Editorial

O CONSTRUTOR DA FESTA

Amanhã às 18 horas, quando os portões da Quinta da Atalaia se abrirem à multidão de visitantes vindos de...
Opinião
Actual

A besta

A informação foi veiculada na edição de segunda-feira do Diário de Notícias: ascende a quase meio...
Actual

Os mineiros do Chile

Trinta e três mineiros estão encurralados há três semanas no fundo de uma mina no Chile a 700 metros de...
Actual

Caruncho

Com aquele ar académico que a designação de Universidade confere, o PSD reeditou a versão estival do...
Crónica Internacional

O pulso do tempo

A elevação da China à condição de grande potência económica não é coisa de...
A talhe de foice

O porteiro de Serralves

Há uns anos, em pleno Agosto, visitei a Fundação de Serralves, no Porto, numa tarde calmosa de férias. Estava a...
PCP

Desenvolver a produção nacional,<br>reforçar a luta, dar mais força ao PCP

Por mais que in­sistam, en­cu­bram e mis­ti­fi­quem, está cada vez mais evi­dente a na­tu­reza de classe desta po­lí­tica que ano após ano, go­verno após go­verno, vem sa­cri­fi­cando os tra­ba­lha­dores e o povo, des­truindo o te­cido pro­du­tivo, au­men­tando a de­pen­dência face ao ex­te­rior.

Em Foco

<i>Portugal a produzir</i>

O PCP vai lançar na Festa do Avante! uma cam­panha na­ci­onal em de­fesa da pro­dução na­ci­onal, sob o lema Por­tugal a pro­duzir – Em­prego, so­be­rania, de­sen­vol­vi­mento. Vasco Car­doso, da Co­missão Po­lí­tica, apre­sentou-a na se­gunda-feira, em con­fe­rência de im­prensa.  

A Festa que desenvolve a luta

No úl­timo fim-de-se­mana antes da aber­tura da 34.ª Festa do Avante!, o se­cre­tário-geral do PCP foi à Quinta da Ata­laia saudar os cons­tru­tores da maior ini­ci­a­tiva po­lí­tico-cul­tural na­ci­onal, lem­brando que aquele é o es­paço e o mo­mento para aliar à Festa o de­sen­vol­vi­mento da luta e a afir­mação do pro­jecto co­mu­nista.

 

PCP

Requalificação não pode esperar

Je­ró­nimo de Sousa es­teve sá­bado de manhã no Bairro Padre Cruz, na Fre­guesia de Car­nide, e cons­tatou a ne­ces­si­dade de re­qua­li­fi­cação ur­gente da­quele bairro mu­ni­cipal.

 

Jerónimo em Gouveia

Jerónimo de Sousa, integrando uma delegação do PCP, esteve anteontem no concelho de...

Artigo 38.º

«O Estado assegura a liberdade e a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder...
Trabalhadores

Melhores salários em 2011

O cres­ci­mento dos sa­lá­rios dos tra­ba­lha­dores é um im­pe­ra­tivo na­ci­onal, de­fende a CGTP-IN, que an­te­ontem apre­sentou as grandes li­nhas da sua po­lí­tica rei­vin­di­ca­tiva para o pró­ximo ano.

 

CGTP-IN intensifica a luta

O mo­vi­mento sin­dical uni­tário vai in­ten­si­ficar a acção rei­vin­di­ca­tiva, a partir dos lo­cais de tra­balho, e a jor­nada de 29 de Se­tembro «vai criar uma forte di­nâ­mica e vai ter uma grande di­mensão», afirma Ar­ménio Carlos.

 

Combater o terrorismo patronal

Em luta pelos seus mais ele­men­tares di­reitos, os tra­ba­lha­dores do café A Bra­si­leira do Chiado con­cen­traram-se no­va­mente, dia 26, para exi­girem o fim das in­ti­mi­da­ções quo­ti­di­anas e dos pro­cessos dis­ci­pli­nares ile­gais e abu­sivos.

 

«Guia» para lutar

O «Guia de So­bre­vi­vência do(a) Pro­fessor(a) e Edu­cador(a) con­tra­tado(a)», que a Fen­prof dis­tribui a partir de hoje, é «não apenas um ins­tru­mento de in­for­mação, mas um ele­mento de mo­bi­li­zação para a acção e a luta».

 

Vigília em vésperas de greve

Cerca de trezentos representantes do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local cumpriram, na semana passada,...

Eurostat motiva «alerta»

«Os números mais recentes relativos à taxa de desemprego, divulgados hoje pelo Eurostat, revelam que Portugal entrou em...

Campanha proveitosa

Desde que foi lançada, em Março, a campanha do Sindicato da Construção de Portugal de combate à...
Europa

Intervenção ímpar

No final do pri­meiro ano de man­dato, os de­pu­tados do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu des­tacam-se por uma in­ten­sís­sima ac­ti­vi­dade ins­ti­tu­ci­onal, que re­sulta da sua per­ma­nente e pro­funda li­gação aos pro­blemas dos tra­ba­lha­dores e do País.

