A talhe de foice
Obviamente
PCP
O grande capital confessa-se
As recentes declarações de Fernando Ulrich, no momento da apresentação dos 249 milhões de euros de lucro (livres de impostos) em 2012 do banco de que é presidente – o BPI – trouxeram, uma vez mais, à luz do dia os objectivos da política de direita que o serve a ele e à classe que representa.
Actual
Debates, ideias & jantares
Actual
Internacional «Socialista»
Actual
Os Vampiros
Crónica Internacional
Stalinegrado
Construtor, defensor, redactor
Álvaro Cunhal – temo-lo dito e escrito repetidas vezes, e com inteira justiça – foi o principal obreiro do PCP como hoje o conhecemos: um Partido revolucionário, marxista-leninista, profundamente enraizado na classe operária e nos trabalhadores e com forte influência noutras camadas antimonopolistas da população. Os alicerces deste edifício situam-se nos anos 40 do século passado, os anos da reorganização do Partido e do III e IV congressos, das grandes greves e jornadas de luta, da construção da unidade antifascista.
Em todo este processo, Álvaro Cunhal teve um papel preponderante e entre as muitas e exigentes tarefas que desempenhou nesta década conta-se a de redactor principal do Avante!, que assumiu durante cerca de cinco anos, em dois períodos.
Instrumento de reforço do Partido
Organizar e mobilizar
Denunciar a repressão
Porta-voz da Unidade
Guerra e paz
Álvaro Cunhal: anos 40
O nosso povo vencerá
«É para travar o passo a esta política que o PCP está por todo o País a dinamizar uma campanha visando dar mais força e afirmar a necessidade e a possibilidade de, com a luta, pôr fim a este caminho de desastre nacional e concretizar uma política alternativa, patriótica e de esquerda», sintetizou Jerónimo de Sousa no comício do Partido, dia 2, em Faro.
Conquista da região e da população
A candidatura da Arrábida a Património Mundial foi formalizada, na sexta-feira, com a entrega do dossier no Comité Internacional da UNESCO, em Paris. A Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP (DORS) já felicitou as entidades responsáveis pelo desenvolvimento do processo, especialmente a Associação de Municípios da Região de Setúbal e as câmaras de Palmela, Sesimbra e Setúbal.
Acabar com o Governo<br> e a sua política
A defesa dos direitos dos trabalhadores passa, hoje, pela derrota do Governo, da troika e da sua política, garante o PCP.
Comemorações arrancam em Loures
Grande cartaz no Porto
Um projecto ímpar
Cimentar a unidade
Faleceu Adelina Martins
Mobilização resulta
Com as lutas desenvolvidas ao nível de empresas e sectores, contra perdas de direitos e de remuneração, ganha mais força a resistência à política de direita e a exigência de uma alternativa. A mobilização de todos converge para dia 16.
- Acções em 25 cidades
Determinados na luta
O problema da subcontratação de enfermeiros motivou anteontem uma jornada de protesto no Porto. Ferroviários e professores têm acções em marcha, enquanto prossegue a mobilização nacional da CGTP-IN para dia 16.
Luta de todos nos transportes
As lutas nos transportes acontecem porque os trabalhadores não se resignam. A política seguida e as medidas do Governo também justificam sobejamente a opção de luta dos trabalhadores de outros sectores, contra o empobrecimento de todos. E esta luta é dos utentes, para defender um serviço público de qualidade e com objectivos sociais.
- As razões dos trabalhadores
- Os privilegiados
- Os resultados que contam
- MTS atrasa salários
- Greve total na STCP
- Repressão tem que parar
- Ataque traiçoeiro na CP
Privatização para o lixo
O STAL demonstrou ao Governo que a privatização da Empresa Geral de Fomento só serve para dar ao grande capital milhões de euros e o controlo de uma grande fatia do sector dos resíduos sólidos.
Defesa do SNS<br>em debate da CGTP-IN
Sargentos assinalam o 31 de Janeiro
Fenprof interpela PM
Dia de Carnaval é feriado
Defenda o interesse nacional
A manter-se o anunciado nível de cortes orçamentais da União Europeia o interesse nacional «é posto em causa», adverte o PCP, que desafiou por isso o primeiro-ministro a ser firme na defesa de Portugal no Conselho Europeu que tem início hoje, 7, em Bruxelas, e onde as decisões sobre esta matéria exigem unanimidade.
Equidade dos sacrifícios<br> é um embuste
Por um serviço público forte e de qualidade
O chamado «plano de reestruturação» do ministro Miguel Relvas para a RTP abre caminho à «descaracterização da televisão pública» e insere-se na «estratégia de desmantelamento do serviço público visando a sua entrega aos interesses privados».
A água é um bem inalienável
O PCP opõe-se à privatização dos serviços de águas e resíduos e reafirma não aceitar que as autarquias e as populações sejam privadas do direito a gerir democraticamente esse bem essencial à vida que é a água.
Código de Processo Civil
Respeite-se as dinâmicas regionais
Em defesa da água pública
Para a Comissão Promotora da Campanha «Água é de Todos» a privatização da água, seja sob que forma for, «não tem qualquer justificação».
Políticas devastadoras
Dados revelados pela versão preliminar do inventário florestal de 2010 mostram que o eucalipto se tornou a primeira espécie da floresta nacional. «Os Verdes» alertam para as consequências negativas que esta predominância implica, em termos ambientais, sociais e económicos.
Solidariedade com a Revolução Bolivariana
CDU prepara autárquicas
Conferência nacional a 23 de Fevereiro
Candidatos CDU Sintra
Exposição de Eduardo Gageiro
Inquilinos
Governo grego monta provocação
A polícia grega investiu contra um grupo de activistas sindicais da PAME, ferindo nove e detendo outros 35, durante uma acção de protesto, em Atenas, contra a reforma da Segurança Social.
Rajoy enfraquecido
O presidente do governo espanhol é um dos visados pelo escândalo de corrupção que envolve pelo menos uma dúzia de políticos do Partido Popular que terão auferido somas indevidas provenientes de esquemas de corrupção.
UE bate recorde na venda de armas
Doentes também trabalham
Holanda nacionaliza banco
Cuba, a presidência da CELAC e a UE
Crime que exige condenação
O ataque israelita nos arredores da capital, Damasco, foi «um acto de agressão ilegal e ilegítimo, contra um país soberano, que não pode ficar impune e deve ser prontamente condenado pelos governos e instituições internacionais», considera o PCP.
Confiança no futuro
Uma grande mobilização popular de apoio à revolução bolivariana e de solidariedade para com o presidente Hugo Chávez, em tratamentos oncológicos em Cuba, marcou as comemorações dos 21 anos da movimentação cívico-militar de 1992.
Obstáculos à paz
PCP presente
A França cerca a Argélia pelo Sul
Lutar pelo Poder Local democrático em Lisboa
Em 2008, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa anunciou que já tinha arrumado a casa. Nada disso aconteceu.
Durante anos, combatemos a propaganda das mega-operações que marcaram as discussões das Grandes Opções do Plano e dos Orçamentos. Deram em nada, sucessivamente, porque serviam apenas para tentar ocultar a realidade dos factos, da obra que não foi feita, das actividades que ficaram no papel.