Editorial

A VERDADE DOS FACTOS

Repita-se o que a verdade dos factos exige que seja repetido: agrava-se e degrada-se a situação do País e do povo; a...
Opinião
A talhe de foice

Obviamente

No turbilhão de casos que são notícia e de notícias que se transformam em casos parece não ter causado...
PCP

O grande capital confessa-se

As recentes declarações de Fernando Ulrich, no momento da apresentação dos 249 milhões de euros de lucro (livres de impostos) em 2012 do banco de que é presidente – o BPI – trouxeram, uma vez mais, à luz do dia os objectivos da política de direita que o serve a ele e à classe que representa.

 

Actual

Debates, ideias & jantares

«Internacional Socialista» reuniu em Cascais. Durante o fim-de-semana, dirigentes políticos oriundos de vários...
Actual

Internacional «Socialista»

Terminou anteontem em Cascais a reunião do Conselho da Internacional Socialista. Das seis declarações emitidas por esta...
Actual

Os Vampiros

Tentando ilustrar a dimensão do saque a que o País está sujeito, e usando apenas as contas agora publicadas no site da...
Crónica Internacional

Stalinegrado

No dia 2 de Fevereiro passaram 70 anos da vitória do Exército Vermelho em Stalinegrado. Foi o ponto de viragem na II Guerra...
Em Foco

Construtor, defensor, redactor

Álvaro Cunhal – temo-lo dito e escrito repetidas vezes, e com inteira justiça – foi o principal obreiro do PCP como hoje o conhecemos: um Partido revolucionário, marxista-leninista, profundamente enraizado na classe operária e nos trabalhadores e com forte influência noutras camadas antimonopolistas da população. Os alicerces deste edifício situam-se nos anos 40 do século passado, os anos da reorganização do Partido e do III e IV congressos, das grandes greves e jornadas de luta, da construção da unidade antifascista.

Em todo este processo, Álvaro Cunhal teve um papel preponderante e entre as muitas e exigentes tarefas que desempenhou nesta década conta-se a de redactor principal do Avante!, que assumiu durante cerca de cinco anos, em dois períodos.

Organizar e mobilizar

O início da década de 40 foi, em Portugal, um tempo sombrio, em que a fome, a miséria, a...

Porta-voz da Unidade

A construção da unidade antifascista foi uma das principais batalhas políticas do Partido na...

Guerra e paz

Em 1942, quando Álvaro Cunhal assume a redacção do Avante!, a guerra devorava já...
PCP

O nosso povo vencerá

«É para travar o passo a esta política que o PCP está por todo o País a dinamizar uma campanha visando dar mais força e afirmar a necessidade e a possibilidade de, com a luta, pôr fim a este caminho de desastre nacional e concretizar uma política alternativa, patriótica e de esquerda», sintetizou Jerónimo de Sousa no comício do Partido, dia 2, em Faro.

Conquista da região e da população

A candidatura da Arrábida a Património Mundial foi formalizada, na sexta-feira, com a entrega do dossier no Comité Internacional da UNESCO, em Paris. A Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP (DORS) já felicitou as entidades responsáveis pelo desenvolvimento do processo, especialmente a Associação de Municípios da Região de Setúbal e as câmaras de Palmela, Sesimbra e Setúbal.

Grande cartaz no Porto

Está afixado desde esta semana, na fachada do Centro de Trabalho da Boavista, no Porto, um grande cartaz...

Um projecto ímpar

Mais de 140 militantes e simpatizantes do Partido participaram, sábado, no encontro regional autárquico do PCP. A iniciativa...

Cimentar a unidade

O PCP encontrou-se, na última semana, com delegações da FENPROF e do MURPI, com o objectivo de divulgar as...

Faleceu Adelina Martins

Aos 79 anos faleceu Adelina Martins, funcionária do Partido na clandestinidade. Operária agrícola, era natural de...
Trabalhadores

Mobilização resulta

Com as lutas desenvolvidas ao nível de empresas e sectores, contra perdas de direitos e de remuneração, ganha mais força a resistência à política de direita e a exigência de uma alternativa. A mobilização de todos converge para dia 16.

- Acções em 25 cidades

A CGTP-IN já confirmou que o apelo para a manifestação nacional de 16 de Fevereiro resultou em acções...

Determinados na luta

O problema da subcontratação de enfermeiros motivou anteontem uma jornada de protesto no Porto. Ferroviários e professores têm acções em marcha, enquanto prossegue a mobilização nacional da CGTP-IN para dia 16.

Luta de todos nos transportes

As lutas nos transportes acontecem porque os trabalhadores não se resignam. A política seguida e as medidas do Governo também justificam sobejamente a opção de luta dos trabalhadores de outros sectores, contra o empobrecimento de todos. E esta luta é dos utentes, para defender um serviço público de qualidade e com objectivos sociais.

- As razões dos trabalhadores

As lutas acontecem porque o pessoal das empresas de transportes não se resigna perante medidas do Governo que visam o empobrecimento...

- Os privilegiados

As lutas em curso não têm como objectivo defender «privilégios» dos trabalhadores. Quando o Governo fala em...

- MTS atrasa salários

A MTS, empresa do Grupo Barraqueiro que explora a concessão do Metro do Sul do Tejo, não pagou metade do salário de...

