Editorial

COM A LUTA VAMOS LÁ

Chegam em catadupa as notícias sobre o desastre a que a política das troikas conduz o País: ao mesmo tempo que a...
Opinião
Actual

Relembranças

Há trinta e seis anos, por esta altura (mais mês menos mês) tomava posse o primeiro governo PS/Mário Soares,...
Actual

Pequim – Londres – Rio

Em 2008, enquanto decorriam os Jogos Olímpicos de Pequim, num artigo – «As medalhas» – publicado no Avante!...
Actual

O <i>incentivo</i>

A medida que permite acumular salário com subsídio de desemprego – fruto do acordo entre o Governo, patrões e UGT...
Crónica Internacional

Não há tempo a perder

Nas últimas semanas temos vindo a assistir ao agravamento da tragédia da guerra contra a Síria. A aliança entre o...
PCP

Eu sei como queriam que fosse o Verão

Gostaria certamente o capital e as marionetas ao seu serviço que a chegada de Agosto se caracterizasse pela chegada dos banhos de Verão e por uma nova fase do roubo a quem trabalha. Tudo estava programado e planeado: decidia-se na Assembleia da República umas normas, colocava-se a comunicação social ao seu serviço a explicar, ilustrar e tornar tudo inevitável e pronto!, já estava, lá iriam todos para férias com o trabalhinho em franco desenvolvimento.

A talhe de foice

Em matilha

Soube-se, pelo relatório anual da CMVM sobre as sociedades cotadas em Bolsa, que a generalidade é tutelada por umas dezenas de...
Em Foco

«Fala a Marta» pelo emprego

Para preparar a privatização da área de seguros, a Caixa Geral de Depósitos semeou a inquietação na Cares, a empresa que presta assistência à OK Teleseguros, à Fidelidade-Mundial, à Império-Bonança e outras companhias. No prédio de onde «fala a Marta», os trabalhadores responderam com uma greve quase total, em defesa do emprego e do interesse público.

PCP

Crime contra a economia e a soberania

Anunciada no dia 2 pelo Conselho de Ministros, a privatização da TAP constitui, para o PCP, um «criminoso processo» de alienação das maiores e mais estratégicas empresas nacionais que só a luta poderá travar.

Iniciativa ímpar que é fruto da militância

A Festa da Unidade, iniciativa do PCP em S. Pedro da Cova que se realiza há mais de 30 anos, cumpriu-se mais uma vez nos dias 3 e 4 deste mês. Jaime Toga, da Comissão Política, valorizou esta longevidade. 

Agir em defesa da paz

Assinalando os 67 anos dos bombardeamentos nucleares de Hiroxima e Nagasaki, o PCP apela aos trabalhadores e ao povo para que intensifiquem a sua acção em defesa da paz e dos direitos dos povos.

Festa-comício em Faro

Cerca de duas centenas de militantes e simpatizantes do Partido participaram, sábado, em Faro, numa...

Incentivo à exploração

Comentando a entrada em vigor, segunda-feira, da medida que permite aos desempregados acumular o subsídio de desemprego com um...

Faleceu Horácio Rufino

Faleceu na semana passada Horácio José Cecílio Rufino, de 61 anos. Natural de Coruche, vivia...
Trabalhadores

Greves ao trabalho extra

Os mineiros da Panasqueira e de Neves-Corvo não desceram às galerias, no fim-de-semana. Mais greves foram decretadas noutros sectores.

Um «impulso» para trás

O programa «Impulso Jovem», que na semana passada teve várias medidas aprovadas por portarias, promove a precariedade e o embaratecimento dos custos do trabalho.

Injustas e a conta-gotas

Os militares dos três ramos das forças armadas portuguesas denunciam que as promoções arrancadas pela luta ao Governo PSD/CDS estão a ser feitas a conta-gotas, mantêm traços de injustiça e não resolvem os problemas colocados à capacidade operacional aquando do seu congelamento.

Resistir vale a pena

O Código do Trabalho não se sobrepõe aos contratos colectivos, reafirmou a União dos Sindicatos de Lisboa. Numa...

Professores para as escolas

Em vez de abrir hoje a aplicação informática do concurso para «destacamento por ausência de componente...

Pescadores desesperados

O Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Norte (STPN/CGTP-IN) solicitou ao secretário de Estado do Mar e aos partidos com assento na...
Assembleia da República

Trapalhada e arrogância

«Trapalhada, arrogância e falta de respeito pela AR», eis os traços fortes que na opinião do PCP marcam o comportamento do PS e do PSD ao longo do processo legislativo sobre a chamada reorganização administrativa de Lisboa, diploma que veio a ser devolvido pelo Presidente da República ao Parlamento.

Manutenção e reforço

A maioria PSD/CDS-PP chumbou o projecto de resolução do PCP que preconizava a manutenção e reposição...
Nacional

Dinamizar o turismo no Porto

A CDU do Porto apresentou, no domingo, um documento com 14 propostas, a ser apresentadas em reunião de Câmara, em Setembro, para dinamizar o sector do turismo na cidade.

