Vitória das corticeiras
A Comissão Concelhia de Santa Maria da Feira do PCP saudou, no dia 24 de Junho, a vitória alcançada pelas trabalhadoras corticeiras na sua longa luta pela igualdade salarial com os homens. O PCP destaca o «longo processo de denúncia e luta desenvolvido pelas organizações sindicais – sindicato, federação, União de Sindicatos de Aveiro, CGTP-IN – e das operárias corticeiras» que levou à eliminação, a partir do final do mês, das «anacrónicas e injustas diferenças salariais entre trabalhadores e trabalhadoras deste sector».
No comunicado lembra-se que «desde há muito que o PCP denunciava esta situação inconcebível e inaceitável, violadora da Constituição da República e de todas as leis do trabalho». Para o Partido, o princípio «salário igual para trabalho igual» foi uma das grandes conquistas de Abril, sempre desrespeitada pelo patronato e respectiva associação, com o apoio de sucessivos governos. Estes, tenham sido do PS ou do PSD (com ou sem o CDS), «sempre fizeram vista grossa ao longo dos anos, o que acabou por os tornar coniventes com esta discriminação».
Valorizando esta vitória, o PCP apela à continuação da luta dos corticeiros «por melhores salários e condições de trabalho em geral e pelo fim da precariedade», considerando escandaloso o recurso sistemático, em muitas empresas, a contratos a prazo para suprir necessidades de laboração que são permanentes. Ao mesmo tempo, denuncia-se, os lucros no sector não param de aumentar.