Dinamizar o turismo no Porto
A CDU do Porto apresentou, no domingo, um documento com 14 propostas, a ser apresentadas em reunião de Câmara, em Setembro, para dinamizar o sector do turismo na cidade.
A cidade do Porto tem enormes potencialidades
Com estas propostas, os eleitos do PCP querem contrariar a «atitude passiva» e a «falta de estratégia» da Câmara do Porto relativamente ao sector do turismo e da afirmação da marca/destino Porto.
«A cidade do Porto tem enormes potencialidades de desenvolvimento do sector do turismo, de forma integrada e com externalidades para os restantes sectores económicos, que contribuem para reforçar a marca Porto e a sua oferta distintiva», asseguram os comunistas, referindo-se, por exemplo, ao «património cultural existente», à «qualidade da gastronomia tradicional», à «envolvência da cidade com o rio Douro e o mar» e à «marca vinho do Porto».
Entre as 14 propostas apresentadas, a CDU recomenda à autarquia que «tome as diligências necessárias para estabelecer uma comissão intermunicipal com o município de Vila Nova de Gaia, com vista à promoção de acções conjuntas que reforcem a marca Porto, aproveitando as potencialidades de desenvolvimento da oferta turística com a integração da marca Douro, incluindo a possibilidade de promoção de um Festival do Douro, e a marca Vinho do Porto».
Os eleitos do PCP querem ainda, em outras proposta, que a Câmara do Porto estabeleça «uma campanha de promoção externa, em colaboração com a entidade regional Turismo Porto e Norte de Portugal e a AICEP, com vista à internacionalização da Festa Popular do São João», e que «reforce a oferta cultural da cidade», assumindo «uma estratégia de promoção cultural do Teatro Municipal do Rivoli, em cooperação com as associações e agentes culturais da cidade e do distrito do Porto» e «com a publicação de uma agenda cultural e com uma campanha de promoção interna e externa, em colaboração com a Fundação de Serralves e a Casa a Casa da Música».
No rol das proposta conta ainda, entre outras, a promoção, conjuntamente com as organizações empresariais, de «feiras de cariz internacional», com vista à «promoção de produtos e serviços, desenvolvidos ao nível da cidade e do distrito do Porto».