México

Contra a fraude

Image 11089

Ses­sões de es­cla­re­ci­mento sobre a fraude nas pre­si­den­ciais de 1 de Julho foram re­a­li­zadas, a se­mana pas­sada, pelos apoi­antes de Ma­nuel Lopez Obrador em 173 lo­ca­li­dades do país, in­cluindo 31 ci­dades ca­pi­tais de Es­tado. Para além do de­bate com o povo, as ini­ci­a­tivas ti­veram como ob­jec­tivo re­co­lher mais provas e tes­te­mu­nhos sobre a fal­si­fi­cação do su­frágio por parte do Par­tido Re­vo­lu­ci­o­nário Ins­ti­tu­ci­onal (PRI) e do can­di­dato ven­cedor, En­rique Peña Nieto.

Nieto é sus­peito de ter triun­fado graças à compra de votos (dis­tri­buição de di­nheiro, car­tões pré-pagos de uma co­nhe­cida ca­deia de dis­tri­buição e de uma ope­ra­dora móvel, do­ação de ma­te­riais de cons­trução), à ma­ni­pu­lação de son­da­gens e ao fa­vo­re­ci­mento por parte dos meios de co­mu­ni­cação so­cial.

Até ao pró­ximo dia 6 de Se­tembro, o Tri­bunal Elei­toral de­verá pro­nun­ciar-se sobre as de­nún­cias e as provas apre­sen­tadas por Obrador, mas seja qual for a de­cisão, a eleição de Nieto para a pre­si­dência é já vista pelos me­xi­canos como uma farsa.

Ainda na sexta-feira, 27 de Julho, sete mil pes­soas ma­ni­fes­taram-se frente à sede da Te­le­visa, acu­sando a emis­sora de fa­vo­recer es­can­da­lo­sa­mente o can­di­dato do PRI.

No mesmo dia, Ma­nuel Lopez Obrador acusou o go­verno de ocultar dados sobre a la­vagem de di­nheiro du­rante a cam­panha de Nieto.



Mais artigos de: Internacional

Cruz Vermelha forçada a partir

O Co­mité In­ter­na­ci­onal da Cruz Ver­melha (CICV) sus­pendeu as ac­ti­vi­dades na Líbia na sequência de uma série de ata­ques contra as suas ins­ta­la­ções e co­o­pe­rantes, si­tu­ação re­ve­la­dora do terror que do­mina o país desde a agressão da NATO.

Factos reveladores

A cam­panha ter­ro­rista mo­vida contra o povo e a nação síria foi, nos úl­timos dias, mais uma vez con­fir­mada pelos acon­te­ci­mentos no ter­reno.

Milhões em paraísos fiscais

As maiores empresas mundiais de tecnologia guardam centenas de milhares de milhões de dólares em paraísos fiscais. Segundo informações divulgadas pelo Le Monde e a pela AFP, as empresas Apple (81 mil milhões), Microsoft (54 mil milhões), Google e Cisco (43 e 42 mil...

NATO contestada

Milhares de pessoas protestaram contra a reabertura das rotas de abastecimento das tropas ocupantes da NATO no Afeganistão. As manifestações realizadas segunda-feira no Sul do país, convocadas por um partido de cariz confessional, foram particularmente participadas em Karachi. O governo do...

MPLA deve vencer eleições em Angola

Em Angola, o partido no poder desde a independência, o MPLA, e o presidente José Eduardo dos Santos devem vencer as eleições gerais de final deste mês. Prometem uma governação que desenvolva mais o país, melhore a distribuição da riqueza e diminua as...