Produtores na miséria
A Comissão de Luta dos Produtores de Leite e Carne do Distrito de Aveiro realizou na sexta-feira uma marcha de tractores entre Válega e Aveiro.
O protesto, em defesa das explorações de leite e carne e por melhores preços à produção, contou com a solidariedade da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que, em nota de imprensa, se manifestou «contra as más políticas agrícolas prosseguidas por sucessivos governos durante anos a fio e que atiraram a produção nacional de leite e carne para a difícil situação em que se encontra».
As razões do descontentamento prendem-se com o facto de os preços à produção, quer da carne, quer do leite, estarem a preços mais baixos do que há 20 anos. As críticas estendem-se ainda à «ditadura comercial» exercida pelos hipermercados, que fomentam as importações e esmagam em baixa os preços à produção nacional, assim como aos custos especulativos do gasóleo, da electricidade, das rações, da sanidade animal, entre outros factores de produção, e ao fim das quotas leiteiras.