- Greve total na STCP

LUSA A greve de 24 horas, no dia 1, sexta-feira, teve adesão total dos trabalhadores da Sociedade de...

- Repressão tem que parar

Com a entrada em funções do actual conselho de administração (que gere a Carris e o Metro), nomeado a 23 de...

Privatização para o lixo

O STAL demonstrou ao Governo que a privatização da Empresa Geral de Fomento só serve para dar ao grande capital milhões de euros e o controlo de uma grande fatia do sector dos resíduos sólidos.

Fenprof interpela PM

A Federação Nacional dos Professores solicitou segunda-feira ao primeiro-ministro a marcação de uma...

Dia de Carnaval é feriado

A CGTP-IN publicou um esclarecimento em que reafirma que a próxima terça-feira, 12 de Fevereiro, dia de Carnaval, continua a ser...
Assembleia da República

Defenda o interesse nacional

A manter-se o anunciado nível de cortes orçamentais da União Europeia o interesse nacional «é posto em causa», adverte o PCP, que desafiou por isso o primeiro-ministro a ser firme na defesa de Portugal no Conselho Europeu que tem início hoje, 7, em Bruxelas, e onde as decisões sobre esta matéria exigem unanimidade.

Por um serviço público forte e de qualidade

O chamado «plano de reestruturação» do ministro Miguel Relvas para a RTP abre caminho à «descaracterização da televisão pública» e insere-se na «estratégia de desmantelamento do serviço público visando a sua entrega aos interesses privados».

A água é um bem inalienável

O PCP opõe-se à privatização dos serviços de águas e resíduos e reafirma não aceitar que as autarquias e as populações sejam privadas do direito a gerir democraticamente esse bem essencial à vida que é a água.

Código de Processo Civil

O Parlamento aprovou recentemente, na generalidade, a proposta do Governo de Código de Processo Civil, com os votos favoráveis...
Nacional

Em defesa da água pública

Para a Comissão Promotora da Campanha «Água é de Todos» a privatização da água, seja sob que forma for, «não tem qualquer justificação».

Políticas devastadoras

Dados revelados pela versão preliminar do inventário florestal de 2010 mostram que o eucalipto se tornou a primeira espécie da floresta nacional. «Os Verdes» alertam para as consequências negativas que esta predominância implica, em termos ambientais, sociais e económicos.

Candidatos CDU Sintra

São apresentados hoje, às 11h00, no Auditório do SMAS, na Portela de Sintra, os cabeças de lista da CDU à...

Inquilinos

Para hoje, às 17 horas, está agendada uma concentração, no Terreiro do Paço, em Lisboa, para pedir a...
Europa

Governo grego monta provocação

A polícia grega investiu contra um grupo de activistas sindicais da PAME, ferindo nove e detendo outros 35, durante uma acção de protesto, em Atenas, contra a reforma da Segurança Social.

Rajoy enfraquecido

O presidente do governo espanhol é um dos visados pelo escândalo de corrupção que envolve pelo menos uma dúzia de políticos do Partido Popular que terão auferido somas indevidas provenientes de esquemas de corrupção.

Doentes também trabalham

Na Estónia não se falta ao trabalho mesmo quando se está doente, para não se perder parte do salário. Esta...

Holanda nacionaliza banco

O governo holandês decidiu nacionalizar o quarto maior grupo bancário e segurador do país, o SNS Reaal, a braços...
Internacional

Crime que exige condenação

O ataque israelita nos arredores da capital, Damasco, foi «um acto de agressão ilegal e ilegítimo, contra um país soberano, que não pode ficar impune e deve ser prontamente condenado pelos governos e instituições internacionais», considera o PCP.

Confiança no futuro

Uma grande mobilização popular de apoio à revolução bolivariana e de solidariedade para com o presidente Hugo Chávez, em tratamentos oncológicos em Cuba, marcou as comemorações dos 21 anos da movimentação cívico-militar de 1992.

Obstáculos à paz

O primeiro secretário das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) considera que «altos interesses...

PCP presente

A convite do Partido Comunista da Turquia (PCT), o PCP participou, no passado fim-de-semana, numa iniciativa internacional contra a NATO. Em...
Temas

Lutar pelo Poder Local democrático em Lisboa

Em 2008, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa anunciou que já tinha arrumado a casa. Nada disso aconteceu.
Durante anos, combatemos a propaganda das mega-operações que marcaram as discussões das Grandes Opções do Plano e dos Orçamentos. Deram em nada, sucessivamente, porque serviam apenas para tentar ocultar a realidade dos factos, da obra que não foi feita, das actividades que ficaram no papel.

Argumentos
TVisto

Ulrich superstar

Fernando Ulrich, presidente do BPI, surgiu na passada semana como uma espécie de supervedeta no palco da comunicação...
Defesa Nacional

Objectivo: desmantelar

Este podia ser o título de uma qualquer ordem de operações para outra área da administração...
Aconteceu

Crise agravada no comércio

Portugal registou em Dezembro de 2012 a segunda maior quebra de vendas no comércio a retalho da União Europeia (8,6%), apenas...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP    Sábado, 9...

A semana em resumo

Frases

“BPI lucra 249 milhões com recompra de passivo e venda de dívida...