Sapadores denunciam problemas
No âmbito da acção da CDU «Soluções para um Portugal com futuro», Rita Rato, deputada do PCP na Assembleia da República, acompanhada por membros da célula do PCP no município de Lisboa, contactou no dia 22, com os trabalhadores do Quartel do Regimento de Sapadores Bombeiros, em Chelas.
Os profissionais manifestaram à comitiva a sua preocupação relativamente aos baixos salários e à intenção do Governo de rever a carreira de bombeiro sapador. Mostraram ainda a sua insatisfação face à política da Câmara de Lisboa, devido à falta de operacionais, assim como à degradação de meios, equipamentos e de edifícios/quartéis.
No entanto, vale sempre a pena lutar. Exemplo disso foi a conquista de um processo concursal para admissão de recrutas (50 bombeiros) e a mobilidade inter-categorias para os que têm desempenhado funções de chefia.
A deputada Rita Rato, e também candidata às próximas eleições, referiu que as propostas do PCP vão ao encontro das preocupações apresentadas: a valorização do trabalho e dos trabalhadores assente no aumento de salários, na defesa do trabalho com direitos e na qualificação profissional; e a defesa dos serviços públicos de qualidade ao serviço do País, principalmente os de protecção e socorro das populações.