Um ano em revista

O último número da revista Portugal e a UE, editada pelos dois deputados do PCP no Parlamento Europeu, apresenta um...

Com confiança no povo!

«Sem razão porque provavelmente havíamos esquecido, ou alguns não o sabiam sequer, a...
Internacional

Médicos militares dos EUA envolvidos em tortura

Uma in­ves­ti­gação con­du­zida pela jor­na­lista Jus­tine Shar­rock afirma que mé­dicos mi­li­tares norte-ame­ri­canos es­ti­veram en­vol­vidos em tor­turas in­fli­gidas a sus­peitos de ter­ro­rismo.

Cinco anos sem respostas

Assinalou-se no passado dia 29 o 5.º aniversário da passagem do furacão Katrina por Nova Orleães. Com ampla...
Temas

O Valor das ideias do PSD

Re­cen­te­mente, numa das muitas mesas-re­dondas te­le­vi­sivas cir­cuns­critas apenas a jor­na­listas, um jovem di­rector de um meio de co­mu­ni­cação so­cial es­crita, aí pre­sente, de­clarou, alto e bom som, que a Cons­ti­tuição da Re­pú­blica Por­tu­guesa, apro­vada por 93,5% dos de­pu­tados cons­ti­tuintes (apenas os de­pu­tados do CDS vo­taram contra) e pro­mul­gada em Abril de 1976 só veio à luz do dia porque os par­tidos então exis­tentes foram, para o efeito, co­a­gidos pelo Con­selho da Re­vo­lução.

A Justiça e o Regime

A si­tu­ação na Jus­tiça não foge à regra no quadro da de­gra­dação e sub­versão do nosso re­gime de­mo­crá­tico. E há hoje mais fortes ra­zões de pre­o­cu­pação. O nosso Par­tido sempre tem de­nun­ciado o pro­cesso de cerco à in­de­pen­dência da Jus­tiça e dos tri­bu­nais e o con­trolo cada vez maior do poder ju­di­cial pelo poder po­lí­tico e eco­nó­mico.

Argumentos
TVisto

O dever de dizer «não»

Olha-se o ecrã do televisor, dia após dia, não já na expectativa de encontrar informações de facto...
ATver

<i>O Dia do Regicídio</i>

As reposições continuam a ser o pão-nosso-de-cada-dia nestes restos de época estival e a série portuguesa...
Pontos Cardeais

Sinais

Os famosos «sinais exteriores de riqueza» que, há cerca de 10 anos, um  Governo de António Guterres decidiu,...
Festa do Avante!

Os debates na Festa

Os de­bates são uma com­po­nente es­sen­cial da Festa do Avante!. Du­rante três dias e em vá­rios es­paços, serão dis­cu­tidos vá­rios temas da ac­tu­a­li­dade po­lí­tica, na­ci­onal e in­ter­na­ci­onal. Também neste as­pecto par­ti­cular, não há festa como esta!

 

Compra já a tua EP

Hoje, quinta-feira, é mesmo o último dia para comprar, por 19,50 euros, a Entrada Permanente (EP) para os três dias da...

Como chegar à Festa!

É cada vez mais fácil chegar à Festa do Avante!, exis­tindo uma vasta va­ri­e­dade de pos­si­bi­li­dades de chegar e sair, nos dias 3, 4 e 5 de Se­tembro, da Quinta da Ata­laia.

Pedalar para construir um mundo melhor

Mais de 300 pes­soas par­ti­ci­param, do­mingo, num pas­seio de ci­clo­tu­rismo, com o ob­jec­tivo pro­mover e di­vulgar a Festa do Avante!. Uma prova que per­correu grande parte do dis­trito de Se­túbal e que contou com a par­ti­ci­pação, entre muitos ou­tros, de Her­nâni Broco, o por­tu­guês mais bem clas­si­fi­cado na úl­tima Volta a Por­tugal em bi­ci­cleta.

A Festa abre amanhã

Quando, às 18 horas de amanhã, se abrirem os por­tões da Quinta da Ata­laia, tudo es­tará pronto para re­ceber os mi­lhares de vi­si­tantes da Festa do Avante!. E com a mesma de­di­cação com que a cons­truíram nos úl­timos meses, os mi­li­tantes e sim­pa­ti­zantes co­mu­nistas as­se­gu­rarão os ser­viços ne­ces­sá­rios ao bom fun­ci­o­na­mento da Festa.
Aconteceu

O direito à habitação

O arquiteto Álvaro Siza Vieira defendeu, em Veneza, a necessidade de criar mais habitação social em Portugal «para...

Gerês menos verde

Foram mais de oito mil os hectares de floresta que arderam em Agosto no Parque Nacional Peneda Gerês, correspondendo a 11,7 por cento da...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sexta-feira, 3  ...

A semana em resumo

Frases

«Os problemas [na Educação] continuam, pior, há novos problemas e...