Gigantes tecnológicos

Milhões em paraísos fiscais

As mai­ores em­presas mun­diais de tec­no­logia guardam cen­tenas de mi­lhares de mi­lhões de dó­lares em pa­raísos fis­cais. Se­gundo in­for­ma­ções di­vul­gadas pelo Le Monde e a pela AFP, as em­presas Apple (81 mil mi­lhões), Mi­cro­soft (54 mil mi­lhões), Go­ogle e Cisco (43 e 42 mil mi­lhões, res­pec­ti­va­mente), pre­tendem re­pa­triar parte dos lu­cros acu­mu­lados, mas aguardam que o go­verno dos EUA faça aprovar uma re­forma fiscal que lhes per­mita dis­tri­buir di­vi­dendos e in­vestir no país com van­ta­gens tri­bu­tá­rias ainda mai­ores.

De acordo com as mesmas fontes, que citam os cál­culos da or­ga­ni­zação Ci­da­dãos pela Jus­tiça Fiscal, as re­fe­ridas mul­ti­na­ci­o­nais não estão so­zi­nhas, es­ti­mando-se que, no con­junto, as mai­ores cor­po­ra­ções dos EUA, da tec­no­logia à pro­dução de me­di­ca­mentos, guardem no es­tran­geiro qual­quer coisa como um bi­lião de dó­lares a salvo do pa­ga­mento de qual­quer im­posto.

A agência Moody´s, por seu lado, afirma que em Março deste ano 22 em­presas norte-ame­ri­canas de tec­no­lo­gias de ponta man­ti­nham 70 por cento do total dos lu­cros acu­mu­lados (cerca de 289 mil mi­lhões de dó­lares) fora dos EUA, e prevê que nos pró­ximos três anos o mon­tante global possa as­cender aos 400 mil mi­lhões.



Mais artigos de: Internacional

Cruz Vermelha forçada a partir

O Co­mité In­ter­na­ci­onal da Cruz Ver­melha (CICV) sus­pendeu as ac­ti­vi­dades na Líbia na sequência de uma série de ata­ques contra as suas ins­ta­la­ções e co­o­pe­rantes, si­tu­ação re­ve­la­dora do terror que do­mina o país desde a agressão da NATO.

Factos reveladores

A cam­panha ter­ro­rista mo­vida contra o povo e a nação síria foi, nos úl­timos dias, mais uma vez con­fir­mada pelos acon­te­ci­mentos no ter­reno.

Contra a fraude

Sessões de esclarecimento sobre a fraude nas presidenciais de 1 de Julho foram realizadas, a semana passada, pelos apoiantes de Manuel Lopez Obrador em 173 localidades do país, incluindo 31 cidades capitais de Estado. Para além do debate com o povo, as iniciativas tiveram...

NATO contestada

Milhares de pessoas protestaram contra a reabertura das rotas de abastecimento das tropas ocupantes da NATO no Afeganistão. As manifestações realizadas segunda-feira no Sul do país, convocadas por um partido de cariz confessional, foram particularmente participadas em Karachi. O governo do...

MPLA deve vencer eleições em Angola

Em Angola, o partido no poder desde a independência, o MPLA, e o presidente José Eduardo dos Santos devem vencer as eleições gerais de final deste mês. Prometem uma governação que desenvolva mais o país, melhore a distribuição da riqueza e diminua as...