Produtores de arroz prejudicados

No dia 25, com os votos da maioria PSD/CDS, foram aprovados, na Assembleia da República, dois projectos de resolução sobre a utilização dos centros de secagem de arroz da ex-EPAC. O objectivo desta medida está resumido no título do projecto apresentado pelo CDS, onde se lê: «acautele os interesses da APARROZ».

Um por cento <br>para a Cultura

A «exigência de um real financiamento público para a Cultura» é o lema do grupo de Coimbra do Movimento do Manifesto em Defesa da Cultura, apresentado, no dia 25 de Julho, no Teatro da Cerca de S. Bernardo.

 

Protesto de utentes

A Comissão de Utentes da Via do Infante agendou para o próximo dia 14 de Agosto uma marcha lenta e buzinão contra as...
Europa

Dignidade operária

Os operários siderúrgicos gregos da Helenic Halivurguia decidiram, dia 28 de Julho, em assembleia-geral, suspender a greve que mantinham há nove meses (272 dias consecutivos).

Contra a privatização

Cerca de 90 por cento dos ferroviários espanhóis aderiram à greve nacional de dia 3, contra o desmembramento e privatização da empresa pública Renfe.

TC romeno reavalia referendo

O Tribunal Constitucional romeno decidiu adiar para 12 de Setembro a decisão sobre a validação do referendo realizado a...

Mineiros retomam laboração

Os mineiros do carvão de Espanha, em greve desde Maio contra os cortes dos subsídios estatais, voltaram ao trabalho, dia 2,...
Internacional

Cruz Vermelha forçada a partir

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) suspendeu as actividades na Líbia na sequência de uma série de ataques contra as suas instalações e cooperantes, situação reveladora do terror que domina o país desde a agressão da NATO.

Factos reveladores

A campanha terrorista movida contra o povo e a nação síria foi, nos últimos dias, mais uma vez confirmada pelos acontecimentos no terreno.

Milhões em paraísos fiscais

As maiores empresas mundiais de tecnologia guardam centenas de milhares de milhões de dólares em paraísos fiscais....

Contra a fraude

Sessões de esclarecimento sobre a fraude nas presidenciais de 1 de Julho foram realizadas, a semana...

NATO contestada

Milhares de pessoas protestaram contra a reabertura das rotas de abastecimento das tropas ocupantes da NATO no Afeganistão. As...
Temas

Uma hipocrisia para domesticar a opinião pública

O fascizante estribilho «os portugueses vivem acima das suas possibilidades», pela sua recorrência nos meios de comunicação social, faz lembrar aquele outro propalado durante o governo de Salazar: «Angola, é nossa!».
Embora possa haver pouca similitude entre os intervenientes de um estribilho e outro, haverá, certamente, um ponto de contacto nos seus desfechos.
Pela luta Angola libertou-se da amarra colonial.

Pela luta Portugal há-de encontrar a via de se libertar da canga ideológica que o amordaça.

Até lá, no contexto das lutas quotidianas, importa recolher informação, convertendo-a em conhecimento com a seguinte preocupação: transformá-lo numa arma de luta.

Combustíveis aumentam para manter lucros elevados

Perante a passividade da Autoridade da Concorrência (AdC) e do Governo as petrolíferas aumentaram de novo, e significativamente, os preços dos combustíveis. E a justificação é a habitual: aumento do preço do petróleo, desvalorização do euro, etc. No entanto esquecem-se de explicar por que razão o preço dos combustíveis em Portugal é sistematicamente superior ao preço médio praticado na União Europeia, e com este aumento o objectivo é manter a diferença para poder continuar a arrecadar lucros extra como fica claro da análise que se apresenta.

Argumentos
TVisto

A sonda e o mundo

Decerto por involuntária coincidência, foi no dia em que se completavam sessenta e sete anos sobre o lançamento em...
Festa do Avante!

Onde é a Cultura quem mais ordena

Num Portugal dominado pela troika dos credores – apostada em intensificar a exploração de quem trabalha e em canalizar para o grande capital a riqueza criada no País – a vida dos criadores e profissionais da Cultura não está nada fácil: por falta de apoios e por uma política que cada vez mais deixa ao «mercado» esta esfera de actividade humana, a maioria trabalha sem meios nem retorno e há já grupos a fechar as portas, sem condições para continuar. Na edição deste ano da Festa do Avante!, o Avanteatro fará uma vez mais o oposto disto, dando expressão ao que de melhor se faz em Portugal em teatro, dança, música ou cinema. 

Cineavante!

Depois do sucesso dos anos anteriores, o Cineavante! volta a marcar presença no coração do...
Aconteceu

Desempregados sem subsídio

Apenas 43,5 por cento dos desempregados em Portugal recebiam subsídio de desemprego em Junho. De acordo...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP  Domingo, 12 de Agosto  Monte...

A semana em resumo

Frases

“A diminuição de direitos sociais adquiridos é sempre brutal, mas...