Défice longe da meta do Governo
A Unidade Técnica de Apoio Orçamental revelou, dia 29, que «o défice global das administrações públicas registado no primeiro trimestre excedeu o objectivo para o défice anual», ficando 3,1 pontos percentuais acima do objectivo de 2,7 por cento do PIB.
Os técnicos que apoiam o parlamento afirmam que «o défice do primeiro trimestre representa aproximadamente 49 por cento do défice total previsto para o conjunto do ano», o que põe em causa o cumprimento do objectivo do Governo.
Na semana passada, o Instituto Nacional de Estatística apurou que o valor do défice orçamental das administrações públicas até Março atingiu os 2,4 mil milhões de euros, o equivalente a 5,8 por cento do PIB nesse período, valor praticamente idêntico ao registado no período homólogo (5,9%).