A talhe de foice
Faz de conta
PCP
Da propaganda enganosa à necessária<br> e inapelável derrota
Os centros de decisão do grande capital, o Governo PSD/CDS-PP, desdobram-se em propaganda enganosa procurando, com este ou aquele elemento estatístico, esta ou aquela acção demagógica, esconder o desastre para onde conduziram e estão a conduzir o País. O Congresso do PSD no passado fim-de-semana foi mais uma demonstração de tal prática, a que outras se seguirão.
Actual
A «cassete»
Actual
Ao som de <i>A tourada</i>
Actual
Ah pois é!
Crónica Internacional
A caminho da guerra
Construir a alternativa<br> nas batalhas de todos os dias
Perto de mil quadros comunistas participaram, sábado, em Almada, no Encontro Nacional do PCP sobre «A situação nacional, as eleições para o Parlamento Europeu e a luta por uma política patriótica e de esquerda». Do debate travado, como se refere nas páginas seguintes, sobressaiu de forma clara aquele que é o objectivo central para o qual devem confluir todas as múltiplas e exigentes tarefas que estão colocadas, hoje, ao colectivo partidário comunista: a ruptura com a política de direita e a construção de uma política alternativa, patriótica e de esquerda.
No encerramento do encontro, Jerónimo de Sousa afirmou que as reflexões aí produzidas assumem grande importância não apenas para a intervenção do PCP nas grandes batalhas que tem pela frente, como também para a «necessária e imprescindível mobilização dos militantes comunistas para garantir o seu êxito».
A situação nacional<br> as eleições para o Parlamento Europeu<br> e a luta por uma política patriótica e de esquerda
«Está nas nossas mãos<br> derrotar esta política»
Quebrar as teias de dependência
Que fazer com o euro?
O caminho da vitória
Ruptura e mudança
Afirmar Abril
Elevar a militância<br> intensificar a intervenção
Dando seguimento às orientações definidas pelo XIX Congresso do PCP, o Comité Central apontou as tarefas indispensáveis ao reforço da organização e intervenção partidárias. Agora, há que implementá-las.
Um PCP mais forte
PCP contra desmantelamento da CGD
Avançar a passo firme
A poucos dias das marchas que hoje têm lugar, em Lisboa e no Porto, a CGTP-IN fez o balanço de três anos de aplicação do «memorando da troika» e concluiu que «o rumo insustentável imposto ao País tem de ser travado, derrotado e invertido».
Inspecção em asfixia
O Governo tem procurado paralisar a actividade da Autoridade para as Condições do Trabalho, cuja situação se irá degradar substancialmente em 2014, alertou a CGTP-IN.
Frente Comum exige actos
Os trabalhadores de todos os sectores da Administração Pública devem juntar-se hoje às marchas da CGTP-IN, apelou a Cimeira da Frente Comum de Sindicatos, que convocou uma manifestação nacional para 14 de Março.
Acção nacional de protesto
A «Família Militar» vai realizar no dia 15 de Março uma grande acção nacional de protesto, que sairá do Largo de Camões e terminará frente à Assembleia da República.
Vitórias contra a corrente
Polícias manifestam-se dia 6
Progresso, justiça social e soberania
O País está hoje pior do que em 2011, aquando da assinatura do pacto de agressão entre as troikas, mas o Governo insiste na sua política de «destruição económica, terrorismo social e abdicação da soberania».
Responder aos problemas
A voz dos interesses portugueses
Ceder aos grupos económicos
O parlamento aprovou dia 14, na generalidade, com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP e os votos contra das oposições, uma alteração da iniciativa do Governo à lei do cinema e audiovisual.
Fundo de pensões dos militares
Homenagem a Sophia de Mello Breyner
Rumo ao 10.º Congresso
No âmbito da preparação do 10.º Congresso da JCP, que se vai realizar nos dias 5 e 6 de Abril, em Lisboa, na Faculdade de Medicina Dentária, tiveram lugar, no sábado, os Encontros Regionais de Lisboa, Porto, Santarém e Aveiro.
Cinco meses de terror
Cinco meses depois de inaugurado, o Centro Escolar Vipasca «continua a aguardar soluções para os vários problemas de construção e de outra ordem», denunciam os vereadores da CDU na Câmara de Aljustrel.
Defender as populações
Supressão de carreiras em Lisboa
Petição discutida amanhã
Lembrar Hugo Chávez
Tributo a Pete Seeger
A verdade e o ambiente
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu desmentem várias afirmações da Quercus relativas a posições suas sobre matérias ambientais.
Protesto na Galiza
Milhares de estudantes universitários e do secundário manifestaram-se em mais de 20 localidades da Galiza contra os cortes na Educação e a nova lei orgânica.
Contra a exploração sexual
Cante alentejano no Parlamento Europeu
Até quando?
Nazi-fascismo à solta
A sede central do Partido Comunista da Ucrânia (PCU) foi atacada e vandalizada, uma das consequências do que o partido considera ser um golpe de Estado organizado pelo imperialismo e por forças nazi-fascistas.
Sobre a situação na Ucrânia
Síria resiste
O Conselho de Segurança da ONU (CS) aprovou uma resolução que solicita a agilização da entrega de ajuda humanitária às populações atingidas pela guerra na Síria, país que continua sob assédio do imperialismo.
A África do Sul <br> 20 anos depois
Manipulação grosseira
«Dê-me as imagens, eu arranjo a guerra». A frase é atribuída ao magnata norte-americano da comunicação social, propagandista nazi, anti-soviético e anti-comunista William R. Hearst, que, em 1897, assim terá respondido a um fotógrafo que trabalhava para os seus jornais quando este pediu para regressar de Cuba, onde não havia nenhuma guerra entre os EUA e Espanha para reportar. A manipulação de imagens e a deturpação dos acontecimentos recentes na Venezuela mostram que a máxima ainda vigora para servir os interesses golpistas do imperialismo, que procura conter aos avanços progressistas que se registam naquele país e na América Latina.