Concelhia de Santa Maria da Feira do PCP saudou, no dia 24 de Junho, a vitória alcançada pelas trabalhadoras...

PCP recebeu APD e APAV

O PCP recebeu, no dia 25, uma delegação da Associação Portuguesa de Deficientes, de...
Trabalhadores

Trabalhadores não abdicam

Milhares de trabalhadores e dirigentes sindicais da Administração Pública mobilizaram-se, dia 19, contra a degradação dos salários, o roubo de direitos e a destruição de serviços públicos, afirmando a necessidade de ruptura com a política de direita.

Luta intensa pelos direitos

Pese embora as dificuldades e resistências encontradas, o CESP/CGTP-IN deu a conhecer, numa folha sindical, vários ganhos obtidos nas negociações com patronato em diversos sectores, sobretudo em matéria salarial.

Forte adesão à luta

Na Panrico, no Metro de Lisboa e na Camac, os trabalhadores mostram grande determinação contra a prepotência do patronato na defesa dos postos de trabalho, da contratação colectiva, dos direitos e dos salários.

Solidariedade com migrantes

A CGTP-IN associou-se a uma jornada internacional de solidariedade com os migrantes no Mediterrâneo e, na...

Roubo aos sinistrados

O Governo suspendeu o regime de actualização das pensões por incapacidade permanente e por morte resultantes de...
Assembleia da República

Sem direitos e com<br>o futuro suspenso

A maioria PSD/CDS-PP e o PS convergiram na rejeição de dois projectos de lei do PCP com soluções concretas para corrigir esse flagelo que atinge hoje mais de um milhão e 200 mil trabalhadores e que dá pelo nome de precariedade laboral.

Séria ameaça às liberdades públicas

Estava agendada para ontem, 1, já depois do fecho da nossa edição, a discussão da proposta de lei que altera a Lei-Quadro do Sistema de Informações da República.

Inaceitável retrocesso

A deputada comunista Paula Santos recusou o fim da isenção de taxas moderadoras para as mulheres que recorram à...

Doentes com fibromialgia

Obtiveram a aprovação do Parlamento, com os votos favoráveis de todas as bancadas, à excepção do PS...
Nacional

Força de Abril

«É tempo de alterar a correlação de forças na Assembleia da República e, com mais votos e mais deputados da CDU, dar não só mais vida às propostas que farão o País andar para a frente, para assegurar mais justiça social, mas pesar na construção de uma política patriótica e de esquerda e na constituição de um governo que a concretize», afirmou, quinta-feira, o Secretário-geral do PCP, na primeira sessão pública da candidatura da Coligação PCP-PEV pelo círculo eleitoral de Lisboa.

Os trabalhadores<br>podem decidir

Cerca de 550 «trabalhadores eleitos por trabalhadores para os representar e dirigir as suas organizações de classe», como os definiu Jerónimo de Sousa, participaram, sábado, 27, no Seixal, num almoço de apoio à Coligação PCP-PEV.

Gente de confiança

Os primeiros candidatos da CDU à Assembleia da República nos círculos eleitorais de Leiria, Viseu, Madeira, Viana do Castelo e Santarém foram divulgados ontem. Os candidatos da coligação entre o PCP, o Partido Ecologista «Os Verdes» e a Intervenção Democrática são gente que não vira a cara à luta, comprometida com a defesa do País, dos trabalhadores e do povo.

Soluções concretas

Mais de duas centenas de pessoas encheram o Café Concerto do Rivoli para assistir à sessão pública da CDU, onde, com a participação do Secretário-geral do PCP, foi apresentado o primeiro candidato do distrito do Porto às próximas eleições legislativas.

Mais força à CDU <br>no distrito de Beja

É preciso dar mais força à CDU também no distrito de Beja, nas eleições para a Assembleia da República, no Outono. Eleições importantes na luta pela ruptura com a política de direita e pela concretização de uma viragem na vida nacional.

Contra as privatizações <br>nos transportes

Hoje, às 18.30 horas, tem lugar uma marcha contra as privatizações nos transportes, entre o Largo do Chiado e a Estação da CP do Rossio, em Lisboa. A CDU assume o compromisso de fazer reverter para o controlo público as empresas de transportes privatizadas.

Confiança em todo o País

Os primeiros candidatos da Coligação PCP-PEV às eleições legislativas pelos círculos eleitorais...

Defender o povo de Vila Real

Na sexta-feira, 26, na primeira sessão pública da candidatura da CDU pelo círculo eleitoral de Vila Real,...

Apoiamos a CDU

Ana Abel – médica, dirigente da Ordem dos Médicos da Cidade de Lisboa...

JCP contra precariedade

Na quinta-feira, 25, a JCP realizou uma acção nacional em defesa do trabalho com direitos. Esta...

Produtores na miséria

A Comissão de Luta dos Produtores de Leite e Carne do Distrito de Aveiro realizou na sexta-feira uma...

Respeitar a Lei da IVG

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) marcou para hoje, quinta-feira, às 17 horas, uma...
Europa

Contra ingerência e chantagem

O parlamento grego aprovou, na madrugada de dia 28, a realização de um referendo no próximo domingo, para que o povo se pronuncie sobre as propostas dos credores.

Gente na rua e casas vazias

Mais de meio milhão de famílias em Espanha perderam as suas casas por execuções hipotecárias, num país que concentra 30 por cento dos fogos vagos na Europa.

Internacional

A «receita» da UE <br> nada trouxe de positivo

De visita a Portugal, o secretário-geral do Partido Progressista do Povo Trabalhador (AKEL) de Chipre, Andros Kyprianou, concedeu uma entrevista ao Avante! em que abordou a evolução da situação política, social e económica no país no quadro dos constrangimentos impostos pela UE e pelo FMI; fez um breve balanço do Congresso do partido realizado recentemente; e reiterou a importância de reunificar a ilha e o seu povo.

Argumentos
TVisto

Os dias da Grécia

Falando de televisão, e da televisão portuguesa que nestas colunas é o tema natural, bem se pode dizer que os dias da...
Memória
Festa do Avante!

Um palco que é também uma forma de resistência

À semelhança do que sucedeu o ano passado com A Barraca, esta edição do Avanteatro destaca na sua programação o grupo O Bando, que estará presente com três espectáculos. Para Manuel Mendonça, um dos responsáveis por este espaço da Festa do Avante!, trata-se de uma justa homenagem a uma «companhia histórica do teatro português» e, sobretudo, uma expressão de solidariedade face às imensas dificuldades que a política cultural (se assim se pode chamar) dos sucessivos governos está a impor aos criadores. 

Aconteceu

Atletas conquistam medalhas

A delegação portuguesa aos I Jogos Europeus, disputados em Baku, no Azerbaijão, entre 12 e 28 de Junho, conquistou dez...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Trabalho, Honestidade,...

A semana em resumo

Frases

“Não devemos nunca confiar no que a UE diz. Eles mudam de ideia mais vezes do que eu...