A talhe de foice
O faz-de-conta
Actual
Uma luta que não se deixa esconder
Actual
SIED – demissão e fusão anunciada
Actual
Esqueletos
PCP
«A luta continua!»
Podem escrever e dizer o que quiserem; podem até dizer que não há à luta ou que lutar não vale a pena; podem ocultar, desvirtuar o valor dessa luta – mas o que não podem nem conseguem esconder é que ela existe e está aí com toda a sua pujança exprimindo as contradições de interesses entre aqueles que trabalham e produzem a riqueza e aqueles que, donos dos meios de produção e da alta finança, se apropriam de forma escandalosa do valor do trabalho.
Crónica Internacional
Paz sim! Nato não!
Uma vitória sobre a resignação e o conformismo
A Greve Geral, na qual participaram mais de três milhões de trabalhadores, «ficará inscrita na história da luta dos trabalhadores e do povo português», considerou, anteontem à tarde, o Secretário-geral do PCP. Sem convocar uma conferência de imprensa, em respeito pela greve dos jornalistas, Jerónimo de Sousa avaliou a dimensão e impacto da jornada de luta numa declaração escrita que fez chegar às redacções e que aqui publicamos.
Apoio activo e solidário
Interpretem este sinal!
Resposta marcante e corajosa
No distrito de Lisboa, a força da greve geral provou que cada vez mais trabalhadores repudiam a política de direita e reclamam por justiça social.
Margem insubmissa
Contra a austeridade do Governo
Milhares de escolas encerradas
Militares e polícias em protesto
Trabalhadores dos consulados aderem à greve
Adesão massiva
Parados em São Bento
Passos firmes de quem trabalha
Solidários com a greve
Resistência tenaz
Prepotências combatidas
Vários actos de prepotência foram protagonizados por alguns patrões, no sector privado, administradores e chefias intermédias, em serviços públicos, para tentarem impedir o sucesso da Greve Geral. A força da luta foi a resposta.
A greve geral nos distritos e regiões
Próximas lutas
Sem dúvidas nem hesitações
Num tempo tão exigente em que se coloca aos trabalhadores e ao povo a necessidade imperiosa de lutar pelos seus direitos, a candidatura de Francisco Lopes afirma-se como parte integrante desta dinâmica de luta.
Uma vida dedicada à luta pelo socialismo
No funeral de Joaquim Gomes, realizado no domingo, no qual compareceram centenas de camaradas e amigos, Jerónimo de Sousa destacou o exemplo do militante «modesto e discreto» que dedicou toda a sua vida à luta pela liberdade e contra o fascismo, pelo socialismo e pelo comunismo.
<i>Lusa</i> tem que ser independente
A Agência Lusa, pelo importante papel de prestadora de um indispensável serviço público, deve ser independente dos restantes órgãos de comunicação social, incluindo da RTP, defendeu, terça-feira, o PCP.
Ajuda, mas ao capital financeiro
Empresários pela mudança de política
Biblioteca Avante!
Mais sacrifícios e exploração
Conclui-se hoje o processo de aprovação do Orçamento do Estado para 2011. O anunciado voto favorável do PS e a abstenção do PSD selam a passagem de um documento que, em nome de absurdos critérios de redução do défice, impõe incontáveis sacrifícios ao povo, abdicando de uma política de desenvolvimento económico.
Pela urgente reabertura
Desemprego sem freio
Marcha pela PAZ
Luta no superior
Milhares de estudantes, vindos de vários pontos do País, manifestaram-se no dia 17 de Novembro, em Lisboa, e exigiram a alteração do rumo da política dos sucessivos governos para o ensino superior.
«Muita parra, pouca uva»
Concluído que está o primeiro ano de mandato autárquico, os eleitos do PCP denunciam o «completo falhanço» da gestão do PSD e apresentam propostas para resolver os inúmeros problemas do concelho.
PIDDAC empobrece o distrito de Setúbal
Ataque ao poder local
Contra portagens nas SCUT
Protesto anti-imperialista
Dezenas de milhares de pessoas participaram nas manifestações de dia 17, em Atenas e Tessalónica, para assinalar, com palavras de ordem de hoje, a revolta dos estudantes contra a junta militar fascista de Novembro de 1973.
Londres paga silêncio
O governo de David Cameron acedeu a pagar avultadas indemnizações a um grupo de antigos presos em Guantánamo, que fizeram denúncias sobre a participação dos serviços secretos britânicos nas torturas a que foram submetidos.
A solução é o socialismo
Greve na cultura italiana
Estudantes contestam Berlusconi
Cimeira da NATO deixou associações militares à porta
Sinais de futuro
Haitianos denunciam falta de assistência e exigem retirada das tropas da ONU
Os haitianos exigem a saída imediata da missão das Nações Unidas do país, acusando os capacetes azuis de terem trazido a cólera para o território e de nada fazerem para conter a epidemia.
Agrário manda matar camponeses
Cinco camponeses sem-terra foram assassinados por um grupo de mercenários ao serviço de um agro-industrial hondurenho durante uma acção de recuperação de terras na região do Vale de Aguán.