O direito à habitação
O arquiteto Álvaro Siza Vieira defendeu, em Veneza, a necessidade de criar mais habitação social em Portugal «para as famílias que não conseguem ter acesso a casas».
«A habitação é um direito inscrito na Constituição Portuguesa», sustentou o consagrado arquitecto em declarações à Lusa a propósito da exposição «No Place Like – 4 houses 4 films».
Nesta mostra da representação oficial de Portugal na 12.ª Exposição Internacional de Arquitectura da Bienal de Veneza, patente ao público desde o dia 27 de Agosto, foi incluído o projecto do bairro social da Bouça, no Porto, assinado por Siza Vieira.
Para Siza Vieira continua a fazer todo o sentido criar programas de habitação social, encarando-os mesmo como «indispensáveis». «O ideal seria que todas as famílias tivessem oportunidade para ter casa, mas quando isso não acontece é fundamental existir habitação social», sustenta.
Siza Vieira é o mais conceituado e premiado arquiteto português e o único a ter conquistado o Prémio PritzkerLeão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (2002). (1992) e o